domingo, maio 19, 2024
Home Arte e Literatura 70 anos da TV brasileira

70 anos da TV brasileira

Por Marcus Vinicius Peralva Santos

Prezados leitores do Portal Som de Papo, sejam todos muito bem vindos a mais uma coluna de Artes e Literatura.
Hoje o nosso texto é em comemoração aos 70 anos da TV brasileira que se comemorou ontem, 18 de setembro de 2019. A TV sem dúvida seduz a todos nós que acompanhamos as suas mais diversificadas programações, produtos e serviços oferecidos. Mas, como o foco da nossa coluna é arte e literatura, não poderíamos deixar de focar nesta parte da história televisiva.
A arte é algo evidente na programação da TV do Brasil, sendo ela mais evidente por meio da exibição das novelas, as quais são tão populares entre nós e consegue mexer com nosso imaginário e consequentemente com nossos sentimentos. Afinal, quem por exemplo não parou para assistir o acerto de contas entre Nina e Carminha em Avenida Brasil? Mesmo quem não assistia a novela, sabia muito bem o que se passava na novela, pois ela estava na boca do povo na época da sua exibição, nos amostrando atuações primorosas como a dos atores que interpretavam Tufão, Carminha, Nina, Murici e Leleco, personagens inesquecíveis.
A arte também se fez presente nas manhãs durante muitos anos, com a exibição de programas como “O sítio do Pica Pau Amarelo”, “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Glub-Glub”, “X-Tudo” dentre outros que ensinavam a molecada valores e costumes que nem sempre a gente aprendia no colégio, mas que conseguiam nos ensinar por meio de situações vivenciadas por seus protagonistas. Nos telespectadores conseguíamos nos inserir naquelas cenas que eram exibidas e refletir sobre o que estava ali sendo nos ensinado, embora nós como crianças, ainda não soubéssemos que estávamos ali aprendendo com o que assistíamos, só vindo a assimilar isto na adolescência, ou até mesmo, quando adultos.
Quem não se interessou em ler algum livro, ou texto que era citado em um destes programas infantis? Os programas infantis da TV Cultura eram excelentes em cativar nas crianças a necessidade de se buscar o conhecimento por meio da leitura e sobre refletir sobre tudo aquilo que víamos e escutávamos em nosso dia a dia, lição essa que infelizmente não temos hoje com tanto vigor, como ocorria no passado, estando restrito agora, quase que exclusivamente a TV fechada.
Embora a programação atual da TV seja repleta de programas (seja novela, seriado ou filme), que nos faz virar a cara, mesmo elas acabam de uma forma ou de outra nos ensinando algo. Por que eu viro a cara quando tal programa inicia? Por que eu digo que tal programa não presta? Para todas estas perguntas, tivemos que avaliar tal programa e pontuar alguma ou algumas características dele que nos faz criar aversão a ele. Mesmo assim, estamos aprendendo algo com ele, nem que seja aumentar nosso leque de discernimento do que é certo e errado.
O programa Som de Papo deixa aqui os parabéns a todos aqueles que fazem e já fizeram parte desta fantástica fábrica de criação de sonhos a todos nós brasileiros, e em especial, ao nosso próprio apresentador Gilberto Romano, o qual faz parte da história da TV baiana.
Abraços cordiais a todos, e não deixem de conferir as outras colunas aqui do nosso portal!
@oprofessormarcusperalva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...