segunda-feira, abril 29, 2024
Home Decoração e Paisagismo Voce já conhece uma bioconstrução!

Voce já conhece uma bioconstrução!

Por Angelica Schianta

@arq.angelicaschianta

 

A bioconstrução nos apresenta o conceito de que os ambientes sustentáveis são construídos a partir do uso de materiais e técnicas de construção com o menor impacto ambiental, adequando-se às condições locais, realizando o tratamento dos resíduos, junto energia  alternativa e reciclagens.

Os dogmas da Permacultura, nome dado pelos australianos Bill Mollison e David Holger, ambos ambientalistas, fala de uma cultura permanente, que busca modos de integrar e harmonizar o homem e a natureza.

Na bioedificação se entende o ciclo da vida, a origem e o fim dos materiais usados, a escolha por materiais da região, atóxicos e duráveis. Ela também busca o respeito pelo meio ambiente nas fases de projeto, na construção e na vida da edificação. Assim como uma regra exigida fala sobre a minimização dos resíduos produzidos pela obra. Ocorrendo, inclusive, como resultado na melhor solução para o conforto ambiental com o estudo das condições locais, entre outras condicionantes.

Algumas das técnicas conhecidas bioconstrutivas que são a taipa de pilão, o hiper adobe, o pau a pique ou de mão, COB, entre outras.

Entre os materiais utilizados destacamos a terra, a palha, a pedra, a madeira. O bambu é um material bastante utilizado, tanto como mobiliário, tramas do pau a pique, bem como estruturalmente. Vamos conhecer um pouco mais das técnicas, mesmo que resumidamente, afinal um pouco de novidade não faz mal, ao contrário faz um bem danado : ))

Super adobe – técnica de terra ensacada em que sacos de polipropileno são preenchidos com solo úmido. Após o ensacamento, os sacos são colocados no local onde se levantarão as paredes em fiadas de 20cm de altura até se completar a altura da parede que se projetou.

Adobe – são tijolos confeccionados a partir da mistura de areia, estrume, barro cru e fibra vegetal. Após a secagem ao ar livre, usa-se para levantar a construção. A palha presente na composição trará conforto térmico à edificação.

COB – é composto por areia, palha, argila e água, mistura que moldará as paredes como se escultura fossem. Pode-se também construir algumas mobílias da casa como camas, estantes ou bancos. Essa mistura é resistente ao fogo e a abalos sísmicos.

Pau a pique – técnica de baixo custo, onde são armados painéis de varas de madeira ou de bambu, sendo que as varetas verticais são apoiadas no solo e as tiras horizontais são amarradas nas verticais por cipó, corda ou pregos, na sequência, a trama é toda preenchida com barro.

Destacamos como vantagens da bioconstrução a redução na geração de resíduos, no menor consumo energético, na participação da comunidade e na preservação do meio ambiente.

Na gestão dos resíduos indica-se o tratamento do esgoto dos banheiros, da água utilizada no chuveiro, na lavanderia, e a redução do entulho na obra. A utilização de fontes renováveis de energia como a solar e a eólica são muito bem vindas.

O uso de materiais ecológicos tais como terra crua, teto verde, piso permeável na área externa. A captação da água da chuva para reuso nos jardins, nas hortas, lavagem de calçadas e varandas, sanitários. Controle da temperatura por meio da ventilação cruzada, são algumas das vantagens desse tipo de construção. Temos muito o que conversar e saber sobre esses métodos, em breve posto mais notícias pra vocês.

Exif_JPEG_PICTURE

Então caro leitor do Som de Papo, você construiria uma casa de terra? Elas são muito confortáveis, duráveis e bonitas, viu! Sem dizer sobre a grande ajuda ao planeta que esse. Qual a sua opinião, me conte, estou te esperando. Valeu, até a próxima!

Angelica Schianta é Artista Plástica, Arquiteta, Urbanista e Conservadora/Restauradora de Bens Culturais.

Legenda das imagens:

Capa: Super Adobe I Foto: Ugreen

01: Taipa de pilão I Foto: ArchDaily

02: Hiper adobe I Foto: ArchDaily

03: Pau a pique I Foto: Djalma Nery

04: Tijolos de adobe I Foto: Viva Decora

05: COB I Foto: Ugreen

Fontes de pesquisa:

www.archdaily.com.br/br/950945/o-que-e-bioconstrucao

www.ecycle.com.br/bioconstrucao/

www.ugreen.com.br/bioconstrucao-utilizando-reciclagem-nas-construcoes/

www.djalmanery.eco.br/ecologia/pl-bioconstrucao-pode-ser-financiada-no-minha-casa-minha-vida

www.vivadecora.com.br/pro/tipos-de-tijolos/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...