terça-feira, abril 16, 2024
Home Destaques 40 anos sem Bob Marley

40 anos sem Bob Marley

Por Juninho Ouro Preto

O reggae surgiu na Jamaica, na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome reggae foi empregado devido ao som que se faz na guitarra. O “re” seria o movimento pra baixo, e o “gae”, o movimento pra cima. O reggae se caracteriza por cortes rítmicos regulares sobre a música e pela bateria, que é tocada no terceiro tempo de cada compasso, em outras palavras, se trata de um ritmo lento e dançante.
A característica principal da temática do reggae é a crítica social, envolvendo questões sobre desigualdade, preconceito, fome e outros problemas sociais. Além disso, existe a valorização das ervas entorpecentes, pois segundo a visão Rastafari, elas poderiam trazer muitos benefícios à sociedade. Porém, atualmente existem muitas outras visões do reggae que não se restringem à cultura Rastafari, envolvendo outros temas como o amor, sexo, etc.
Esse estilo musical surgiu baseado no movimento Rastafari. O Rastafari é um movimento religioso jamaicano que dá a Haile Selassie I, imperador da Etiópia, características messiânicas. Toda essa crença, aliada ao uso da maconha e às aspirações políticas e afrocentristas, ganhou adeptos no mundo inteiro devido ao interesse no ritmo do reagge gerado por Bob Marley.
Fonte: brasilescola.uol.com.br/artes/reggae

É nas boas vibrações do reggae que a nossa coluna de música dessa semana traz para vocês a história musical do grandioso Bob Marley que essa semana dia 11 de maio de 1981 completa 40 anos do seu falecimento vítima de um câncer que afetou diversas partes do seu corpo, incluindo cérebro e pulmões.
Esta mesma data hoje é celebrada no Brasil como o Dia Nacional do Reggae, em uma homenagem que entrou em vigor no dia 14 de Maio de 2012 com o objetivo de celebrar não apenas a obra de Marley mas toda a importância cultural do Reggae. A data foi criada a partir da Lei 12.630, assinada pela presidente Dilma Rousseff.
Incorporado aos ritmos brasileiros por inúmeros grandes nomes da nossa música como Gilberto Gil e Chico César, o Reggae se tornou parte da cena nacional e Marley é sem dúvidas o maior responsável pela expansão de um gênero que poderia ter permanecido ilhado.
www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2021/05/11/bob-marley-morte-40-anos/


Carreira musical
Os amigos, Bob Marley e ORiley Livington o Bunny, começaram a fazer música e usavam instrumentos improvisados.
Posteriormente, através do cantor local Joe Higgs, que lecionava canto, Bob e Bunny conheceram Peter McIntosh que se juntou ao grupo.
Em 1962, o empresário Leslie Kong ouviu Marley cantar e o convidou para gravar em estúdio o single Judge Not, era o início da carreira de Marley.
No ano seguinte, Marley formou, junto com Bunny e Peter, um grupo de reggae chamado Wailing Waillers. Eles tocavam o principal ritmo do país, o ska, de onde se originou o reggae, que se baseia em uma mistura de sons africanos com o rhythm & blues (R&B).
O primeiro single da banda, Simmer Down, foi a música mais executada nas rádios jamaicanas durante dois meses seguidos. Na época, o grupo já contava com mais três integrantes: Junior Braithwaite e os backing-vocal Beverly Kelso e Cherry Smith.
Em 1966, Bob Marley se casa com Rita Anderson e viaja para os Estados Unidos, onde permanece durante oito meses ao lado da mãe e do padrasto.
The Wailers
De volta à Jamaica, Marley se reúne com Bunny e Peter, retoma o grupo que passa se chamar The Wailers.
O sucesso dos Wailers começou quando eles se uniram ao produtor Lee Perry, quando gravaram Soul Rebel, 400 Years e Small Axe, já com influencia da crença Rastafar de origem africana, mas de grande apelo na Jamaica.
Em 1970, o baixista Aston Barret e o baterista Carton Barret se uniram à banda.
Em 1971, o grupo assinou com a Island Records e em 1973 gravaram o álbum Catch a Fire, o primeiro do grupo e com grande destaque para a música da Jamaica.
A gravadora promoveu uma turnê da banda pela Inglaterra e Estados Unidos. Nesse período, Bunny resolve não fazer a turnê pelos Estados Unidos, sendo substituído por Joe Higgi.
Nesse mesmo ano, lançam o álbum Burnin, que trouxe duas canções de Bob e de Peter, Get Up, Stand Up e I Shot the Sheriff, que foi gravada por Eric Clapton, em 1974, e virou o hit n.º 1 nos Estados Unidos.
O terceiro álbum, Natty Dread (1974) lançou a música No Woman, No Cray, que se tornou um grande sucesso dos Wailers. Nesse mesmo ano, Peter e Bunny deixam a banda, e Rita, sua esposa, se une ao grupo, junto com Judy Mowatt e Marcia Griffiths, e ficam conhecidas como I Threes.
Em 1976, o grupo lança o quarto disco de estúdio, Rastaman Vibrations. Nessa época, a banda começa a ser reconhecida como Bob Marley & The Wailers. Logo, o disco atinge as primeiras posições das paradas musicais nos Estados Unidos.

Atentado
Nessa época, a Jamaica passava por uma grave crise político social. O músico, com grande prestígio resolve fazer um show gratuito no Parque dos Heróis Nacionais em Kingston, com o objetivo de pedir o fim dos conflitos entre ocorridos entre as diversas gangues.
No dia 3 de dezembro de 1976, dois dias antes do show, Smile Jamaica, organizado pelo primeiro-ministro Michael Manley, Bob Marley sofreu um atentado quando homens armados entraram em sua casa em Hope Road.
Os tiros feriram gravemente sua esposa Rita Marley e seu empresário Dom Taylor, enquanto Marley sofreu feridas leves no peito e no braço. Apesar do ocorrido, mesmo ferido, Marlei foi para o palco e se apresentou para uma multidão de 80 mil pessoas.
Após o ocorrido, Marley resolve ir morar em Londres. Em 1977 grava o álbum Exodos, que permaneceu por mais de 50 semanas nas primeiras posições dos tops na Inglaterra. A faixa One Love fez grande sucesso.
De volta à Jamaica, Marley organiza o One Love Peace Concert, onde o grande momento foi o aperto de mão, dado no palco, entre o Primero-Ministro Michael Manley e seu rival Edward Seaga.
Por mediar tal encontro, Bob Marley recebeu a Medalha da Paz, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Ainda em 1977, Marley embarca para a Etiópia, país da África onde se originou o Rastafári movimento judaico-cristão que ele seguia.
Em 1979, Marley lança o disco Survival, onde revela em algumas músicas a dor e o ódio com relação às injustiças sociais, como nas faixas So Much Trouble in the World e Ambush in the Night.
No álbum, foi lançada também a música Africa Unite. Foi então convidado para as comemorações pela independência do Zimbabwe em 17 de abril de 1980.
A música de Bob Marley foi importante para a aceitação do Reggae no mundo, o que tornou o ritmo um dos mais populares. Marley é considerado um mito, pois disseminou suas ideias de paz através da música.
Fonte:

www.ebiografia.com/bob_marley/

Carlos Alberto dos Santos júnior (Juninho Ouro Preto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Tradicional Feijoada de Marta Góes tem Márcia Short como atração

Por Gilberto Romano  O verão já se foi, o outono chegou mas a tradicional despedida da alta estação vai oficialmente ocorrer no dia 27 de...

A arte da Capoeira na Sociedade

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) A Capoeira, uma arte afro-brasileira que mescla dança, luta e cultura, tem uma história rica e uma presença vibrante em...

Os acertos recentes do cinema nacional

Por Nelsinho Toledo    Recentemente, o cinema brasileiro está acertando em cheio contando as histórias de importantes celebridades de nossa cultura popular.    Na coluna de...

Mid ou Plus: saiba a diferença!

Por Paula Furtado    Não que precisemos de mais rótulos e divisões, mas há mulheres que não se encaixam nem no padrão magro, tampouco no...