Por Karina Gubernati
@karinagubernatiarquiteta
O período de Carnaval, juntamente com o Réveillon, é o feriado de maior procura nas pousadas do Brasil inteiro, já que é um período grande – 5 dias.
Os proprietários desses empreendimentos procuram investir em infraestrutura para receber a grande quantidade de hóspedes desse momento. Mas, será que eles sabem como melhor fazer?
Como arquiteta, especialista em espaços de bem-estar, vou dar algumas dicas e contar um pouco sobre o assunto:
Quando se pensa em criar um espaço interessante para encantar seus clientes, você deve pensar que nem todos se entusiasmam com o carnaval e não vão querer curtir a folia 100%. Sendo assim, torna-se fundamental que a pousada tenha a preocupação de ser também o refúgio para quem quer paz e sossego nos dias de festa.
Do serviço de quarto até as opções de lazer, garanta que todos possam se divertir e passar uma temporada sem se preocupar com nada.
Primeiro, lembre-se de que muitos não gostam nem de ouvir falar em carnaval, então disponibilize quartos mais isolados da bagunça.
As áreas de convívio devem ser adequadas para ambos os gostos – os que curtem a folia e os que não curtem. Uma boa setorização de ambientes é fundamental nesse caso.
Mas, falando de aconchego e bem-estar, a escolha do que colocar amplia o convívio e cria cenários de relaxamento.
Aí, temos que ir ao encontro da arquitetura biofílica, que eu muito falo por aqui – é a arquitetura que usa elementos da natureza como inspiração.
Várias estratégias levam a uma arquitetura biofílica, mas colocar plantas é essencial – se não tiver espaço para um jardim, a presença de vasos já cria uma atmosfera natural.
Escolhas materiais naturais, como madeira, pedra, tecidos em algodão – o toque também é muito importante para gerar bem-estar num ambiente.
Usar cores neutras e terrosas, inspiradas nos ambientes naturais cria aconchego. Assim, utilize tecidos vibrantes em assentos ou almofadas dos móveis, de preferência (se for o gosto pessoal), com estampas.
A identificação do local que o empreendimento está inserido é um elemento que deve ser destacado – coloque fotografias ou imagens do local nas paredes. Pode ser na forma de quadros ou até de painéis fotográficos. Isso cria pertencimento.
Enfim, investir na infraestrutura de pousadas e hospedagens em períodos como o do Carnaval, é de extrema importância em todos as regiões do Brasil.



