sábado, abril 27, 2024
Home Destaques É o Passado ou o Presente, o que mais interfere na sua...

É o Passado ou o Presente, o que mais interfere na sua vida?

Por Dôra Paiva

O extraordinário escritor inglês William Shakespeare, imortalizou a seguinte frase: “Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente”. Grande reflexão ele nos trouxe, pois essa afirmativa nos remete de forma incisiva, a pensarmos na nossa vida e nos estágios que teremos que atingir. Shakespeare, em sua grande sabedoria, traz para nós a concepção de Tempo, que será muito importante para o nosso viver.
O Tempo em nossa vida, é marcado por 3 etapas distintas, que irão influenciar o modo de vida de todos nós. Essas etapas temporais são: Passado- Presente e o Futuro. Cada uma ao seu tempo de ação, apresenta uma grande importância para o nosso desenvolvimento como pessoas, em pleno processo de interação com a Vida, e a tudo o que se refere a ela. Essas fases, representam um aprendizado que será acrescentado ao desenvolvimento pessoal de cada um.
O Passado, como o seu próprio sentido informa, é muito esclarecedor e preciso, pois ele faz referência a fatos e situações, que já foram vivenciadas. Ele traz um contexto onde aquilo que existiu, ficará para sempre envolto nas lembranças. As lembranças ficam, porém a vida segue. Viver apenas no passado, é não estar no presente e não pensar no futuro. Ele é igual as águas dos rios que passam em seu curso e não retornam mais. “Não vivam no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente”- Sakyamuni. Com isso, não estamos entrando no mérito de diminuir o valor e a importância do passado, muito pelo contrário, estamos sim alertando que o mesmo, foi uma etapa que vivenciamos e sentimos a força da sua ação.
O Presente, é o único tempo que realmente é nosso. Ele é a vida que temos nesse exato momento, com as alegrias, emoções, tristezas e frustrações. Precisamos olhar ao nosso redor, olhar o terreno que estamos pisando energeticamente. Essa é a forma de viver e vivenciar o presente. A nossa vida é estruturada e configurada na atualidade, pois o passado e o futuro, não existem no mundo real, eles são tempos de Alma. Quando somos apegados ao passado e ao futuro, esquecemos de viver o presente e consequentemente, anulamos esse presente e também nossa vida. “Viva unicamente no presente, não no futuro. Faça hoje o melhor que puder; não espere o amanhã” – Paramahansa Yogananda.
PORQUE PRECISAMOS FOCAR NO PRESENTE?
Aparentemente, pode até soar como uma atitude egoística, o fato de estarmos dando ênfase ao Presente, sem a preocupação com o Passado e muito menos com o Futuro. O Presente é o palco onde iremos desenvolver, interagir e transformar as estruturas que estão ao nosso redor. Isso por que, o Passado, não pode mais ser alterado, são águas passadas. Enquanto que o Futuro, ainda não aconteceu, são as conjecturas que fazemos ao longo da nossa vida. O nosso poder de transformação, está no Presente, no aqui e no agora. O processo de crescimento pessoal, é realizado através das experiências que tivemos no Passado, porém a sua concretização apenas se dará no Presente. Vamos investir no trabalho de eliminação das Crenças Limitantes, que são as experiências já vividas, que impedem e limitam os indivíduos, dificultando para eles, a oportunidade de conhecerem coisas novas e novos horizontes.
Eckhart Tolle, em seu livro “O Poder do Agora”, lista vários benefícios que teremos em nossa vida, pelo fato de vivermos o hoje, o aqui e o agora. Para ele, o momento presente, é um tempo único, vejam : “O momento presente é tudo o que você tem. Faça do agora o foco principal de sua vida”. A maravilhosa Simone Beauvoir também faz uma grande afirmação sobre esse tema. Ela citou que: “O Presente, não é um Passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação”.
Pois é meus amados amigos e leitores, a Vida é um grande palco, onde nós desempenhamos os nossos papéis, de acordo com o script que nos foi entregue. A nossa performance, será vitoriosa ou desastrosa, a depender do nosso empenho e da nossa eficiência, ao desenvolver o personagem. Não vamos permitir que o Passado, seja a nossa linha de pensamento. Assim como também, não podemos respaldar a nossa vida, pensando apenas no Futuro. Esses dois tempos, são deverasmente importantes, mas eles não podem reger a orquestra sinfônica da nossa vida. Essa orquestra, só poderá desenvolver uma harmonia melodiosa, se soubermos gerenciar os tempos de Almas ( passado e futuro), como elementos coadjuvantes dentro da nossa existência. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências:
Texto: www.vidasimples.com
www.ibccoaching.com.br
Imagem: www.pinterest.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...