domingo, setembro 26, 2021
Home Destaques Você sabe como fazer em sua casa o Aproveitamento Integral dos Alimentos?

Você sabe como fazer em sua casa o Aproveitamento Integral dos Alimentos?

Por Ana Lucia Reis.

Durante a preparação das refeições, descartamos muitas partes dos alimentos que podem ser consumidas e que possui mais nutrientes do que a parte que utilizamos e assim grandes quantidades de alimentos são desperdiçados, além de não sabermos fazer chegar a quem precisa.
Existe diferentes práticas para diminuir esse desperdício, uma delas é o Aproveitamento Integral dos Alimentos, o qual aumenta a densidade nutritiva das preparações alimentares, ameniza a fome da população, e ainda reduz a quantidade de lixo produzido, por meio da utilização total do alimento e de todas as suas partes, a exemplo das cascas, folhas, sementes e talos, que geralmente são desprezados, apesar de ricos em nutrientes.
Qualquer um de nós podemos evitar o desperdício e realizar o aproveitamento integral dos alimentos, basta adotar essa prática em nosso dia a dia, pois esse tipo de alimentação não é somente destinados para população de baixa renda e sim importante para mudança de hábito, é uma alternativa para proporcionar preparos saudáveis para consumo e, dessa forma aproveitarmos tudo o que o alimento pode nos oferecer como fonte de nutrientes.
Conheça os três passos importantes para evitar o desperdício de alimentos em sua casa:
1.Comprar bem: preferir legumes, hortaliças e frutas da época.
2.Conservar bem: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.
3.Preparar bem: lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.
Tanto o melhor aproveitamento de alimentos em casa como a distribuição desses excedentes são fatores essenciais para o combate ao desperdício alimentar.
Para que você possa utilizar adequadamente as sobras e aparas, confira a lista de alguns alimentos que podem ser aproveitados integralmente:
– Folhas: cenoura, beterraba, batata-doce, nabo, couve-flor, brócolis, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;
– Cascas: batata-inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, melancia, berinjela, cenoura, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora;
– Talos: couve-flor, brócolis, beterraba, agrião, salsa;
– Entrecascas: melancia, maracujá;
– Sementes: abóbora, melão, jaca, melancia.
Importante saber que para o aproveitamento das sobras e aparas é preciso mantê-las em condições seguras para o uso e preparo.
Então queridos leitores do Som de Papo, selecionei especialmente para vocês, algumas sugestões de como utilizar e aproveitar em sua totalidade os talos, folhas, cascas e sementes dos alimentos, confira:
Talos: podem ser picados e usados na preparação de arroz e aproveitados para dar cor, pode ser utilizado também em patês, recheios e em pratos doces.
Folhas: podem ser consumidas refogadas e utilizadas em tortas, suflês, saladas, refogada para fazer charutinhos.
Cascas: podem ser utilizadas para preparações de bolos, recheios salgados, bolinhos e tortas, raladas em saladas, serve para dar cor às preparações, como panquecas, arroz, gelatina, utilizada também para o preparo de sucos e cocadas.
Sementes: podem ser torradas e, juntamente com outras sementes e casca de ovo, formar uma farofa doce para ser consumida com frutas e sorvete.
Agora que você já entendeu a importância e como fazer o aproveitamento integral dos alimentos, vamos adotar essa prática em nossas refeições do dia a dia.

Fonte da Pesquisa:
www.portaleducacao.com.br
www.alimentacaoemfoco.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Posso usar?

Por: Priscila Conti   Olá queridos leitores. Na coluna Plus Size de hoje, o assunto é: Posso usar? Quantas vezes nós mulheres Plus ficamos em dúvida do que usar...

P51 Rock Brasil – “Já não sei mais”

Por Juninho Ouro Preto A Capital paulistana é uma zona musical muito especial para o Brasil. São Paulo além de ser a maior metrópole brasileira...

Estilo Minimalista na Decoração

Por  Angelica Schianta No ano que passou de 2020, nunca passamos tanto tempo dentro de casa. Toda essa alteração trouxe novos modos de viver em...

MC G15 lança “Nunca Foi Amor” em parceria com Nattan, DG e Batidão Stronda

Por: Omar Silva   Single estreia o projeto “G de 15 em 15”, em que o artista lançará uma música a cada 15 dias. Nesta sexta-feira, 24...