quinta-feira, abril 25, 2024
Home Cultura Dia das Mães: uma data especial

Dia das Mães: uma data especial

Por Angelica Schianta

O Dia das Mães começou a ser festejado no início do século XX. Há alguma semelhança, vista por alguns historiadores, em celebrações ocorridas na Antiguidade Clássica, na Grécia e na Roma de outrora, pois existiam homenagens a presença materna, não sendo, portanto, uma festividade meramente de nosso tempo atual. Podemos citar o exemplo grego, em que se reverenciava Réia, considerada a mãe dos deuses.

Em razão do destacado trabalho social realizado com outras mães, por Ann Jarvis, principalmente na ocasião da Guerra Civil Americana, Anna Jarvis, sua filha, idealizou esse dia comemorativo como uma forma de homenagear a sua mãe. Essa ativista social, dedicou a sua vida ao trabalho frente às famílias buscando melhorias nas condições sanitárias, promovendo ações dentro dessas localidades. Fundou o Mother’s Day Work Clubs (Clube de Trabalho do Dia da Mãe) instituição que buscava melhorar o saneamento básico de algumas cidades na região da Virginia Ocidental, também orientando e assistindo as famílias que buscavam ajuda para suas vidas e informações com relação às boas práticas sanitárias.

Ela também criou o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia em especial para se celebrar a paz e a boa convivência. Esse dia surgiu por causa do seu trabalho em socorro aos soldados feridos, durante a Guerra Civil Americana, no período de 1861 até 1864, tanto para com os confederados e como para com os soldados que guerrearam pela União. Criou também um clube para manter um convívio pacífico entre as famílias de soldados que lutaram em lados opostos.
Quando do seu falecimento, Anna Jarvis, desolada pela perda da mãe, se determinou em criar uma data especifica para homenageá-la. Foi criado um memorial e sua homenagem ocorreu em maio de 1908, sendo assim nesse ano comemorou-se o primeiro Dia das Mães.
Essa data, contudo, somando-se com todo o afinco de Anna, converteu-se em uma data comemorativa permanente, apoiada por John Wanamaker, um comerciante americano. Ainda nesse mesmo ano de 1908, Elmer Burkett, um senador do Nebraska, submeteu a data para o Senado norte-americano, mas não foi aprovada. Porém, de qualquer modo, a festividade em homenagem às mães disseminou-se em todos os Estados Unidos da América.
Anna Jarvis, em 1909, trabalhou determinada em sua meta de ter sucesso em sacramentar a data do Dia das Mães. Resultado: No estado em que a Ann foi ativista, a Virginia Ocidental, já no ano de 1910, o Dia das Mães passou a ser oficial. Quatro anos depois, em 1914, o Congresso norte-americano, oficializou o segundo domingo de maio como a dia para se reverenciar as mães, sendo promulgada pelo então presidente americano Woodrow Wilson, podendo, então, todas as mães serem homenageadas, e reverenciadas, em sua data especial, também! As manifestações de afeto nessa época, eram, digamos, tímidas, restritas a troca de cartões em que se expressava todo amor e gratidão às mães.
O Brasil acompanhou positivamente a disseminação dessa festa nos Estados Unidos, e fez com que ela eventualmente fosse repetida aqui também no Brasil, mas de modo restrito, em somente uma entidade, especificamente na Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Essa primeira celebração ocorreu em 12 de maio de 1918, segundo alguns historiadores.
O Decreto-Lei nº 21.366, emitido em 5 de maio de 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, oficializou o Dias das Mães no Brasil, estabelecendo-se o segundo domingo de maio para essa efeméride, momento ideal, segundo se consagrou dizer, para se manifestar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.
Essa data foi uma vitória realizada por influência do movimento feminista brasileiro, que estava em crescimento, sendo, portanto, a data mais importante de nosso calendário de festividades e do comércio, perdendo em volume de vendas somente para o Natal. Outra conquista importante na época foi o sufrágio universal feminino, o direito ao voto pelas mulheres, decretado também no mesmo ano de 1932.
Então caro leitor, do Som de Papo, desejo saúde, paz, alegria e amor para você e suas mamães! Feliz Dia das Mães! Dê a sua opinião, sua participação é importante, bem como sugestões de temas para nossa coluna. Boa semana a todos, até a próxima!

Angelica Schianta é Artista Plástica, Arquiteta, Urbanista e Conservadora de Bens Culturais.
@aschianta
@estudioturmalina

Legenda da foto:
Imagem capa: Rosas I Foto: Thetreecenter
Imagem 01: Réia I Foto: Kiaunoticias
Imagem 02: Ann Jarvis I Foto: Ciência Histórica

Fonte de pesquisa:

www.brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm
www.cienciahistorica.com
www.kiaunoticias.com

Home

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...