sexta-feira, maio 3, 2024
Home Destaques Como higienizar os alimentos em época de Coronavirus?

Como higienizar os alimentos em época de Coronavirus?

Por Ana Lúcia Reis.

Muitas pessoas têm dúvidas como higienizar os alimentos, cada um escolhe um jeito, com limão, com vinagre, com cloro, mas qual é forma correta, como você faz a higienização dos seus alimentos?
É muito importante aprender e fazer de maneira correta a higienização dos alimentos antes do consumo, dessa maneira irá ingerir mais alimentos naturais, evitar as doenças e até intoxicação alimentar, vamos garantir a qualidade e segurança da nossa alimentação. Ao chegar da feira ou do supermercado o ideal é higienizar todos os alimentos antes de serem guardados na geladeira ou na despensa.
Alimentos como frutas, legumes e hortaliças devem ser higienizados, tendo em vista que esses podem ser consumidos crus. A correta higiene elimina os micróbios patogênicos e os parasitas.
Antes de armazená-las em sua casa é necessário fazer a higienização das hortaliças, frutas e legumes, siga o passo a passo:
1) Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas;
2) Lave em água corrente vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e frutas e legumes um a um para tirar a terra ou algum bichinho que possa vir;
3) Coloque o alimento em uma solução de hipoclorito de sódio com água por 15 minutos. Lembre-se de usar a água sanitária própria para uso em alimentos. Isso você confere no próprio rótulo do produto. No geral, a proporção é: para cada 1 litro de água, use uma colher de sopa de água sanitária.
4) Seque os alimentos naturalmente ou com utensílios específicos antes de guardar. Para frutas e legumes, o ideal é deixar escorrer bem a água. Para as verduras, pode usar uma secadora doméstica, tipo aquelas que são usadas para salada.
5) Enxaguar em água potável vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um;
6) Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados;
7) Manter sob refrigeração até a hora de servir.
As consequências de alimentos não higienizados pode causar desde desconfortos intestinais, vômitos e até obstruções. A contaminação química pode ocasionar alergias, intoxicação, doenças hepáticas e até alteração de feto durante a gravidez. A contaminação biológica pode causar infecções intestinais causadas por bactérias, vírus e vermes.
Você deve lavar todos os alimentos que são consumidos crus, como frutas, legumes e verduras e não lave nenhum tipo de carne, pois além de não eliminar nenhum microrganismo, torna a carne um ambiente propício à proliferação de bactérias. O passo a passo é indicado também para higienizar ovos minutos antes do consumo.
É bom está de olho nas embalagens de produtos industrializados, pois existem as possibilidades de conter urina e fezes de insetos e outros animais, como roedores e aves, o que pode trazer grandes danos à saúde.
Assim antes de armazená-los, recomendo higienizar os alimentos embalados com água e sabão, ou passar um pano limpo com álcool gel ou solução clorada.
Devemos ter os cuidados básicos de higiene em todos os momentos e não somente nessa época de pandemia, do coronavírus.
Espero ter contribuído com o assunto, vamos nos proteger hoje e sempre, até a próxima coluna queridos leitores do Som de Papo!

Fontes da Pesquisa:
www.portal.anvisa.gov.br
https://www2.ufjf.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...