domingo, abril 28, 2024
Home Destaques George Israel de A-Z

George Israel de A-Z

Por Juninho Ouro Preto

Quando ouvimos Kid abelha, uma das referencias do rock e do pop rock nacional de cara nos deparamos com voz sensacional da grande Paulla Toller. Muitas vezes não nos atentamos para o conjunto que compõe essa super banda, quem são seus integrantes e o que eles fazem assumindo projetos paralelos á banda.
Nesse intuito é que a nossa coluna de música deste domingo do Portal Som de Papo apresenta para vocês um dos maiores compositores e músicos do Brasil. Com obras aclamadas por todo o país vocês precisam de fato saber quem assina tais obras e tem parcerias fundamentais na criação de canções que marcaram gerações e ainda faz a cabeça da galera de toda e qualquer idade. George Israel.
Carioca, compositor, nascido em 1960, é saxofonita e violonista do Kid Abelha desde a sua formação em 1981 e mantém carreira solo paralelamente desde 2004.
Como autor tem com a parceira Paula Toller 80 canções gravadas, entre elas sucessos como “amanhã é 23″, Grand’ Hotel”, “Nada sei”, “Te amo prá sempre” e “Eu tive um sonho”. Com cazuza são 18 canções entre elas “Brasil”.

Junto com Paula Toller e Bruno Fortunato gravou 15 discos com o Kid Abelha, sendo o “Acústico Mtv”, um dos que co-produziu, o mais representativo, com 1.300.000 de cds vendidos. No total são por volta de 5 milhões de discos/dvds vendidos nesses 28 anos. Em 1989 ganhou 2 prêmios Sharp como compositor, um deles pela música do ano “Brasil”, gravada por Gal Costa sendo uma parceria de George, Nilo Romero e Cazuza com quem fez entre outras “Solidão que nada”, “Burguesia” e “Blues do ano 2000”.

Desde 2007 dedica-se também à carreira individual. Tem 3 discos solo: “13 parcerias com Cazuza”, o mais recente, foi produzido por Dadi e lançado em junho de 2010 pela MPB.
Junta sua obra com o poeta cazuza. Participações de Elza Soares, Ney Matogrosso, Marcelo D2, Sandra de Sá, Frejat, Tico Santa cruz, Paulo Ricardo, Evandro Mesquita, Family Man (Wailers).
“4 letras” lançado em 2004 (produzido por Ramiro Musoto). “Distorções do meu Jardim” lançado em 2007 pela som livre e produzido por Nilo Romero. Neles canta e apresenta suas músicas inéditas, aparecendo também como letrista em canções como “Por trás desses olhos verdes” e “Curados ao sol de copacabana”. Parcerias com Leoni, Arnaldo Antunes, Alvin l, Marcelo Camelo, Dulce Quental foram gravadas. Alguns dos que participaram dos cds; Os Paralamas, Sergio dias (Mutantes), Lulu Santos, Jorge Mautner, Bruno Fortunato.

Atualmente em turnê solo com mais de 200 apresentações fez entre outros shows o réveillon da praia no rio em 2009, o canecão, temporadas no rio de janeiro e são paulo. Vários festivais de inverno como o Leblon Jazz Festival, Itabira, Guapimirim, cidades de Minas Geraes e do estado Rio de Janeiro. Lançou seu cd tb em Belo Horizonte, Fortaleza, Uberlandia, Natal, Vitória, Teresina, Itaipava. Na banda que o acompanha estão Guto Goffi (Barão Vermelho) na bateria, Odeid no baixo, Gê Fonseca nos teclados e Rene Rossano na guitarra. Seus filhos Leonardo Israel e Frederico Israel marcam presença em participações especiais.
Os Roncadores, trio de sax que mantem junto com Rodrigo Sha e Gustavo Contreras se apresentará no rock in rio em setembro no rock Street. Criado em 2006 tem intensificado suas apresentações performaticas em 2011 junto com percussionistas e djs convidados. Participaram 2 vezes do festival Back to Black, do Rio Cena Contemporânea, Festival Leblon Jazz entre outros.
Incursões na música eletronica, tem sido feitas com Sollar; projeto muito bem sucedido com o dj Memê. Juntos participaram nesse último ano de grandes festivais como MOB , uma das maiores festas do mundo em alto mar, do Festival Helvetia e tocaram nos grandes clubs por todo Brasil. Também é residente da Boite Boox em Ipanema onde já se apresentou solando seu sax com djs por mais de 100 vezes.
Como produtor, gravou triangulo das bermudas um tributo aos mutantes em 1997. Gilberto Gil, Tom Zé, Barão Vermelho, Planet Hemp, Ney Matogrosso estão entre os artistas que participaram do cd.
Tem com os britos, banda formada em 1994, um cd/dvd gravado em Liverpool, Londres e Rio de Janeiro no ano de 2006. Junto com Guto Goffi, Rodrigo Santos e Nani Dias tocam musicas dos Beatles no espirito Cavern Club; e tem composições próprias.

diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/ex-kid-abelha-george-israel-realiza-show-em-fortaleza-na-praia-do-futuro-1.2142049

ALGUMAS COMPOSIÇÕES DE GEORGE ISRAEL GRAVADAS POR OUTROS ARTISTAS:
GAL COSTA, CASSIA ELLER – BRASIL
CAZUZA – BRASIL, SOLIDÃO QUE NADA, COMPLETAMENTE BLUE, ANDROIDE SEM PAR, BURGUESIA, NABUCODONOSOR, EU AGRADEÇO, MINA
BARÃO VERMELHO- AMOR, AMOR; ROCK DO CACHORRO MORTO
HERBERT VIANNA – A PALAVRA CERTA
LEONI – NADA COMO EU E VOCÊ, NOITE PERFEITA, SE NÃO AGORA QUANDO, O AMOR ME ESPERA LÁ DENTRO, LAGRIMAS E CHUVA
FREJAT – MAIS QUE PERFEITO, MÃO DE OBRA ILEGAL
TONI GARRIDO – TREVO DE QUATRO FOLHAS
SANDY E JUNIOR – ALGUEM COMO VOCE
DAUDE – O PENSADOR, BOCA
MOSKA – BLUES DO ANO 2000
DULCE QUENTAL – INOCENCIA DO PRAZER
NEY MATOGROSSO – 4 LETRAS
BLITZ – COMO UMA LUVA

Fonte: georgeisrael.com.br/perfil/

Pouca informação heim? Que nada! Em todo o nosso país há músicos sensacionais e que realizam trabalhos paralelos muito bacanas. Dica para você leitor das nossas colunas em especial a de música é sempre dar aquela conferida na ficha técnica do cd, Dvd, biografias, outros, buscar conhecer cada integrante dos grupos de sua preferência e certamente você vai encontrar muito mais. Agora que você já conhece a história desse grande artista brasileiro, por favor, siga-o nas redes sociais, curta, compartilhe e não esqueça que é com o nosso apoio que a arte sempre há de vencer. Vida longa a música do Brasil.

Carlos Alberto dos Santos Júnior (Juninho Ouro Preto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...