sexta-feira, março 29, 2024
Home Decoração e Paisagismo Voce já conhece uma bioconstrução!

Voce já conhece uma bioconstrução!

Por Angelica Schianta

@arq.angelicaschianta

 

A bioconstrução nos apresenta o conceito de que os ambientes sustentáveis são construídos a partir do uso de materiais e técnicas de construção com o menor impacto ambiental, adequando-se às condições locais, realizando o tratamento dos resíduos, junto energia  alternativa e reciclagens.

Os dogmas da Permacultura, nome dado pelos australianos Bill Mollison e David Holger, ambos ambientalistas, fala de uma cultura permanente, que busca modos de integrar e harmonizar o homem e a natureza.

Na bioedificação se entende o ciclo da vida, a origem e o fim dos materiais usados, a escolha por materiais da região, atóxicos e duráveis. Ela também busca o respeito pelo meio ambiente nas fases de projeto, na construção e na vida da edificação. Assim como uma regra exigida fala sobre a minimização dos resíduos produzidos pela obra. Ocorrendo, inclusive, como resultado na melhor solução para o conforto ambiental com o estudo das condições locais, entre outras condicionantes.

Algumas das técnicas conhecidas bioconstrutivas que são a taipa de pilão, o hiper adobe, o pau a pique ou de mão, COB, entre outras.

Entre os materiais utilizados destacamos a terra, a palha, a pedra, a madeira. O bambu é um material bastante utilizado, tanto como mobiliário, tramas do pau a pique, bem como estruturalmente. Vamos conhecer um pouco mais das técnicas, mesmo que resumidamente, afinal um pouco de novidade não faz mal, ao contrário faz um bem danado : ))

Super adobe – técnica de terra ensacada em que sacos de polipropileno são preenchidos com solo úmido. Após o ensacamento, os sacos são colocados no local onde se levantarão as paredes em fiadas de 20cm de altura até se completar a altura da parede que se projetou.

Adobe – são tijolos confeccionados a partir da mistura de areia, estrume, barro cru e fibra vegetal. Após a secagem ao ar livre, usa-se para levantar a construção. A palha presente na composição trará conforto térmico à edificação.

COB – é composto por areia, palha, argila e água, mistura que moldará as paredes como se escultura fossem. Pode-se também construir algumas mobílias da casa como camas, estantes ou bancos. Essa mistura é resistente ao fogo e a abalos sísmicos.

Pau a pique – técnica de baixo custo, onde são armados painéis de varas de madeira ou de bambu, sendo que as varetas verticais são apoiadas no solo e as tiras horizontais são amarradas nas verticais por cipó, corda ou pregos, na sequência, a trama é toda preenchida com barro.

Destacamos como vantagens da bioconstrução a redução na geração de resíduos, no menor consumo energético, na participação da comunidade e na preservação do meio ambiente.

Na gestão dos resíduos indica-se o tratamento do esgoto dos banheiros, da água utilizada no chuveiro, na lavanderia, e a redução do entulho na obra. A utilização de fontes renováveis de energia como a solar e a eólica são muito bem vindas.

O uso de materiais ecológicos tais como terra crua, teto verde, piso permeável na área externa. A captação da água da chuva para reuso nos jardins, nas hortas, lavagem de calçadas e varandas, sanitários. Controle da temperatura por meio da ventilação cruzada, são algumas das vantagens desse tipo de construção. Temos muito o que conversar e saber sobre esses métodos, em breve posto mais notícias pra vocês.

Exif_JPEG_PICTURE

Então caro leitor do Som de Papo, você construiria uma casa de terra? Elas são muito confortáveis, duráveis e bonitas, viu! Sem dizer sobre a grande ajuda ao planeta que esse. Qual a sua opinião, me conte, estou te esperando. Valeu, até a próxima!

Angelica Schianta é Artista Plástica, Arquiteta, Urbanista e Conservadora/Restauradora de Bens Culturais.

Legenda das imagens:

Capa: Super Adobe I Foto: Ugreen

01: Taipa de pilão I Foto: ArchDaily

02: Hiper adobe I Foto: ArchDaily

03: Pau a pique I Foto: Djalma Nery

04: Tijolos de adobe I Foto: Viva Decora

05: COB I Foto: Ugreen

Fontes de pesquisa:

www.archdaily.com.br/br/950945/o-que-e-bioconstrucao

www.ecycle.com.br/bioconstrucao/

www.ugreen.com.br/bioconstrucao-utilizando-reciclagem-nas-construcoes/

www.djalmanery.eco.br/ecologia/pl-bioconstrucao-pode-ser-financiada-no-minha-casa-minha-vida

www.vivadecora.com.br/pro/tipos-de-tijolos/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Recital Performático no Teatro

Por Redação  Nesta quinta-feira (28), às 19h, o grupo poético "Nós Por Acaso" realiza mais uma edição do recital performático “Sonora Poesia & Outros Baratos”,...

Renato Russo: eterno poeta da MPB

Por Teo Gelson    Renato Russo  Nasceu no Rio de Janeiro e viveu durante 3 anos em Nova York. Um dos maiores poetas da MPB de todos os...

Última Rodada da Fase de Grupos da Copa do Nordeste

Por Fernando Francisco    Neste meio de semana o destaque do futebol brasileiro é a última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste com...

Léo Santana com festa lotada no “Léo & Elas” no Mineirão

Por Gilberto Romano  Léo Santana registra no Mineirão o projeto “Léo & Elas” para mais de 40 mil pessoas. A gravação do DVD contou a participação...