quinta-feira, março 28, 2024
Home Destaques É o Passado ou o Presente, o que mais interfere na sua...

É o Passado ou o Presente, o que mais interfere na sua vida?

Por Dôra Paiva

O extraordinário escritor inglês William Shakespeare, imortalizou a seguinte frase: “Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente”. Grande reflexão ele nos trouxe, pois essa afirmativa nos remete de forma incisiva, a pensarmos na nossa vida e nos estágios que teremos que atingir. Shakespeare, em sua grande sabedoria, traz para nós a concepção de Tempo, que será muito importante para o nosso viver.
O Tempo em nossa vida, é marcado por 3 etapas distintas, que irão influenciar o modo de vida de todos nós. Essas etapas temporais são: Passado- Presente e o Futuro. Cada uma ao seu tempo de ação, apresenta uma grande importância para o nosso desenvolvimento como pessoas, em pleno processo de interação com a Vida, e a tudo o que se refere a ela. Essas fases, representam um aprendizado que será acrescentado ao desenvolvimento pessoal de cada um.
O Passado, como o seu próprio sentido informa, é muito esclarecedor e preciso, pois ele faz referência a fatos e situações, que já foram vivenciadas. Ele traz um contexto onde aquilo que existiu, ficará para sempre envolto nas lembranças. As lembranças ficam, porém a vida segue. Viver apenas no passado, é não estar no presente e não pensar no futuro. Ele é igual as águas dos rios que passam em seu curso e não retornam mais. “Não vivam no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente”- Sakyamuni. Com isso, não estamos entrando no mérito de diminuir o valor e a importância do passado, muito pelo contrário, estamos sim alertando que o mesmo, foi uma etapa que vivenciamos e sentimos a força da sua ação.
O Presente, é o único tempo que realmente é nosso. Ele é a vida que temos nesse exato momento, com as alegrias, emoções, tristezas e frustrações. Precisamos olhar ao nosso redor, olhar o terreno que estamos pisando energeticamente. Essa é a forma de viver e vivenciar o presente. A nossa vida é estruturada e configurada na atualidade, pois o passado e o futuro, não existem no mundo real, eles são tempos de Alma. Quando somos apegados ao passado e ao futuro, esquecemos de viver o presente e consequentemente, anulamos esse presente e também nossa vida. “Viva unicamente no presente, não no futuro. Faça hoje o melhor que puder; não espere o amanhã” – Paramahansa Yogananda.
PORQUE PRECISAMOS FOCAR NO PRESENTE?
Aparentemente, pode até soar como uma atitude egoística, o fato de estarmos dando ênfase ao Presente, sem a preocupação com o Passado e muito menos com o Futuro. O Presente é o palco onde iremos desenvolver, interagir e transformar as estruturas que estão ao nosso redor. Isso por que, o Passado, não pode mais ser alterado, são águas passadas. Enquanto que o Futuro, ainda não aconteceu, são as conjecturas que fazemos ao longo da nossa vida. O nosso poder de transformação, está no Presente, no aqui e no agora. O processo de crescimento pessoal, é realizado através das experiências que tivemos no Passado, porém a sua concretização apenas se dará no Presente. Vamos investir no trabalho de eliminação das Crenças Limitantes, que são as experiências já vividas, que impedem e limitam os indivíduos, dificultando para eles, a oportunidade de conhecerem coisas novas e novos horizontes.
Eckhart Tolle, em seu livro “O Poder do Agora”, lista vários benefícios que teremos em nossa vida, pelo fato de vivermos o hoje, o aqui e o agora. Para ele, o momento presente, é um tempo único, vejam : “O momento presente é tudo o que você tem. Faça do agora o foco principal de sua vida”. A maravilhosa Simone Beauvoir também faz uma grande afirmação sobre esse tema. Ela citou que: “O Presente, não é um Passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação”.
Pois é meus amados amigos e leitores, a Vida é um grande palco, onde nós desempenhamos os nossos papéis, de acordo com o script que nos foi entregue. A nossa performance, será vitoriosa ou desastrosa, a depender do nosso empenho e da nossa eficiência, ao desenvolver o personagem. Não vamos permitir que o Passado, seja a nossa linha de pensamento. Assim como também, não podemos respaldar a nossa vida, pensando apenas no Futuro. Esses dois tempos, são deverasmente importantes, mas eles não podem reger a orquestra sinfônica da nossa vida. Essa orquestra, só poderá desenvolver uma harmonia melodiosa, se soubermos gerenciar os tempos de Almas ( passado e futuro), como elementos coadjuvantes dentro da nossa existência. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências:
Texto: www.vidasimples.com
www.ibccoaching.com.br
Imagem: www.pinterest.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Recital Performático no Teatro

Por Redação  Nesta quinta-feira (28), às 19h, o grupo poético "Nós Por Acaso" realiza mais uma edição do recital performático “Sonora Poesia & Outros Baratos”,...

Renato Russo: eterno poeta da MPB

Por Teo Gelson    Renato Russo  Nasceu no Rio de Janeiro e viveu durante 3 anos em Nova York. Um dos maiores poetas da MPB de todos os...

Última Rodada da Fase de Grupos da Copa do Nordeste

Por Fernando Francisco    Neste meio de semana o destaque do futebol brasileiro é a última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste com...

Léo Santana com festa lotada no “Léo & Elas” no Mineirão

Por Gilberto Romano  Léo Santana registra no Mineirão o projeto “Léo & Elas” para mais de 40 mil pessoas. A gravação do DVD contou a participação...