quarta-feira, abril 24, 2024
Home Destaques Relembrando a Semana Santa antes da Pandemia

Relembrando a Semana Santa antes da Pandemia

Por Thiago Matos

A paixão de Cristo acontecerá no dia 2 de Abril e a páscoa no dia 4, as da são alternadas ano a ano.

A semana santa sempre é celebrada no período entre os meses de março e abril. Essa data varia de acordo com a quarta feira de cinzas, que se inicia com a quaresma e se encerra no domingo de ramos. A semana santa retrata os acontecimentos bíblicos onde Jesus fez a última ceia com os discípulos, foi crucificado, morreu e ressuscitou.

Durante a semana santa, alguns costumes são seguidos a regra pelos católicos, como por exemplo, a abstinência de carne durante a semana, porém, outras pessoas optam por fazer esse jejum na Sexta – feira.

Os principais eventos da semana santa começam na quinta – feira. Apesar de ser um feriado da Igreja Católica Apostólica Romana, existem outras igrejas de cunho cristão que celebram essa data. Nela acontece a última ceia de Jesus, onde ele avisa que um dos seus discípulos ira o trair. Nesse dia também ocorre a celebração de lava-pés. Na missa, o padre tem costume de escolher alguns membros da assembleia para representar os discípulos, lavando os pés de cada um, deixando a mensagem de “ ide e anunciai o evangelho a toda criatura”. No mesmo dia, ocorre a vigília em adoração ao santíssimo sacramento, que se inicia após a missa de quinta e perdura até sexta – feira por volta das 3 da tarde, que simbolicamente é o horário que Jesus morre na Cruz.

Na sexta – feira santa acontece a paixão de Cristo, onde ele é crucificado, morto e sepultado. A maioria dos católicos, praticantes ou não, possuem o costume de não comer carne em respeito à morte de Jesus. Nesse dia ocorrem as procissões, que percorrem os passos de Jesus na via sacra.

Sábado santo (outro nome atribuído é o sábado de aleluia) onde ocorre a vigília pascal, que simboliza a espera dos fiéis pela ressureição de Cristo no domingo, é onde algumas paróquias e comunidades passam a madrugada em constante oração. Tem também o Círio pascal, onde se acende uma vela enorme com letras gregas representando o alfa e ômega o início e o fim. Durante o sábado acontece a malhação do Judas, ato que é visto como uma “ vingança popular“ contra a traição feita por Judas a Jesus Cristo.

No Domingo de Páscoa ocorre a Ressurreição de Jesus, a vitória da vida sobre a morte que começou na sexta feira. Três dias após ser sepultado, Jesus aparece para os discípulos de forma substancial. Para os cristãos, esse dia, tanto em missas e cultos, a celebração é direcionada para assembleia com uma mensagem de paz, amor e esperança. Mas sabemos que o comércio tem um papel interessante, principalmente com o coelho da páscoa, que tem como significado a fertilidade, sendo assim, existe o costume de se presentear parentes próximos com ovos de chocolate.

Fonte da Imagem: bibliapalavraviva.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...