sábado, maio 4, 2024
Home Destaques Relembrando a Semana Santa antes da Pandemia

Relembrando a Semana Santa antes da Pandemia

Por Thiago Matos

A paixão de Cristo acontecerá no dia 2 de Abril e a páscoa no dia 4, as da são alternadas ano a ano.

A semana santa sempre é celebrada no período entre os meses de março e abril. Essa data varia de acordo com a quarta feira de cinzas, que se inicia com a quaresma e se encerra no domingo de ramos. A semana santa retrata os acontecimentos bíblicos onde Jesus fez a última ceia com os discípulos, foi crucificado, morreu e ressuscitou.

Durante a semana santa, alguns costumes são seguidos a regra pelos católicos, como por exemplo, a abstinência de carne durante a semana, porém, outras pessoas optam por fazer esse jejum na Sexta – feira.

Os principais eventos da semana santa começam na quinta – feira. Apesar de ser um feriado da Igreja Católica Apostólica Romana, existem outras igrejas de cunho cristão que celebram essa data. Nela acontece a última ceia de Jesus, onde ele avisa que um dos seus discípulos ira o trair. Nesse dia também ocorre a celebração de lava-pés. Na missa, o padre tem costume de escolher alguns membros da assembleia para representar os discípulos, lavando os pés de cada um, deixando a mensagem de “ ide e anunciai o evangelho a toda criatura”. No mesmo dia, ocorre a vigília em adoração ao santíssimo sacramento, que se inicia após a missa de quinta e perdura até sexta – feira por volta das 3 da tarde, que simbolicamente é o horário que Jesus morre na Cruz.

Na sexta – feira santa acontece a paixão de Cristo, onde ele é crucificado, morto e sepultado. A maioria dos católicos, praticantes ou não, possuem o costume de não comer carne em respeito à morte de Jesus. Nesse dia ocorrem as procissões, que percorrem os passos de Jesus na via sacra.

Sábado santo (outro nome atribuído é o sábado de aleluia) onde ocorre a vigília pascal, que simboliza a espera dos fiéis pela ressureição de Cristo no domingo, é onde algumas paróquias e comunidades passam a madrugada em constante oração. Tem também o Círio pascal, onde se acende uma vela enorme com letras gregas representando o alfa e ômega o início e o fim. Durante o sábado acontece a malhação do Judas, ato que é visto como uma “ vingança popular“ contra a traição feita por Judas a Jesus Cristo.

No Domingo de Páscoa ocorre a Ressurreição de Jesus, a vitória da vida sobre a morte que começou na sexta feira. Três dias após ser sepultado, Jesus aparece para os discípulos de forma substancial. Para os cristãos, esse dia, tanto em missas e cultos, a celebração é direcionada para assembleia com uma mensagem de paz, amor e esperança. Mas sabemos que o comércio tem um papel interessante, principalmente com o coelho da páscoa, que tem como significado a fertilidade, sendo assim, existe o costume de se presentear parentes próximos com ovos de chocolate.

Fonte da Imagem: bibliapalavraviva.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...