• Quem Somos
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Contato
quarta-feira, 28 outubro, 2026
  • Conecte-se
Som de Papo
  • Home
  • Notícias
  • O Programa
  • Quem Somos
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • O Programa
  • Quem Somos
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Som de Papo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

Homenagem à Chiquinha Gonzaga

admin por admin
22 maio , 2022
em Destaques, Personalidades, Últimas Notícias
0
Homenagem à  Chiquinha Gonzaga

Por Viviane Vidmar

Chiquinha Gonzaga foi uma compositora, pianista e regente brasileira, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, combinando o popular com o erudito. Autora da primeira marchinha de carnaval “Ó Abre Alas”.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, também conhecida como Chiquinha Gonzaga, nasceu no Estado do Rio de Janeiro em 17 de outubro de 1847. Ela era filha do Sr. José Basileu Alves Gonzaga, primeiro-tenente, de família ilustre do Império, e  da Sra. Rosa Maria Neves Lima, mestiça, filha de uma escrava, uma relação rejeitada pela família de Basileu.
Chiquinha recebeu a mesma educação dada às crianças burguesas da época. Estudou português, cálculo, francês e religião, com o Cônego Trindade, amigo da família. Desde criança mostrou interesse pela música. Foi aluna do Maestro Lobo. Com 11 anos estreou como compositora com uma cantiga de Natal, intitulada “Canção dos Pastores”.
Em relação aos seus casamentos, em 1863, com 16 anos de idade, Chiquinha Gonzaga se casou com Jacinto Ribeiro do Amaral, oficial da Marinha Mercante, oito anos mais velho que ela. Ganhou de seu pai, um piano de presente de casamento.
Chiquinha, com um gênio forte e decidido, continuou sua dedicação ao piano, compondo valsas e polcas, para desagrado do marido. Em 1864 nasceu seu filho João Gualberto e no ano seguinte nasceu Maria do Patrocínio.
Em 1865, Jacinto torna-se sócio do Barão de Mauá para exploração do navio São Paulo, fretado pelo Governo, para o transporte de escravos, armas e soldados para a Guerra do Paraguai.
Chiquinha foi obrigada a acompanhar o marido em algumas viagens, mesmo insatisfeita com a situação de viajar reclusa em seu camarote, pois as ordens do marido era que ela não se envolvesse com música.
Chiquinha resolveu então voltar com o filho para a casa de seus pais, onde havia ficado sua filha Maria. Não tendo apoio da família e descobrindo que estava grávida voltou a viver com seu marido. Em 1867 nasceu seu terceiro filho Hilário, mas o casamento durou pouco tempo.
Após a separação, a música voltou a fazer parte da vida de Chiquinha. Depois de pouco tempo, passou a viver com o Engenheiro João Batista de Carvalho Júnior. Levando seu filho João Gualberto, o casal foi morar em uma fazenda em Minas Gerais.
Em 24 de agosto de 1876 nasceu Alice, filha do casal. Pouco depois descobre a traição do marido e retorna para o Rio de Janeiro, com seu filho João Gualberto, deixando Alice com o pai, que a entregou a sua irmã, Henriqueta.
Musicais
Depois de separada, Chiquinha voltou a viver da música. Dava aulas de piano e obteve grande sucesso, compondo polcas, valsas, tangos e cançonetas. Ao mesmo tempo, juntou-se a um grupo de músicos de choro. Foi a necessidade de adaptar o som de seu piano ao gosto popular que lhe valeu a glória de se tornar a primeira compositora popular do país.
O sucesso de Chiquinha Gonzaga veio em 1877, com a composição “Atraente”, um animado choro. A partir da repercussão de sua primeira composição impressa, Chiquinha resolveu se lançar no teatro de variedades, mesmo enfrentando o preconceito. Mas, finalmente ela iniciou sua carreira de regente com a publicação da revista, “A Corte na Roça” em 1885.
Sua música faz grande sucesso e Chiquinha recebeu vários convites de trabalho. Em 1897, todo o Brasil dançou sua estilização da dança rural corta-jaca, sob a forma de tango “Gaúcho”. Sua carreira ganhou prestígio com a marcha-rancho “Ó Abre Alas”, composta em 1899, a pedido dos componentes do cordão carnavalesco Rosa de Ouro:
Ô abre alas!
Que eu quero passar (bis)
Eu sou da lira
Não posso negar (bis)
Ô abre alas!
Que eu quero passar (bis)
Rosa de Ouro
É que vai ganhar (bis).
Nesse mesmo ano, Chiquinha conheceu o músico português, João Batista Fernandes Lages, que vivia no Rio de Janeiro. Chiquinha com 52 anos e ele com apenas 16, começaram um relacionamento. Para não enfrentar o moralismo da época, Chiquinha registrou João Batista como seu filho.
A peça de teatro “Forrobodó”, musicada por Chiquinha Gonzaga, que estreou em 1912, bateu um recorde de permanência em cartaz atingindo 1500 apresentações. As músicas foram cantadas por toda cidade. “Forrobodó” tornou-se o maior sucesso teatral de Chiquinha e um dos maiores do Teatro de Revista do Brasil.
Em 1934, aos 87 anos, Chiquinha Gonzaga escreveu seu último trabalho, a partitura da opereta “Maria”. Como maestrina, atuou em 77 peças teatrais, tornando-se responsável por cerca de 2.000 composições. Foi cercada dessa glória que Chiquinha Gonzaga viveu em companhia de João Batista.
Chiquinha Gonzaga batalhou para receber os direitos autorais, depois de encontrar em Berlim várias partituras suas, reproduzidas sem autorização. Foi a fundadora, sócia e patrona da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, ocupando a cadeira n.º 1.
Chiquinha Gonzaga faleceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de fevereiro de 1935.

Fonte:ebiografia.com

admin

admin

POSTS RELACIONADOS

Rio Doce: a pesca voltou, mas o perigo acabou?
Destaques

Rio Doce: a pesca voltou, mas o perigo acabou?

28 outubro , 2026
BPC e o direito de envelhecer com dignidade
Destaques

BPC e o direito de envelhecer com dignidade

28 outubro , 2026
Doces ou Travessuras? O Halloween pode esconder perigos para o seu pet
Destaques

Doces ou Travessuras? O Halloween pode esconder perigos para o seu pet

28 outubro , 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

CATEGORIAS

  • A voz da defesa
  • Advocacia Exponencial
  • Além da mente
  • Alimentação Saudável
  • Ansiedade
  • Arquitetura
  • Arte e Literatura
  • Arteterapia
  • Asé
  • Atenção Psicossocial
  • Autoconhecimento
  • Autonomia Afetiva
  • Bastidores
  • Bem Estar & Comportamento
  • Cidadania
  • Cinema
  • Coaching
  • Comportamento Humano
  • Consultoria de Negócios
  • Contabilidade
  • Controladoria
  • Criança e Adolescente
  • Cultura
  • Dança & Teatro
  • Decoração
  • Decoração e Paisagismo
  • Desenvolvimento Humano
  • Destaques
  • DIREITO & ONCOLOGIA
  • Direito Administrativo
  • Direito Ambiental e Agrário
  • Direito da Mulher
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho
  • Direito e Oncologia
  • Direito Eleitoral
  • Direito Médico
  • Direito Previdenciário
  • Direitos e Deveres
  • Direitos Sociais
  • Economia
  • Educação
  • EDUCAÇÃO & DESENVOLVIMENTO
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Encontro com Selfie
  • Entrevistas
  • Equilíbrio Emocional
  • Esporte & Bem Estar
  • Esportes
  • Estética
  • Estratégia Patrimonial
  • Eventos
  • Família & Sucessões
  • Familia e Sucessões
  • Finanças
  • Fisioterapia
  • Fitness
  • Fonoaudiologia
  • Fotos
  • Gastronomia
  • Genética e Metabolismo
  • Geral
  • Gestão de Carreira
  • Gestão de Risco
  • Gestão de Tempo
  • Gestão de Vendas
  • Gestão do Tempo
  • Gestão Emocional & Mentoria
  • Gestão Financeira
  • Hipnoterapia
  • História
  • Inclusão Social
  • Inglês
  • LGBTQIA+
  • Liderança
  • Literatura
  • Marcas & Patentes
  • Marketing
  • Medicina Veterinária
  • Mediunidade
  • Megastral
  • Meio Ambiente
  • Mentoria
  • Mercado de trabalho
  • Mercado de Trabalho
  • Moda
  • Moda de Rua
  • Moda e Estilo
  • Moda e Estilo
  • Mulher
  • Música
  • Naturismo
  • Negócios
  • Neurociência
  • Neuropsicopedagogia
  • Notícias
  • Nutrição
  • O Poder da Mente
  • O Programa
  • Organização Digital
  • Paisagismo
  • Papo com o Inconsciente
  • Perícia Forense
  • Perícia Medica
  • Perícia Médica
  • Personalidades
  • Pesca
  • Pet
  • Pet
  • Planejamento Patrimonial
  • Plus Size
  • Poemas & Reflexões
  • Positividade
  • Previdência e Seguridade Social
  • Previdência Social
  • Psicologia
  • Psicologia do Coração
  • Psicologia Infanto Juvenil
  • Psicologia Perinatal
  • Qualidade de vida
  • Radar Global
  • Reconexão Psicanalítica
  • Reconstrução Feminina
  • Redes Sociais
  • Relacionamento Interpessoal
  • Relações Feridas
  • Relações Trabalhistas
  • Religiosidade
  • Reprocessamento de Emoções
  • Reprogramação Emocional
  • Reprogramação Mental
  • Responsabilidade Social
  • Saúde
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Mental
  • Serviço Social
  • Sexologia
  • Sextou Músical
  • Sociologia
  • Sustentabilidade
  • TBT
  • Teatro
  • Tecnologia
  • Terapia Holística
  • Terapias
  • Trabalho em Foco
  • Transformação Vital
  • Tributação
  • Tricologia
  • Turismo
  • Últimas Notícias
  • Vagas de Emprego
  • Variedades
  • Versos e Prosas
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2024 Som de Papo - Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Quem Somos
  • Advocacia Exponencial
  • Além da mente
  • Ansiedade
  • Arquitetura
  • Arteterapia
  • Arte e Literatura
  • Asé
  • Atenção Psicossocial
  • Autonomia Afetiva
  • A voz da defesa
  • Bastidores
  • Cidadania
  • Coaching
  • Contabilidade
  • Controladoria
  • Cultura
  • Dança & Teatro
  • Decoração e Paisagismo
  • Destaques
  • Direito Administrativo
  • Direito Ambiental e Agrário
  • Direito da Mulher
  • Direito do Consumidor
  • Direito e Oncologia
  • Direito Eleitoral
  • Direito Médico
  • Direito Previdenciário
  • Direitos Sociais
  • Direito do Trabalho
  • Economia
  • Educação
  • EDUCAÇÃO & DESENVOLVIMENTO
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Entrevistas
  • Equilíbrio Emocional
  • Esportes
  • Estética
  • Estilo de Vida
  • Estratégia Patrimonial
  • Eventos
  • Fitness
  • Fotos
  • Gastronomia
  • Genética e Metabolismo
  • Geral
  • Gestão de Carreira
  • Gestão de Risco
  • Gestão de Tempo
  • Gestão de Vendas
  • Gestão Financeira
  • Hipnoterapia
  • História
  • Inclusão Social
  • Inglês
  • LGBTQIA+
  • Literatura
  • Marcas & Patentes
  • Marketing
  • Medicina Veterinária
  • Mediunidade
  • Meio Ambiente
  • Mercado de trabalho
  • Moda e Estilo
  • Mulher
  • Música
  • Naturismo
  • Negócios
  • Neurociência
  • Notícias
  • Nutrição
  • O Programa
  • Organização Digital
  • Paisagismo
  • Perícia Forense
  • Perícia Medica
  • Personalidades
  • Pesca
  • Pet
  • Planejamento Patrimonial
  • Plus Size
  • Poemas & Reflexões
  • Positividade
  • Previdência e Seguridade Social
  • Previdência Social
  • Psicologia Infanto Juvenil
  • Psicologia Perinatal
  • Reconexão Psicanalítica
  • Redes Sociais
  • Relacionamento Interpessoal
  • Reprogramação Emocional
  • Saúde
  • Serviço Social
  • Sexologia
  • Sextou Músical
  • Sustentabilidade
  • TBT
  • Teatro
  • Tecnologia
  • Terapias
  • Terapia Holística
  • Trabalho em Foco
  • Transformação Vital
  • Tributação
  • Tricologia
  • Turismo
  • Últimas Notícias
  • Vagas de Emprego
  • Variedades
  • Versos e Prosas
  • Viagem
  • Vídeos

© 2024 Som de Papo - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Adicionar nova lista de reprodução

Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.