terça-feira, abril 30, 2024
Home Arte e Literatura O que houve com o Loading?

O que houve com o Loading?

Por Marcus Vinicius Peralva Santos

 

Em dezembro de 2020, em plena pandemia do Covid-19, a televisão brasileira viu o nascimento de uma nova emissora de televisão, a qual utilizou as mesmas instalações da finada MTV Brasil, aquela da década de noventa e inicio dos anos dois mil, e vinha com o propósito de se tornar uma espécie de nova MTV, sendo o seu foco o público jovem. Seu nome era Loading e inclusive noticiamos seu surgimento na nossa primeira coluna deste ano.

Esta matéria pode ser acessada em:

https://somdepapo.com.br/portal/voce-conhece-o-loading/

Mas… porque estamos falando da Loading novamente? Pois bem, esta semana todos que acompanham a emissora, mais principalmente seus funcionários foram pegos de surpresa com a demissão em massa realizada pelos donos do canal.

Os poucos mais de 60 funcionários da emissora foram demitidos com a alegação que o principal patrocinador da emissora tinha desistido dos investimentos feitos na emissora, e com isso, o canal estaria encerrando todos os seus programas ao vivo, partindo a partir de então a exibir apenas reprises e os animes que são a principal marca do canal.

Para quem é fã fiel da Loading, percebeu logo de cara que algo estava errado esta semana, quando os tradicionais programas ao vivo da noite não foram exibidos no modo ao vivo, como sempre ocorre, e quando outros simplesmente deixaram de ser exibidos, sem que nenhuma notificação tivesse sido dada ao grande público. Mas a pergunta que não quer calar é… como a Loading foi do estrelato ao fundo do poço em míseros seis meses após a sua estreia?

A proposta inicial da emissora de transmitir conteúdo sobre culturas geek e pop, além de exibir filmes e competições de games deu super certo. Estas eram algumas das carências que a Tv brasileira apresentava, principalmente com a quase extinção da exibição de desenhos nos canais abertos do país. A emissora exibia animes clássicos como Sakura Card Captor e mais recentes como Black Clover, The Ancieent Magus’ Bride, dentre outros, os quais tinham um bom aceite na audiência.

Um dos pontos chaves da emissora era a exibição dos doramas, uma espécie de novelas coreanas com um quantitativo de capítulos bem menor, quando comparado ao padrão brasileiro. Algo em torno de 20 a 30 capítulos no máximo. Quem acompanhava as tardes da emissora, com certeza se deliciou com “A lenda, um luxo de sonhar”, dorama que certamente foi o mais sintonizado da emissora, a ponto da Loading ter exibido ela desde a sua estreia e continuar exibindo a mesma até hoje.

Os doramas tinham uma audiência tão surpreendente, que deixava a Loading no TOP 5 das emissoras abertas mais sintonizadas no horário da tarde, algo impressionante a uma emissora recém lançada, mas há quem diga que o grande tiro do pé da emissora foi os gastos com a compra e dublagem de animes, os quais são comprados em dólares.

Neste quesito realmente a emissora investia pesado. Não deixava seus animes serem reprisados, com exceção da excelente Sakura Card Captor, sendo que dois ou mais animes novos estreavam mensalmente na emissora. Outro quesito que deixou seu publico surpreso, foi o fato de o canal ter expandido seu sinal de transmissão recentemente, mais precisamente em março deste ano, e ter mudado a sua programação de modo que os doramas, que tinham as melhores audiências, passarem a ser exibidos as 1h30 da manhã, algo surreal!

A emissora estreou o inédito “Descendentes do Sol” e antes do seu término parou sua transmissão as tardes. Teria ele tido audiência inferior ao aclamado “A lenda, um luxo de sonhar”? Isso não sabemos, mas numa rápida busca pela internet se encontra facilmente que a emissora mês a mês vinha conquistando uma nova leva de fãs, principalmente aqueles que gostavam do chamado e-esport (competições de jogos eletrônicos).

Se você nunca viu a Loading, ela ainda encontra-se com seu sinal aberto, exibindo seus animes de forma aleatória, sem ter uma programação definida. Até quando? Não se sabe, mas vai deixar saudades!

@oprofessormarcusperalva

http://lattes.cnpq.br/5165722816686155

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Mariska Hargitay: há 25 anos numa mesma série

Por Nelsinho Toledo    O destaque de hoje é a atriz Mariska Hargitay , há 25 anos estrelando a prestigiada série de TV LEI &...

A importância dos Três Poderes na Constituição Democrática do Brasil

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) O Brasil é uma democracia representativa, onde os Três Poderes do Estado desempenham papéis fundamentais na governança e no funcionamento...

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...