terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques Conheça as mais importantes atitudes da nossa vida

Conheça as mais importantes atitudes da nossa vida

Por Dôra Paiva

A nossa vida, é um eterno ato de descobrir as estruturas, que nos rodeiam. A essas estruturas na maioria das vezes, não damos devida atenção, para o seu modo de atuação em nós. Existem no nosso dia a dia, algumas situações que se instalam de forma sorrateira e envolvente, no nosso viver habitual. Porém, precisamos atentar para algumas situações que, ao serem abordadas e estudadas criteriosamente, poderão nos auxiliar, nesse processo de crescimento e de descobertas. Todos nós possuímos em nosso Ser, algumas engrenagens, que são consideradas como as maiores atitudes, que poderemos ativar, elas serão as grandes oportunidades para a mudança e ressignificação. Elas são as 6 atitudes mais importantes da nossa vida.
QUAIS SÃO AS MAIS IMPORTANTES ATITUDES DA NOSSA VIDA?
Coincidentemente, todas as 6 atitudes, se iniciam com a letra A. São elas:
1. ASSUMIR – tem como significado adotar, atingir, alcançar, tomar sobre si. Quando assumimos algo ou pessoas, chamamos para nós a responsabilidade sobre os eventos ou casos concretos. A grande dificuldade encontrada pelas pessoas, é a capacidade de assumir os seus erros. Isto porque em vez de buscarmos aprender com os erros, procuramos escondê-los, por temer os julgamentos através da exposição, que tornará visível as nossas fraquezas e vulnerabilidade.
2. ACEITAR – a aceitação é outro desafio, que o ser humano precisa enfrentar. Isto por que o processo do aceitar-se, é transformar o negativo do erro, em positivo. Nesse contexto passamos a entender o quanto somos frágeis em atitudes, porém não podemos deixar de reconhecer que possuímos as nossas potencialidades, apesar dos erros. Esse é um processo diário de construção, pois não é realizado da noite para o dia.
3. AGIR – significa fazer alguma coisa ou realizar verdadeiramente algo. O processo do agir, tem relação com o enfrentamento de situação adversa, buscando modificar o seu curso direcional. Quando agimos, tomamos a direção, o comando das atitudes. Mas é preciso ter a humildade e a serenidade, para a realização da tarefa com segurança, honestidade e excelência.
4. APRENDER – o aprendizado é uma grande habilidade que as pessoas, necessitam praticar. Ela tem como significado, a capacidade de passar a ter conhecimento e de instruir-se. O ato de aprender, é uma grande conquista para o ser humano. Esse aprendizado facilitará o entendimento das situações que nos rodeiam e nos ajuda no desenvolvimento das nossas potencialidades.
5. ACREDITAR – é a possibilidade de admitir e incorporar o verdadeiro e o real. É ter confiança em algo ou em alguém. É a capacidade de estar resignando o modo de viver, sem o olhar do preconceito. É investir no novo modelo de vida. Acreditar é a mola mestra para a transformação.
6. AUMENTAR – é expandir, alargar, intensificar as atitudes e as ações, que foram repaginadas. É a ampliação do novo modelo de vida. É dilatar possibilidades, para que as mesmas sejam absorvidas e introjetadas pelas pessoas.
“Se quiser conhecer uma pessoa, não ouça nada do que ela diz. Apenas observe os seus atos”. Essa frase foi dita por Kleber Novartes. E ela traduz uma grande verdade, que muitos de nós nos recusamos a enxergar.
Sabemos de antemão, que existem muitas outras atitudes, que são de grande importância para todos nós. Dentre elas citamos: o cuidar da Saúde; a manutenção da Fé; a vivência da Paz; a construção da Liberdade; a implantação do Amor. Mas propositalmente, escolhemos abordar, nesse texto, aquelas atitudes que estão relacionadas com o processo do autoconhecimento. Pois é esse contexto, que nos elevará para uma outra condição. Qual? À condição de buscarmos sermos melhores hoje, do que fomos ontem. Ao patamar da certeza de que esta preparação, vai nos possibilitar a estarmos muito mais preparados para enfrentar a batalha do amanhã. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

“Ás vezes tudo que está faltando para mudar a sua vida, é a sua atitude em relação a ela”.

Referências:
Texto:www.familia.com.br
www.penser.com.br
Imagem: www.pinterest.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...