Por Dôra Paiva
Nos últimos anos, tornou- se muito frequente entre as pessoas, comentarem sobre um assunto que vem se tornando muito evidente, nos grandes centros urbanos. Estamos falando de uma qualidade de relação que vem se instalando de forma muito sorrateira e acintosa nas sociedades como um todo. Estamos a falar dos chamados Relacionamentos Tóxicos. A Psicologia, vem ao longo dos anos, abordando e esclarecendo às pessoas, os pontos nevrálgicos que podem transformar uma relação saudável, em uma relação tóxica.
Como esse tipo de Relacionamento se instala? Ele é restrito apenas às relações afetivas? Quais são as formas de preveni-lo e evitá -lo? Tentaremos nesta matéria, de forma resumida, abordaremos esse assunto, que vem ocupando diariamente as mídias. E o primeiro ponto a ser esclarecido, é referente ao seu conceito. Afinal, o que é um Relacionamento Tóxico?
1.RELACIONAMENTO TÓXICO: é aquele tipo de relação, onde existe a falta do respeito, da consideração e da responsabilidade para com o outro. É um relacionamento onde uma das partes, é incompreendido, humilhado e até mesmo ameaçado emocionalmente, psicologicamente e até fisicamente. Ele se caracteriza pela falta de apoio e pelo desrespeito. Aos poucos vai minando a autoestima de alguém, podendo nessas circunstâncias, provocar episódios de tristeza, angústia e ansiedade. Quando uma relação assume essas características, vai causar desconforto por conta das atitudes abusivas, depreciativas e manipuladora em relação ao outro.
2.COMO LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO? As pessoas tóxicas, apresentam características de agressividade, de ciúmes, possessividade e desequilíbrio emocional, dentre outras. Essas atitudes podem estar claras, explícitas, porém podem também estarem ocultas, sutis, dificultando a percepção mais apurada das mesmas. Dessa forma, é de suma importância que possamos ficar atento aos sinais e procurar ajuda o mais rápido possível. Ao primeiro momento de manipulação, intimidação ou impedimento de determinadas coisas, é o sinal de que estamos lidando com uma pessoa tóxica.
3.OS RELACIONAMENTOS TÓXICOS SÓ SÃO AFETIVOS? Muito embora essa qualidade de relação, seja mais evidenciada na área da afetividade, é muito oportuno salientar que essa toxicidade, pode acontecer em outras áreas da vida, a exemplo: dos ambientes de trabalho; nas relações de amizades e nas famílias. Tanto na esfera laboral, na esfera da amizade ou na área familiar, são ações que vão comprometer a produtividade de um setor, de um órgão ou de uma empresa. Gerando ao ambiente, uma atmosfera de estresse e ansiedade. Dessa forma, vai atingir a saúde física e mental dos colegas de trabalho, dos amigos e dos familiares. A falta de compreensão, de comunicação e de empatia vai colaborar para a instalação desse procedimento tão angustiante e cruel.
4.FORMAS DE COMBATE AO RELACIONAMENTO TÓXICO – o combate à essa situação, vai requerer que o ser envolvido nesse patamar, vá buscar ajuda imediatamente, seja às pessoas próximas ou a um profissional capacitado para esse desiderato. Os psicólogos e terapeutas, são os profissionais mais indicados para essa intervenção. Eles vão contribuir para o fortalecimento das pessoas envolvidas nesses episódios de abuso psicológico. É preciso colocar a timidez e a vergonha de lado e partir para uma ajuda especializada. Que as pessoas que convivem com esse quadro, sinta-se encorajada e fortalecida para enfrentar de forma intensa e absoluta, sem qualquer sentimento de pena ou culpa. Resgate a autoestima, renove-se e faça a Virada de Chave em sua vida. Sabe porque? Uma atitude segura e equilibrada poderá evitar, que no futuro situações irreversíveis possam ocorrer. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências
Texto:www.zendesk.com.br
www.psicologoeterapia.com.br
Imagem: www.pinterest.com.br



