domingo, abril 28, 2024
Home Destaques Pneumologista explica quais as doenças mais comuns do inverno

Pneumologista explica quais as doenças mais comuns do inverno

Por Redação

 

Em meio ao inverno, que teve início em 21 de junho, acende-se o alerta para as doenças da estação, a exemplo da rinite alérgica, asma, sinusite, exacerbações de bronquite crônica, DPOC (doença obstrutiva pulmonar crônica), enfisema pulmonar e pneumonias. Por isso, reforça-se a importância do cuidado para evitar esses males durante o período mais frio.

De acordo com o pneumologista e Diretor de Assuntos de Saúde Pública da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Dr. Guilhardo Fontes Ribeiro, as doenças respiratórias são tão frequentes durante o inverno, porque nesse período é comum a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica, fatores preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias crônicas.

“Além disso, nos dias frios as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que favorece o desencadeamento de doenças respiratórias e também a transmissão de gripe e resfriados, além de outras bactérias e viroses”, explica o especialista.

Diante deste quadro, o Dr. Guilhardo aponta que em caso de sintomas como coriza, espirro e tosse, o paciente não deve se automedicar, mas sim, buscar um especialista adequado para o tratamento.

“É sempre importante buscar o especialista correto, porque o tratamento inadequado pode até agravar o quadro. Por isso, é fundamental que o paciente procure um médico e passe por uma avaliação individualizada”, recomenda.

Já como forma de evitar as doenças respiratórias no inverno, o pneumologista indica que existem diversas medidas que podem ser adotadas pelos pacientes, como forma de prevenção ou para não agravar um quadro pré-existente.

“Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir as doenças respiratórias, como evitar ambientes fechados e sem ventilação, lavar bem as mãos, proteger a boca ao tossir, beber bastante água e evitar o acúmulo de poeira. As blusas, mantas e cobertores guardados por muito tempo devem ser lavados e colocados para secar ao sol. Também é recomendada a lavagem nasal com solução fisiológica para aliviar a irritação”, diz.

Segundo o Dr. Guilhardo, o tempo nublado no inverno dificulta também a dispersão do ar poluído, que fica em baixa altitude, o que aumenta a sensibilidade das vias aéreas desencadeando crises de asma e agudização da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O diretor da ABM também aponta que durante o inverno a vacinação continua sendo a melhor prevenção contra a gripe.

“Lavar as mãos com frequência, principalmente, quando cumprimentar alguém gripado, ou pegar em objetos de uso público; higienizar as mãos com álcool em gel; manter a casa aberta e arejada, para reduzir os agentes infecciosos; ter cuidado com as roupas no armário para não deixar mofar e desenvolver episódios de alergia; manter uma boa alimentação e hidratação são medidas necessárias”, explica o médico.

Ele também reforça a importância da vacina contra a gripe, para aquelas pessoas que possuem doenças respiratórias crônicas.

“A gripe pode complicar o quadro de pacientes portadores de doenças respiratórias crônicas e pode além disso complicar-se com outras infecções, por isso, é recomendada a vacinação”, ressalta.

Fonte:Assessoria de Comunicação- Associação Bahiana de Medicina  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...