sexta-feira, abril 26, 2024
Home Destaques 14 BIS: uma história de sucesso das canções aos shows

14 BIS: uma história de sucesso das canções aos shows

Por Téo Gelson

No nosso TBT de hoje vamos lembrar de uma banda de rock aqui do Brasil que nasceu em território mineiro e conquistou o país: a 14 Bis. Grupo musical formado no ano de 1979 na capital mineira, Belo Horizonte, pelos irmãos Cláudio e Flávio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão. A banda pode-se dizer que é irmã do Roupa Nova: sabe porque? Tiveram o mesmo padrinho, o grande cantor Milton Nascimento.

A 14 Bis foi formada no final do ano de 1979, há mais de 40 anos atrás, tendo na sua primeira composição, músicos os quais já se conheciam e tinham um desejo em comum: ter uma banda brasileira espelhada em bandas internacionais das quais estes primeiros integrantes tinham como referências musicais, dentre elas, vale-se destacar: The Beatles, The Rolling Stones, The Who, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin, Pink Floyd, entre outras. Foram também influenciados pelo Clube da Esquina.

Uma curiosidade sobre o grupo é que antes da formação oficial do 14 Bis, seus componentes já tinham trajetórias musicais em outras bandas como por exemplo: os integrantes Flávio e Sérgio estaviveram com “O Terço”; já Hely e Vermelho passaram no “Bendegó” e Cláudio com “Lô Borges”, portanto pra quem achava que o 14 Bis tinha “navegantes de primeira viagem” estava completamente enganado.

Já começando a carreira musical com pé direito e tendo o aval de Milton Nascimento que, por sinal, foi produtor do primeiro disco do grupo, a 14 Bis foi contratada pela multinacional EMI para gravar o seu primeiro álbum, o qual levava o nome do próprio grupo tendo nele canções como “Natural” e “Canção da América”, valendo destaque para esta última por ter sido uma música inédita de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Em 1980 foi lançado o disco 14 Bis II o qual havia músicas como “Planeta Sonho”, “Nova Manhã”, “Caçador de Mim”, “Bola de Meia, Bola de Gude” dentre outras. E assim seguia a carreira do 14 BIS tendo a cada ano seguinte um novo álbum como era tradição da maioria dos grupos e artistas daquela época bem como de suas gravadoras.

O ano de 1982 veio com Além Paraíso, gravado depois de uma viagem aos EUA, onde a banda comprou o melhor equipamento existente à época. Os hits foram “Linda Juventude” e “Uma Velha Canção Rock ‘n’ Roll”. Em 1983, saiu A Idade da Luz, quinto disco em menos de cinco anos, com mais um hit, “Todo Azul do Mar”.

Para quem não sabia, o sétimo álbum da 14 Bis foi o último disco de canções inéditas composto e gravado com a formação original da banda e representou o momenton dabsaída de Flávio Venturini do grupo passando a seguir sua carreira solo sendo válido mencionar que apesar do anúncio oficial do rótulo de carreira solo, Flávio durante sua trajetória na 14 Bis teve dois discos paralelos ao trabalho da banda.

Década de 1990, e a 14 Bis, seguindo a tendência do mercado, grava seu primeiro CD, intitulado de “Quatro por Quatro”, trazendo músicas como “Romance”, “O Fogo do teu Olhar”, “Dona de Mim” entre outras. Uma curiosidade na história do 14 Bis é que todos os álbuns anteriores que foram no formato de LP foram relançados em CD pela EMI, exceto o Sete.

O ano de 2007 teve um marco pra história da 14 Bis, pois chegava o momento de lançar seu primeiro DVD, denominado de “14 Bis ao Vivo”, álbum que foi gravado no dia 23 de dezembro de 2006, apresentando seus grandes sucessos e além de trazer a participação de Beto Guedes, Flávio Venturini (ex integrante do grupo) Marcus Viana e Rogério Flausino (Jota Quest).

Recentemente, precisamente no ano 2020, a banda lançou seu segundo DVD, intitulado de “14 Bis Acústico ao Vivo”, o qual foi gravado no dia 10 de agosto de 2018 no Teatro Coliseu, em Santos, com participações especiais de César das Mercês, Celso Nascimento e Flavio Venturini. Falar da 14 Bis é lembrar de Flávio Venturini, pois afinal, ele foi co-fundador e ex-integrante da banda e compositor e parceiro de várias das músicas gravadas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...