domingo, maio 5, 2024
Home Destaques Glúten e lactose são vilões e fazem mal à saúde?

Glúten e lactose são vilões e fazem mal à saúde?

Por Nutricionista Juliana Ferreira

@juliana.ferreiranutri

 

Vamos esclarecer um mito hoje?

É comum associar o termo “livre de glúten” ou” glúten free”, “lacto free”  a alimentos tidos como mais saudáveis. Mas não é bem por aí.

Para indivíduos saudáveis, o glúten e a lactose não são ruins como geralmente se ouve ser disseminado.

Vou explicar.

As dietas sem glúten e sem lactose são recomendadas para pessoas que apresentam doença celíaca e intolerância a lactose, respectivamente. E o que é isso?

A pessoa com doença celíaca apresenta intolerância permanente ou alergia ao glúten, que é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada e seus subprodutos. O tratamento da doença baseia-se em uma alimentação isenta desta proteína por toda a vida.

Já a intolerância à lactose é caracterizada pela deficiência na produção da enzima lactase, que é necessária para a digestão da lactose, que é o açúcar contido em leite e derivados. Existem vários graus de intolerância à lactose, por isso, alguns indivíduos, mesmo com a intolerância, conseguem ingerir pequenas quantidades de leite ou derivados, enquanto outros não toleram.

Então não há pesquisas conclusivas que sustentem a recomendação de exclusão do glúten ou lactose da alimentação de indivíduos SAUDÁVEIS. Sendo assim, a restrição indiscriminada do glúten e lactose a indivíduos saudáveis não tem respaldo científico.

Ai você fala: “Mas fulana tirou glúten da alimentação e emagreceu”. Sim, a retirada da alimentação pode favorecer a redução do peso corporal por estar relacionados à redução da ingestão total de calorias e carboidratos na dieta. “Ah, então se quero emagrecer dá certo”. Eu preciso lembrar que se você quer reduzir peso, o olhar deve ser mais ampliado, não é restringir, mas ter uma alimentação equilibrada, prazerosa, estilo de vida saudável, exercícios, hidratação, sono, bem-estar, controle de estresse, bem-estar emocional e várias coisas. É olhar fora da caixinha. Por isso, é legal ter ajuda profissional para te guiar.

Então, se você não tem algum tipo de sensibilidade ao glúten e à lactose, eles podem ser ingeridos dentro de uma alimentação balanceada e com melhores escolhas. Cada caso é um caso.

Há muitas informações espalhadas por aí sem base científica. Tomem cuidado com o que absorvem.

Referência:

Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 164 p.: il.

Referência da imagem: https://nortenoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/04/mito-verdade-esclerose.jpg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Você sabe o que é NOMOFOBIA? Conheça o transtorno de dependência de Tecnologia

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O uso excessivo de telas afeta diretamente a saúde mental, independentemente da idade. A nomofobia é um termo utilizado para...

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...