domingo, setembro 26, 2021
Home Destaques Pirâmide Alimentar: conhece? sabe usar nas refeições?

Pirâmide Alimentar: conhece? sabe usar nas refeições?

Por Ana Lucia Reis.

O nosso bem-estar é vinculado à maneira como nos alimentamos, muitas vezes nos privamos de comer determinadas alimentos, mas a chave da boa alimentação está no equilíbrio, pois é possível consumir de tudo um pouco desde que haja um respeito às proporções, as quantidades ingeridas.
Mas como saber a quantidade necessária ou permitida de cada alimento? Em 1992, especialistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos montaram um diagrama que contém todas as informações necessárias para fazer refeições balanceadas. Trata-se da famosa Pirâmide Alimentar, conhecida como um guia alimentar que visava oferecer opções alimentares para que a população americana pudesse manter uma boa alimentação e diminuir o risco de doenças crônicas, porém sofreu diversas adaptações até os dias atuais.
O objetivo da pirâmide alimentar é sugerir uma dieta saudável e fácil para qualquer um seguir, ela apresenta os alimentos que necessitamos comer no dia-a-dia, não é uma determinação rigorosa, mas um guia alimentar geral que nos permite escolher uma dieta saudável e adequada, garantindo assim todos os nutrientes necessários para garantir uma boa saúde e bem-estar.


Na pirâmide, os alimentos estão divididos em grupos básicos. O número de porções de cada grupo que devemos consumir diariamente está recomendado na Pirâmide de Alimentos. Conheça:
Grupo dos pães, cereais, massas: Esses alimentos são responsáveis pelo fornecimento da energia para o nosso organismo e por isso devem ser consumidos em maior quantidade (base da pirâmide). O ideal é consumir cerca de 5 a 09 porções por dia.
Grupo dos vegetais e grupo das frutas: Esses dois grupos apresentam funções semelhantes. Chamados de alimentos reguladores, eles são muito importantes pois fornecem todas as vitaminas e minerais de que precisamos. Além disso, também são ricos em fibras. Devemos comer de 4 a 5 porções de vegetais e de 3 a 5 porções de frutas todos os dias.
Grupo do leite e derivados: São importantes fontes de cálcio. Devemos consumir cerca de 2 a 3 porções diárias.
Grupo das carnes, feijões, ovos e nozes: O principal nutriente deste grupo é a proteína, essencial para o reparo e construção de todos os tecidos do nosso organismo. Prefira as carnes magras, o frango sem pele e o peixe sem couro. O melhor é comer as carnes assadas, cozidas ou grelhadas. O número de porções indicado para carnes e ovos é de 1 a 2 porções por dia e de leguminosas 1 porção/dia.
Grupo dos açúcares e gorduras: Este grupo fica na parte superior da pirâmide, que é a mais estreita, pois é composto pelos alimentos que devemos consumir em menor quantidade, a recomendação de consumo é moderada de 01 a 02 porções por dia.
Outras recomendações é variar não apenas o tipo de frutas e verduras, mas também as cores (presença de diferentes tipos de micronutrientes), comer moderadamente alimentos gordurosos, frituras, doces e sal, evitar bebida alcóolica e não esquecer de beber água, ela é essencial em nossa alimentação.
Agora queridos leitores que vocês conheceram a pirâmide alimentar, e os números de porções indicadas para cada grupo de alimentos, lhe convido para usá-la em suas refeições diárias! Abraços e até a próxima coluna de nutrição.
Fontes da Pesquisa:
www.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf
www.catracalivre.com.br/equilibre-se/aprenda-usar-piramide-alimentar-nas-suas-refeicoes/

1 COMENTÁRIO

  1. Amei Ana Lúcia. Concordo que o mais importante é o equilíbrio, como você explana de muitos bem.
    Obrigada pela explicação do uso da pirâmide, irei colocá-la em prática.
    Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Posso usar?

Por: Priscila Conti   Olá queridos leitores. Na coluna Plus Size de hoje, o assunto é: Posso usar? Quantas vezes nós mulheres Plus ficamos em dúvida do que usar...

P51 Rock Brasil – “Já não sei mais”

Por Juninho Ouro Preto A Capital paulistana é uma zona musical muito especial para o Brasil. São Paulo além de ser a maior metrópole brasileira...

Estilo Minimalista na Decoração

Por  Angelica Schianta No ano que passou de 2020, nunca passamos tanto tempo dentro de casa. Toda essa alteração trouxe novos modos de viver em...

MC G15 lança “Nunca Foi Amor” em parceria com Nattan, DG e Batidão Stronda

Por: Omar Silva   Single estreia o projeto “G de 15 em 15”, em que o artista lançará uma música a cada 15 dias. Nesta sexta-feira, 24...