quinta-feira, abril 25, 2024
Home Destaques Glúten e lactose são vilões e fazem mal à saúde?

Glúten e lactose são vilões e fazem mal à saúde?

Por Nutricionista Juliana Ferreira

@juliana.ferreiranutri

 

Vamos esclarecer um mito hoje?

É comum associar o termo “livre de glúten” ou” glúten free”, “lacto free”  a alimentos tidos como mais saudáveis. Mas não é bem por aí.

Para indivíduos saudáveis, o glúten e a lactose não são ruins como geralmente se ouve ser disseminado.

Vou explicar.

As dietas sem glúten e sem lactose são recomendadas para pessoas que apresentam doença celíaca e intolerância a lactose, respectivamente. E o que é isso?

A pessoa com doença celíaca apresenta intolerância permanente ou alergia ao glúten, que é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada e seus subprodutos. O tratamento da doença baseia-se em uma alimentação isenta desta proteína por toda a vida.

Já a intolerância à lactose é caracterizada pela deficiência na produção da enzima lactase, que é necessária para a digestão da lactose, que é o açúcar contido em leite e derivados. Existem vários graus de intolerância à lactose, por isso, alguns indivíduos, mesmo com a intolerância, conseguem ingerir pequenas quantidades de leite ou derivados, enquanto outros não toleram.

Então não há pesquisas conclusivas que sustentem a recomendação de exclusão do glúten ou lactose da alimentação de indivíduos SAUDÁVEIS. Sendo assim, a restrição indiscriminada do glúten e lactose a indivíduos saudáveis não tem respaldo científico.

Ai você fala: “Mas fulana tirou glúten da alimentação e emagreceu”. Sim, a retirada da alimentação pode favorecer a redução do peso corporal por estar relacionados à redução da ingestão total de calorias e carboidratos na dieta. “Ah, então se quero emagrecer dá certo”. Eu preciso lembrar que se você quer reduzir peso, o olhar deve ser mais ampliado, não é restringir, mas ter uma alimentação equilibrada, prazerosa, estilo de vida saudável, exercícios, hidratação, sono, bem-estar, controle de estresse, bem-estar emocional e várias coisas. É olhar fora da caixinha. Por isso, é legal ter ajuda profissional para te guiar.

Então, se você não tem algum tipo de sensibilidade ao glúten e à lactose, eles podem ser ingeridos dentro de uma alimentação balanceada e com melhores escolhas. Cada caso é um caso.

Há muitas informações espalhadas por aí sem base científica. Tomem cuidado com o que absorvem.

Referência:

Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 164 p.: il.

Referência da imagem: https://nortenoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/04/mito-verdade-esclerose.jpg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...