sexta-feira, maio 3, 2024
Home Destaques Progressiva e Selagem: qual a diferença?

Progressiva e Selagem: qual a diferença?

Por Gilbertinho Cabelereiro

A selagem capilar e a escova progressiva podem até terem efeitos parecidos. Redução de volume e do frizz e aspecto lisos, mas são procedimentos totalmente diferentes.

Fatores como banhos quentes e efeitos químicos podem abrir a cutícula que é a camada mais externa do fio deixando o cabelo com uma estática elevada, provocando o famoso frizz, fios quebradiços, sem brilho, díficeis de pentear e com pontas duplas. Em meio a esse cenário que a selagem entra em cena. o processo promove o fechamento das cutículas onde melhora a aparência dos fios, deixando-os mais brilhantes e com aspecto mais liso. Só que a selagem jamais deve ser feita com muita frequência, porque a chapinha acessório utilizado para realizá-la é prejudicial porque queima e traciona os fios. Antes de mais nada, é preciso saber que a selagem não alisa o cabelo.

Quem tem cabelo cacheado, por exemplo, ficará com os cachos mais abertos! Como sua função não é alisar, é que a selagem capilar pode ser feita, inclusive, por quem tem cabelo liso e quer reduzir frizz e volume. Independentemente do tipo de cabelo, o importante é ficar atento ao intervalo de realização e processo a serem feitos. O ideal é esperar de três a quatro meses entre uma sessão e outra.

Cuidados a serem tomados após o realinhamento dos fios!

Após a selagem capilar, aconselho a evitar o uso de shampoos de limpeza profunda ou anti-resíduos, pois eles diminuem a duração do efeito do procedimento. Geralmente, ela é feita com produtos à base de silicone, aminoácidos, cisteina que vão saindo à medida que se lava o cabelo. No máximo em 30 dias, os fios voltam à condição original.

Escova progressiva:

A escova progressiva é destinada para quem deseja ter um cabelo 100% liso e com menos volume, pois sua principal função é alisar a fibra capilar.
O procedimento pode ser realizado sem problema algum desde que o consumidor utilize produtos avaliados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tenham uma quantidade de alisante dentro dos níveis permitidos. A concentração de formol não pode ser acima de 0,2%” !

Faço o meu registo e alerta, para que nunca se realize simultaneamente procedimentos como a progressiva e a descoloração ao mesmo tempo. Esse intervalo deve ser de, no mínino, de 15 a 30 dias entre um e outrro sendo que o cabelo esteja super tratado. Outra recomendação para quem faz progressiva é hidratar os fios duas vezes por semana, com máscara em especial a reconstrução para repor nutrientes perdidos. É fundamental que as clientea não apliquem produtos químicos em sua residência sem terem conhecimentos, Aconselho que busquem um profissional da área.

Ao adotar diferentes procedimentos químicos, indico que sejam feitos com o mesmo cabeleireiro. Assim o profissional poderá garantir que não haja incompatibilidade das fórmulas dos produtos utilizados. Se por ventura durante a aplicação, o couro cabeludo coçar ou arder e/ou a pessoa tiver tosse ou rouquidão, é melhor interromper o processo imediatamente, enxaguar a cabeça com água abundante e procurar um médico.

Cabelo com progressiva: como cuidar.

Se sua escolha for pela progressiva, o sistema de tratamento com cabelos danificados vai ajudar a manter seu extensão capilar saudável. Os produtos que compõem o sistema regeneram profundamente e recuperam a saúde e a textura dos fios de dentro para fora. Usem shampoos hidratantes, produtos concentrados a base de proteínas!

Att: @gilbertinhocabeleireiro

Instagram @gilbertinhocabeleireiro 💇🏼‍♀️

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...