Por Dôra Paiva
O Não, é uma palavra tão pequena gramaticalmente, mas ela possui uma força muito poderosa, principalmente quando não é trabalhada no nível de amorosidade, de compreensão, de humildade e de encorajamento. Fácil de pronunciar, ela traz consigo uma carga energética tão impactante, que a depender do seu diapasão emitido, ela pode provocar uma série de sentimentos e emoções, com alto teor de negatividade. Seja ela pronunciada em qualquer idioma, a sua estrutura energética será sempre a mesma, em qualquer ocasião. Seja NO; NON ou NÃO, a sua essência sempre será universal. Ou seja, o seu significado é o mesmo em qualquer idioma ou dialeto.
Em 2014, o escritor português Joaquim Quintino Aires, publicou o livro “A arte de dizer NÃO”, através da editora Lua de Papel. O conteúdo do livro, tem servido de apoio e sustentação para aquelas pessoas, que ainda não conseguem transitar neste universo. O impacto do NÃO, é tão inusitado, que ele pode transmitir serenidade e aquietação. Mas também, ele poderá produzir uma verdadeira tsunami, na vida de alguém.

Aprender a dizer NÃO, não é sinal de amadurecimento emocional. É uma oportunidade que podemos ter, para sermos sinceros e respeitosos conosco. Por isso, é necessário que sejamos criteriosos, no exato momento de dizer um NÃO. Temos por primeiro que analisar criteriosamente, a viabilidade da concessão do pedido feito. O segundo passo, será o estabelecimento de prioridades, no pedido em questão. Será necessário que saibamos argumentar e ponderar a solicitação, esclarecendo a causa do NÃO.
Saber dizer NÃO, não é uma forma de imposição de limites. É o momento de valorização e avaliação das necessidades, do pedido realizado. Isso procede, por que culturalmente ficou internalizado pelos homens, que dizer NÃO, é uma grosseria, uma desfeita para com aquele que pede.
AS DIFICULDADES PARA SE DIZER NÃO!
Existem situações em que dizer NÃO, torna-se uma grande dificuldade para algumas pessoas. Como exemplo citamos: a) quando o pedido é feito por alguém muito próximo, por exemplo um familiar, um amigo íntimo ou um chefe de setor. b) quando o pedido vem de alguém, que nos traz benefícios, de alguma forma. Nesse caso, a dificuldade de dizer NÃO, reside no medo de não perder o dito benefício. c) quando um filho pede alguma coisa. Essa talvez seja a atitude mais comum no seio familiar. Hoje, em razão da correria dos tempos atuais, a presença dos pais junto aos filhos, está cada vez mais comprometida. Para evitar um processo de desconforto e de aborrecimento, os pais concedem, facultam a seus pimpolhos o favorecimento dos seus pedidos
EXISTEM ESTRATÉGIAS PARA SE DIZER NÃO?
É evidente que sim, mas para isso será necessário, que atentemos para alguns fatores: 1) fazer uma verificação sobre quais são as prioridades. 2) ser educado e honesto nas colocações. 3) ter um diálogo inteligente, livre de preconceito ou censuras. 4) manutenção do equilíbrio e dos critérios favoráveis. Dizer NÃO, pode parecer aos olhos alheios, com sendo um ato desagradável, desumano ou antipático. Por isso é importante saber argumentar coerentemente, explicando os reais motivos para ser dada uma negativa.
As vezes o medo da rejeição, faz com que tentemos agradar ao outro, concedendo a ele as suas solicitações, os seus pedidos. Se não sabemos dizer NÃO, por que queremos ficar bem na fita com alguém, estaremos nos anulando, nos amedrontando. Pois nessas situações, não estamos sabendo nos impor, nem nos valorizarmos como pessoa. Resumindo, trocando em miúdos: esse é o reflexo da insegurança. Esse medo de quê o NÃO, possa causar um conflito com o outro, vai favorecer muito, para que possamos fazer as concessões aos pedidos realizados e que podem trazer prejuízos.
Pois é amigos, vamos começar a aprender como transitar na Arte do dizer NÃO. De forma pacífica e muito bem embasado nos nossos propósitos, de ajudar e de engajamento na realidade da vida que estamos vivenciando. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências
Texto: www.diariodaplanicie.com
Imagem: www.pinterest.com.br



