segunda-feira, maio 6, 2024
Home Destaques Por que é importante mastigar bem e comer devagar?

Por que é importante mastigar bem e comer devagar?

Por: Juliana Ferreira

 

Quando ingerimos um alimento, o nosso organismo começa a perceber que estamos nos alimentando. Mas esse processo demora um tempo.

Quem come muito rápido, seja por ansiedade, pressa, costume ou por estar com muita fome, tem mais chances de comer além do necessário durante a refeição.

Muitas vezes a pessoa termina de comer o que estava no prato e repete antes mesmo do cérebro entender que o primeiro prato foi finalizado.

Às vezes, é comum comer no “automático”, preocupado com outras coisas, fazendo outras coisas, que nem presta atenção ao sabor da comida e quantidade consumida. E, muitas vezes, vem aquela sensação de que não comemos o suficiente. Ou comemos tão rápido que só percebemos a saciedade quando já estamos cheios.

O dia a dia pode ser corrido, mas no momento da refeição tente dar mais atenção ao que você come, a maneira que mastiga e o sabor do que você está comendo.

Tão importante quanto o que comemos é a forma que comemos.

Mastigue bem e coma devagar para que seu corpo tenha tempo necessário para se sentir plenamente saciado com a refeição.

Trouxe algumas dicas:

  • Ao comer, apenas coma: Sei que para muitas pessoas o horário do almoço é o único momento de pausa para responder pessoas no celular, se interar das notícias, etc. Mas, é importante deixar o celular de lado durante os minutinhos que você come. Mantendo a atenção, você aproveita mais a refeição.
  • Repouse os talheres na mesa entre as garfadas: Após levar o alimento a boca, repouse os talheres na mesa. Isso ajuda a comer mais devagar.
  • Evite ficar longos períodos em jejum: Quando você vai comer com muita fome pode comer muito mais rápido ou até comer além do necessário. Então é importante planejar as refeições do dia e tentar ter um lanchinho por perto.

Essas são só algumas dicas. É importante procurar ajuda de um profissional para te ajudar a identificar o que precisa mudar e qual a melhor maneira de fazer isso de acordo com suas necessidades e rotina.

Juliana Ferreira – Nutricionista Comportamental

 

Imagem: www.personare.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A perspectiva da violência doméstica contra a mulher Plus

Por Paula Furtado  A violência doméstica não é algo que acontece somente contra as mulheres Plus, qualquer mulher pode estar sujeita a viver um relacionamento...

Não julgueis um livro pela sua capa

Por Dôra Paiva  Esse é um antigo jargão que retrata uma triste realidade. Mesmo assim ele se faz muito presente na vida de muitas pessoas....

Para saber o que é o estilo Boho

Por Angelica Schianta Sendo uma tendência na decoração, o estilo Boho, popular e muito acessível, combina vários outros estilos tendo como resultado propostas únicas. A...

Você sabe o que é NOMOFOBIA? Conheça o transtorno de dependência de Tecnologia

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O uso excessivo de telas afeta diretamente a saúde mental, independentemente da idade. A nomofobia é um termo utilizado para...