sexta-feira, abril 26, 2024
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4 passos para começar o seu Marketing Musical

Por Thiara Meneses

Você já deve ter se perguntado como da noite para o dia aquela música estoura, um artista surge, uma banda assume o posto de primeiro lugar nas plataformas e você nem faz ideia de como tudo isso começou. Há os caminhos do que tem muita sorte e dos que sabem que é necessário muito trabalho! E para os que não esperam a sorte cair do céu e conta com o trabalho, o marketing é o seu maior aliado.

Eu me chamo Thiara Meneses, e trabalho há mais de dez anos conectando pessoas a marcas. Aqui no Portal Papo do Som eu assumirei a coluna de Marketing e pretendo trazer para vocês matérias com algumas dicas e orientações, mas também vamos falar sobre cases de artistas que sabem bem como usar o marketing ao seu favor, assim como vamos falar do marketing musical no mercado brasileiro e internacional. Conto com você para me acompanhar nesta nova aventura.

Para o grande gênio do marketing, Philip Kotler, Marketing “é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor”. Na música não é diferente, é preciso que o Artista entenda a importância de ter um planejamento de marketing para que todo seu trabalho de composição e produção musical seja válido na hora da entrega do single, EP ou álbum para o público.

Nesta matéria vamos falar dos primeiros passos no âmbito do marketing musical, mas já adianto que muitas outras matérias virão para complementar esse nosso primeiro bate papo. Para começar, separei aqui 4 passos importantes para começar o seu trabalho, aqui vou explicar de um modo bem fácil seja para você que é artista independente e está tocando sua carreira sozinho ou se você tem ou é profissional de marketing e quer entender mais sobre os processos dessa área.

  1. PESQUISA, o começo de tudo!

Seja para música ou para qualquer outra área, a pesquisa é a base de tudo, é com os resultados dessa pesquisa que a gente vai conseguir analisar e pensar em toda estratégia que deverá ser usada para definir as metas e prazos do seu planejamento. Na fase da pesquisa é que vamos definir quem é seu público, analisar a concorrência, o mercado, os canais de comunicação mais viáveis e com isso teremos as informações necessárias para criarmos o planejamento perfeito para sua carreira.

  1. PÚBLICO, com quem vamos falar?

Quando conhecemos o público que tem o perfil de consumo da sua música, é que temos a grande chave do planejamento, pois a partir disso é que vamos criar a nossa PERSONA, um perfil que a gente define uma idade, sabe onde eles frequentam, o que e como costumam comprar, como eles se comunicam e tudo que for de interessante e relevante para que possamos saber como lidar com a persona. Uma vez definido o persona, o planejamento é criado com muita mais assertividade.

  1. COMUNICAÇÃO, onde se comunicar?

Falando em assertividade, é com nosso persona que a gente vai entender onde nosso personagem gosta de consumir informação e interação. Será que eles usam mais TikTok ou Instagram? Será que estão no Youtube e no palco mp3? Qual streaming é mais consumido por ele, eles gostam mais de vídeos curtos ou vídeos longos? Frequentam bares ou preferem boates? Tudo isso nos orientará para as escolhas dos canais de comunicação e a construção do conteúdo que vamos criar para alimentar as redes sociais, site, canais e afins. Por isso a pesquisa é tão crucial e necessária. Toda nossa estratégia estará aliada a isso.

  1. CONSTÂNCIA, é preciso estar atento e forte!

Parafraseando Caetano e Gil, é preciso estar atento e forte, não temos tempo pra contar com a sorte. Redes sociais hoje são vitais na relação com o público. A criação de uma base de fãs e manter sua fidelidade são trabalhos que exigem constantes atualizações. Hoje existem diversas categorias que englobam criadores de conteúdo e milhares de artistas hoje transitam facilmente por essas categorias, pois nem só de música vive a rede social de um artista, muitos geram conteúdo de estilo de vida, mostrando o dia a dia, família, os famosos recebidos que podem ser publicidade ou presentes de amigos e fãs, eventos sociais como jantares, almoços, aniversários, lançamentos etc. Há artistas que levantam bandeiras de causas e ações políticas e sociais, os que migram para conteúdo de beleza, saúde e bem-estar, fitness e o que você puder imaginar de conteúdo que gere engajamento e atraia mais seguidores. Essa prática quando alinhada a uma comunicação bem-feita, fortalece as campanhas de lançamento de músicas e clipes.

Viu como 4 simples passos podem abrir um leque de opções gigantescas para você criar sua estratégia? Pois é, então arregace as mangas, corra atrás dessas informações e na próxima matéria eu volto para falar mais especificamente sobre cada ponto desses. Até mais.

Fonte da Imagem: https://www.rawpixel.com/?sort=shuffle&page=1&feed=creative-feed Rony Hernandes – Estúdio N U

Referencias: KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan e SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

@thiarameneses

[email protected]

www.thiarameneses.com.br

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