terça-feira, abril 30, 2024
Home Arte e Literatura O genial Kenneth Branagh: seu oscar e morte no Nilo

O genial Kenneth Branagh: seu oscar e morte no Nilo

Por Nelsinho Toledo

Tenho muita admiração por Kenneth Branagh . Como ator (no cinema e na TV) , diretor , produtor e roteirista, ele já realizou várias obras memoráveis . A confusão que se tornou a Festa do Oscar 2022 , graças ao caso Will Smith/Chris Rock, deixou em segundo plano várias coisas legais que aconteceram na cerimônia. Entre elas, o fato de Sir Kenneth Branagh, nascido em 1960, ter finalmente ganhado um Oscar. Ele ganhou a estatueta de melhor roteiro original pelo filme BELFAST , que foi dirigido por ele. Entre 1990 e 2012 , Branagh acumulou cinco indicações para o Oscar, sem nunca ter ganhado.
Agora em 2022, outro filme dirigido por ele também chegou (com atraso) aos cinemas . É o filme MORTE NO NILO, que estreou mundialmente nos cinemas em fevereiro deste ano . As filmagens já haviam sido concluídas em 2019 e o filme deveria chegar aos cinemas em 2020. Mas, então, veio a pandemia da COVID 19, e a estreia foi adiada para 2021. Entretanto , em 2021, mais uma vez a estreia foi adiada , dessa vez por causa de um escândalo envolvendo um dos astros principais do filme , o Armie Hammer (não vou falar sobre isso aqui , basta pesquisar na internet porque esse escândalo foi muito comentado). Finalmente, agora em fevereiro, o filme estreou. Baseado no famoso romance policial escrito por Agatha Christie (confesso que é a minha história favorita dela), a versão dirigida e estrelada por Kenneth Branagh (que interpreta o famoso detetive Hercule Poirot), é a terceira versão em filme dessa história . Já houve uma versão para o cinema em 1978, com Peter Ustinov interpretando Poirot, e uma versão para a TV em 2004, com David Suchet como Poirot.
A versão de 1978 marcou época, pois conseguiu reunir um elenco inigualável , que contou com as presenças, por exemplo , de Bette Davis, David Niven, Maggie Smith, Angela Lansbury e George Kennedy .


A versão dirigida e estrelada por Branagh manteve a trama principal da história criada por Agatha Christie, mas várias mudanças foram feitas para que o filme se diferenciasse da versão de 1978 . Há , inclusive um prólogo , mostrando um Poitot jovem lutando na Primeira Guerra Mundial e salvando seu pelotão da morte, graças à sua inteligência privilegiada. O filme também dá uma explicação para o famoso bigode adotado por Poirot (essa explicação não foi criada por Agatha Christie) .
MORTE NO NILO vem recebendo várias críticas negativas, mas, tenham certeza, elas são injustas . Os fãs de carteirinha de Agatha Christie com certeza, estão se deliciando com o filme , que já está disponível no Star Plus desde abril.
Em tempo, vale a pena lembrar que Kenneth Branagh já interpretou Poirot no filme ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE, de 2017 , que também foi dirigido por ele.
Meus amigos , me sigam no instagram @nelsinhotoledo e conheçam meu canal no YouTube www.youtube/nelsontoledofilho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...