segunda-feira, abril 29, 2024
Home Destaques Você sabe como fazer em sua casa o Aproveitamento Integral dos Alimentos?

Você sabe como fazer em sua casa o Aproveitamento Integral dos Alimentos?

Por Ana Lucia Reis.

Durante a preparação das refeições, descartamos muitas partes dos alimentos que podem ser consumidas e que possui mais nutrientes do que a parte que utilizamos e assim grandes quantidades de alimentos são desperdiçados, além de não sabermos fazer chegar a quem precisa.
Existe diferentes práticas para diminuir esse desperdício, uma delas é o Aproveitamento Integral dos Alimentos, o qual aumenta a densidade nutritiva das preparações alimentares, ameniza a fome da população, e ainda reduz a quantidade de lixo produzido, por meio da utilização total do alimento e de todas as suas partes, a exemplo das cascas, folhas, sementes e talos, que geralmente são desprezados, apesar de ricos em nutrientes.
Qualquer um de nós podemos evitar o desperdício e realizar o aproveitamento integral dos alimentos, basta adotar essa prática em nosso dia a dia, pois esse tipo de alimentação não é somente destinados para população de baixa renda e sim importante para mudança de hábito, é uma alternativa para proporcionar preparos saudáveis para consumo e, dessa forma aproveitarmos tudo o que o alimento pode nos oferecer como fonte de nutrientes.
Conheça os três passos importantes para evitar o desperdício de alimentos em sua casa:
1.Comprar bem: preferir legumes, hortaliças e frutas da época.
2.Conservar bem: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.
3.Preparar bem: lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.
Tanto o melhor aproveitamento de alimentos em casa como a distribuição desses excedentes são fatores essenciais para o combate ao desperdício alimentar.
Para que você possa utilizar adequadamente as sobras e aparas, confira a lista de alguns alimentos que podem ser aproveitados integralmente:
– Folhas: cenoura, beterraba, batata-doce, nabo, couve-flor, brócolis, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;
– Cascas: batata-inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, melancia, berinjela, cenoura, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora;
– Talos: couve-flor, brócolis, beterraba, agrião, salsa;
– Entrecascas: melancia, maracujá;
– Sementes: abóbora, melão, jaca, melancia.
Importante saber que para o aproveitamento das sobras e aparas é preciso mantê-las em condições seguras para o uso e preparo.
Então queridos leitores do Som de Papo, selecionei especialmente para vocês, algumas sugestões de como utilizar e aproveitar em sua totalidade os talos, folhas, cascas e sementes dos alimentos, confira:
Talos: podem ser picados e usados na preparação de arroz e aproveitados para dar cor, pode ser utilizado também em patês, recheios e em pratos doces.
Folhas: podem ser consumidas refogadas e utilizadas em tortas, suflês, saladas, refogada para fazer charutinhos.
Cascas: podem ser utilizadas para preparações de bolos, recheios salgados, bolinhos e tortas, raladas em saladas, serve para dar cor às preparações, como panquecas, arroz, gelatina, utilizada também para o preparo de sucos e cocadas.
Sementes: podem ser torradas e, juntamente com outras sementes e casca de ovo, formar uma farofa doce para ser consumida com frutas e sorvete.
Agora que você já entendeu a importância e como fazer o aproveitamento integral dos alimentos, vamos adotar essa prática em nossas refeições do dia a dia.

Fonte da Pesquisa:
www.portaleducacao.com.br
www.alimentacaoemfoco.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...