Por Auxiliadora Paiva
Lá se vão 6 meses de PANDEMIA, em consequência da proliferação do Novo Coronavírus. São 6 meses, de Angústia, de Sofrimento, de Tristeza e de Expectativas. Durante esse período, fomos e ainda estamos sendo, bombardeados todos os dias, com informações detalhadas, trazidas pela Mídia, sobre o quadro evolutivo dessa Doença, que transformou o cenário mundial, revelando uma nova Era. Hoje podemos seguramente afirmar: Nada será como antes. Um novo panorama internacional foi inaugurado, para a Nova Sociedade que surgirá após a passagem desse período fatídico.
Que essa situação Pandêmica, chegou realizando uma reviravolta para o contexto sócio-politico-econômico, ninguém tem dúvidas. Porém o que poucos sabiam, é que ela trouxe à tona, uma gama de sensações altamente complicadas e desestruturantes para algumas pessoas. Sensações como: 1. o apavoramento pelo volume crescente de mortes causadas pelo vírus. 2. o pânico ocasionado devido ao rápido contágio da doença. 3. o avanço continental do vírus de uma forma avassaladora e fatal. De repente, sem qualquer preparação, o Ser Humano, se viu acuado, ameaçado por uma Onda de Terrorismo, onde as armas bélicas não dispararam um só tiro. Fomos atingidos por um Inimigo Poderoso e Invisível, que mata sem pena e sem dó. Inimigo que não respeita Idade; Posição Social; Credo Religioso, nem Poder Econômico.
Para deter o rastro mortífero desse inimigo, foi proposto pelas autoridades competentes, a prática do ISOLAMENTO SOCIAL, acompanhado de uma sequência de medidas profiláticas, como o uso de Máscaras, de lavar criteriosamente as mãos e do uso contínuo de Álcool liquido ou em gel. Esse ISOLAMENTO SOCIAL, veio alterar toda uma prática costumeira, natural do Homem, que é a sua capacidade de interação com outras pessoas. Essa interação, que sempre acontecia no plano Familiar, no Profissional, nas Artes e nos Entretenimentos.
Vejamos abaixo algumas dicas, para serem observadas durante esse período:
1.Mantenha-se distante das notícias alarmistas e apavorantes. Às vezes, essas notícias não são verdadeiras, são Fake News. Se precisar de alguma informação, busque um canal confiável e sério em suas manchetes. Algumas pessoas, não possuem estrutura psicológica, para estarem sendo bombardeadas por esse tipo de abordagem, que são divulgadas.
2.Use a tecnologia a seu favor. Hoje a rede tecnológica tornou-se uma grande aliada das pessoas. Pois em tempos de Isolamento Social, o veículo de comunicação tem sido virtual. Comunique-se com seus familiares distantes, estreite os laços de amizade. Faça os diversos cursos online oferecidos, que em sua grande maioria, são 100% gratuitos. Assista palestras que venham proporcionar, um crescimento pessoal através do AUTOCONHECIMENTO.
3. Cultive o hábito salutar de se expor ao sol. Diariamente reserve, pelo menos, 30 minutos de exposição solar. Essa prática favorece a absorção da Vitamina D, tão fundamental para o fortalecimento da nossa estrutura Imunológica. Fique na sua janela, na sua varanda ou no seu quintal, em adoração ao Rei Sol.
4. Procure fazer uma alimentação mais balanceada. Um bom cardápio irá proporcionar uma maior absorção de nutrientes, necessários para o fortalecimento da nossa estrutura física e mental. Os alimentos mais nutritivos, reforçam as nossas barreiras de proteção e de imunidade.
5. Movimente-se, pois o seu corpo é uma máquina divina. Procure levantar-se, caminhe dentro de casa. Faça exercícios simples e eficazes, respeitando é claro, o seu condicionamento físico. Corpo sem movimentação é uma porta aberta para o enrijecimento e atrofia muscular.
6. Melhore o seu relacionamento com seus familiares. Devido ao Isolamento Social, muitos tiveram que desenvolver a sua atividade laboral, em sistema de Home Office. Portanto, aproveite essa oportunidade para Repaginar as suas relações. Esteja mais perto do outro, que antes da Pandemia, só era visto ao final do dia. Troque figurinhas, relembre os bons momentos vivenciados, pinte de alegria a sua vida pessoal e afetiva.
7. Ouça músicas contagiantes de alegrias e de boas recordações. A Musicoterapia é uma grande ferramenta terapêutica, que nos auxilia nos momentos de relaxamento. Uma boa música, é capaz de nos transportar, para as esferas de paz, harmonia e tranquilidade.
Pois é, trouxemos 7 preciosas dicas para você. Até parece piada, mas não é. Pratique cada uma delas e surpreenda-se com os seus resultados. Parece até um passe de mágica. Mas ao executar cada uma delas, dentro das suas possibilidades e disponibilidade, vocês estarão Mudando de Sintonia. Vocês estarão Virando a Chave da sua Nova Vida. Isso porque, como disse lá na frente, Nada será como antes. Um novo panorama, um novo normal está surgindo. E ele chega com um grande propósito: Levar a Humanidade, a repensar no seu papel, de ser um instrumento de transformação e de compreensão. E que todos nós estamos buscando a Iluminação e o Equilíbrio da vida neste Planeta, que é Terra, mas que vive imantado nas Águas. Pense nisso carinhosamente.
Namastê
Esse texto apresentado, é autoral.
Referência : Imagem: www.pnsg.com.br




Maravilhosa perspectiva do momento. Parabéns!