segunda-feira, maio 13, 2024
Home Destaques Resiliente!Guerreira!Eu sou Mulher!

Resiliente!Guerreira!Eu sou Mulher!

Por Dôra Paiva

Hoje, dia 08 de março, é comemorado o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, data de muita relevância e recheada de fatos importantes que fizeram e ainda fazem parte do Universo Feminino. Hoje queremos fazer aqui, um enaltecimento à figura de uma MULHER mais diferenciada, de uma MULHER batalhadora e defensora das suas causas. Queremos falar sobre a sua condição de ser Resiliente, de ser Guerreira e acima de tudo, ser MULHER.

Muito se fala sobre uma força gigantesca, que todas as MULHERES possuem. Uma força que é a marca sinalizadora da sua vida. Força que se apresenta na forma de um tripé de ações e atitudes. Em um dos lados desse tripé, está a RESILIÊNCIA, que é aquela habilidade de superação, que após passar por experiências difíceis e até traumáticas, ela é capaz de mostrar a sua resistência, enfrentando e superando as adversidades. Essa MULHER é uma verdadeira Rocha, que não se quebra diante das tempestades da vida. E como exemplo tivemos entre nós, algumas MULHERES que demonstraram a Resiliência em alto grau. Exemplos: Dandara de Palmares; Nísia Floresta; Anita Garibaldi; Maria Quitéria, dentre tantas outras.

Ela é GUERREIRA, por que corre atrás daquilo em que acredita. É aquela MULHER que sai de madrugada para trabalhar, enfrentando a violência urbana, sendo discriminada e até violentada em sua essência. É aquela MULHER que chora, se descabela, mas não perde o foco dos seus sonhos. Ela é MULHER de Fases.

E por ser MULHER, como todos os humanos, tem as suas angústias, limitações e inúmeros problemas. Porém, ela não desiste nunca dos seus objetivos, pois ela sabe aonde quer chegar. A MULHER que nesse texto é retratada, é forte, é destemida, perseverante e corajosa, mas acima de tudo precisa de Amor e Respeito.

Essa MULHER inspirada nas Atenienses, nas Gregas e Troianas, consegue mascarar os seus sentimentos verdadeiros e emoções, para voltar o seu olhar na atenção daqueles que dela precisa. Desistir é um verbo que não consta na sua gramática.

Apesar de tudo, essa MULHER destemida, guerreira e batalhadora, não esquece da sua essência feminina. Embora esteja com olheiras por conta das madrugadas em trabalho. Com as mãos calejadas, os cabelos sem tintura e sem defrisagem, mesmo assim consegue trabalhar e dar “um tapa’ no seu visual dentro dos seus limites e posses, mostrando o seu sexy appel, para todos.

MULHER que não se intimida com a violência física brutal, que as vezes vem na própria família. Mesmo assim ela não se permite ser derrotada. Nunca se permitiu cair , sem depois levantar. Pois ela se recusa a aceitar as humilhações e desdéns. Consegue aprender com os seus próprios erros. Não se martiriza e nem se coloca na posição vitimista. Essa é a MULHER que desejo, que todas nós sejamos um dia.

MULHERES lutem. Briguem. Façam barulho. Afinal “SOMOS MULHERES E QUEREMOS RESPEITO”. E que essa lição sirva para conscientizar, esclarecer, incentivar e fortalecer aquelas que ainda não se libertaram e por conta desse contexto, fazem aumentar o índice de Feminicídio, em nosso país. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Texto autoral escrito especialmente para o Portal Som de Papo, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Salvador, 16 de fevereiro de 2024 – às 18:01

Imagem:www.pinterest.com.br

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Os impactos na saúde mental das pessoas em situação de desastres naturais: como intervir?

Por Dr. Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Nos últimos dias temos acompanhado a tragédia das enchentes que acometeram a população do Rio Grande do Sul. As...

Brasileirão sem os times gaúchos

Por Fernando Francisco Nesse final de semana o Brasileirão tanto masculino como feminino tem mais uma rodada sem a participação das equipes gaúchas em virtude...

O Significado de Cross-dressing

Por Ramon Henrique  É um termo que se refere ao ato de alguém possuir uma expressão de género (roupas ou acessórios) associados ao género oposto,...

Jammil e Uma Noites confirmado na Virada Cultural de São Paulo

Por Gilberto Romano  A banda Jammil e Uma Noites desembarca em São Paulo no dia 19 de maio (domingo), para comandar um show na Virada...