terça-feira, maio 21, 2024
Home Destaques Desmistificando o TDAH

Desmistificando o TDAH

Por Dôra Paiva

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, popularmente conhecido como TDAH, é um transtorno de origem neurobiológica, no qual os seus sintomas surgem na infância e podem permanecer até a fase idosa, de um indivíduo. Durante anos esse Transtorno foi brutalmente estigmatizado pela sociedade. Porém nos últimos anos, em razão das intensas pesquisas e dos estudos científicos mais aprofundados, essa percepção e esse entendimento tem se transformado de uma forma bastante eficaz.

De acordo com esses estudos mais aprimorados, passamos a perceber que o TDAH, não é uma estrutura estática, pois ele pode se manifestar de diversas formas e em diferentes fases da vida de uma pessoa. Por se tratar de um contexto complexo e variável, ele carece de um acompanhamento especializado e de uma intervenção multidisciplinar, pois implica no desempenho pessoal nas relações sociais, no âmbito acadêmico e nas atividades laborativas.

Vários mitos e preconceitos acompanharam a trajetória desse processo ao longo dos tempos. Um desses mitos reside na ideia errônea, de que ele é uma exclusividade da infância. Esse fato foi derrubado pelas pesquisas e estudos, que demonstraram que o mesmo poderá perdurar até a fase adulta. Outro mito, é o fato de acreditar-se que ele se manifesta exclusivamente em comportamentos Hiperativos e Impulsivos. Porém, a DESATENÇÃO também é um indicativo desse Transtorno.

O TDAH apresenta três sintomas basilares, que são as suas principais características. São eles: DESATENÇÃO – IMPULSIVIDADE – INQUIETAÇÃO. Quando não há um tratamento correto e específico desse quadro, alguns resultados desfavoráveis se apresentam causando grandes prejuízos. Como exemplo citamos: EVASÃO ESCOLAR; ATRASO NO APRENDIZADO; DIFICULDADES EM COLOCAÇÃO PROFISSIONAL e ADAPTAÇÃO SOCIAL. Ele também pode se apresentar em graus diferenciados. E podem ser classificados como : LEVE- onde são poucos os sintomas, porém são detectados alguns prejuízos na área social, profissional ou acadêmica. MODERADO- apresenta sintomas leves e graves no contexto geral. GRAVE- a expressão surge com toda plenitude, gerando grandes prejuízo funcional.

COMO SE DETECTA O TDAH?.O diagnóstico será dado após a realização de inúmeros exames, dentre esses dois são fundamentais: a AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA e o EXAME PAC ( Procedimento Auditivo Central). Ressaltamos que o atendimento aos portadores, precisam serem realizados por um Médico Psiquiatra ou Neurologista, devidamente capacitados para a realização desse diagnóstico preciso.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINAIS DO TDAH?

1.Nao prestam ATENÇÃO em detalhes. 2.DIFICULDADES em manter atenção em conversas, tarefas e leituras. 3.DIFICULDADE para organizar compromissos e cumprimento de prazos. 4.PERDE com frequência documentos, chaves, celulares dentre outros. 5.INCAPACIDADE para se envolver em atividades de lazer, com calma. 6.INTERRROMPEM conversas, jogos e atividades sem ser convidado.

Após todo esse relato, há uma necessidade para que a sociedade, passe a se educar para combater esses preconceitos e estigmas. Que ela não possa ver o portador desse Transtorno como um deficiente , como um incapaz. Esse portador apresenta uma condição neurológica, que afeta o funcionamento do seu cérebro. Eles podem ter um vida praticamente normalizada. Devem buscar hábitos saudáveis, praticarem atividades físicas adequadas, ter um sono tranquilo e reparador, que adotem uma dieta balanceada e equilibrada. Realizando essas situações, eles estarão contribuindo para o seu bem estar e melhoria da sua qualidade de vida. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto:www.wedjapsicologia.com.br

            www.pt.linkedin.com

 Imagem: www.pinterest.com.br

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Uma reflexão: o que nos ensina a tragédia do Rio Grande do Sul?

Por Paula Furtado  Quantas vezes permitimos duvidar de nós mesmos, de nossa capacidade e valor e quantas vezes sentimos que não somos suficientes num mundo...

A Biodiversidade e o futuro do Planeta

Por Dôra Paiva A BIODIVERSIDADE, é um termo que vem sendo atualmente, muito veiculado nas Mídias e por todos os segmentos da sociedade. Diante de...

Investimentos de construtora sergipana no mercado imobiliário baiano

Por Redação  A Construtora Sergipana Stanza tem movimentado a cena da construção civil em Salvador e pretende ampliar as ações ao longo de 2024, com...

A Psicoterapia e os medicamentos não são inimigos: entenda como funciona o tratamento para Transtornos Mentais

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O nosso estilo e hábitos de vida ajudam a determinar a qualidade da nossa saúde. A todo instante somos exigidos...