domingo, abril 28, 2024
Home Destaques Pirâmide Alimentar: conhece? sabe usar nas refeições?

Pirâmide Alimentar: conhece? sabe usar nas refeições?

Por Ana Lucia Reis.

O nosso bem-estar é vinculado à maneira como nos alimentamos, muitas vezes nos privamos de comer determinadas alimentos, mas a chave da boa alimentação está no equilíbrio, pois é possível consumir de tudo um pouco desde que haja um respeito às proporções, as quantidades ingeridas.
Mas como saber a quantidade necessária ou permitida de cada alimento? Em 1992, especialistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos montaram um diagrama que contém todas as informações necessárias para fazer refeições balanceadas. Trata-se da famosa Pirâmide Alimentar, conhecida como um guia alimentar que visava oferecer opções alimentares para que a população americana pudesse manter uma boa alimentação e diminuir o risco de doenças crônicas, porém sofreu diversas adaptações até os dias atuais.
O objetivo da pirâmide alimentar é sugerir uma dieta saudável e fácil para qualquer um seguir, ela apresenta os alimentos que necessitamos comer no dia-a-dia, não é uma determinação rigorosa, mas um guia alimentar geral que nos permite escolher uma dieta saudável e adequada, garantindo assim todos os nutrientes necessários para garantir uma boa saúde e bem-estar.


Na pirâmide, os alimentos estão divididos em grupos básicos. O número de porções de cada grupo que devemos consumir diariamente está recomendado na Pirâmide de Alimentos. Conheça:
Grupo dos pães, cereais, massas: Esses alimentos são responsáveis pelo fornecimento da energia para o nosso organismo e por isso devem ser consumidos em maior quantidade (base da pirâmide). O ideal é consumir cerca de 5 a 09 porções por dia.
Grupo dos vegetais e grupo das frutas: Esses dois grupos apresentam funções semelhantes. Chamados de alimentos reguladores, eles são muito importantes pois fornecem todas as vitaminas e minerais de que precisamos. Além disso, também são ricos em fibras. Devemos comer de 4 a 5 porções de vegetais e de 3 a 5 porções de frutas todos os dias.
Grupo do leite e derivados: São importantes fontes de cálcio. Devemos consumir cerca de 2 a 3 porções diárias.
Grupo das carnes, feijões, ovos e nozes: O principal nutriente deste grupo é a proteína, essencial para o reparo e construção de todos os tecidos do nosso organismo. Prefira as carnes magras, o frango sem pele e o peixe sem couro. O melhor é comer as carnes assadas, cozidas ou grelhadas. O número de porções indicado para carnes e ovos é de 1 a 2 porções por dia e de leguminosas 1 porção/dia.
Grupo dos açúcares e gorduras: Este grupo fica na parte superior da pirâmide, que é a mais estreita, pois é composto pelos alimentos que devemos consumir em menor quantidade, a recomendação de consumo é moderada de 01 a 02 porções por dia.
Outras recomendações é variar não apenas o tipo de frutas e verduras, mas também as cores (presença de diferentes tipos de micronutrientes), comer moderadamente alimentos gordurosos, frituras, doces e sal, evitar bebida alcóolica e não esquecer de beber água, ela é essencial em nossa alimentação.
Agora queridos leitores que vocês conheceram a pirâmide alimentar, e os números de porções indicadas para cada grupo de alimentos, lhe convido para usá-la em suas refeições diárias! Abraços e até a próxima coluna de nutrição.
Fontes da Pesquisa:
www.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf
www.catracalivre.com.br/equilibre-se/aprenda-usar-piramide-alimentar-nas-suas-refeicoes/

1 COMENTÁRIO

  1. Amei Ana Lúcia. Concordo que o mais importante é o equilíbrio, como você explana de muitos bem.
    Obrigada pela explicação do uso da pirâmide, irei colocá-la em prática.
    Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...