segunda-feira, maio 20, 2024
Home Destaques Por onde anda Miguel Falabella?

Por onde anda Miguel Falabella?

Por Rony Cysney

Carioca, com 67 anos de idade, completados no último dia 10 de outubro, Miguel é um dos maiores nomes das Artes Cênicas do Brasil. Suas primeiras aulas de teatro foram ainda no colégio, durante a adolescência e, mais tarde, fez aulas regulares no Teatro Tablado. Ao mesmo tempo que estudava teatro, cursou Letras, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. “O Dragão” de Eugène Schwarz, foi sua primeira peça de estreia, aos 18 anos. Passou uma temporada na França, onde fez diversos cursos. De volta ao Brasil, se tornou professor de teatro, na escola onde estudou.

Sua carreira na televisão foi iniciada interpretando o galã romântico do Caso Verdade (1982). Na sua primeira novela, Sol de Verão, viveu o personagem Romeu. Falabella encarnou também o personagem Renato em Amor com Amor se Paga (1984). A estreia na função de diretor da novela Sassaricando, de Silvio de Abreu, aconteceu em 1987.
Como Autor, a sua primeira novela foi Salsa e Merengue (1996), escrita em coautoria com Maria Carmem Barbosa. Depois veio A Lua Me Disse (2005) e novela Aquele Beijo (2011). Em outros dois trabalhos, Falabella também redigiu e atuou: Toma Lá Dá Cá (2006) e Pé Na Cova (2013). Durante a década de 90, Miguel Falabella assinou no jornal O Globo a coluna semanal Um Coração Urbano. Ele também teve uma coluna regular no jornal O Dia.
Em relação aos livros literários, lançou a coletânea de crônicas Pequenas Alegrias (1993), a coletânea de peças Querido Mundo e Outras Peças (2004) e, em 2011, publicou Vivendo em Voz Alta. 


Miguel Falabella foi casado com Zaira Zambelli de 1985 a 1988. Cada vez mais requisitado, Falabella segue atuando e dirigindo trabalhos na televisão e no teatro até os dias de hoje.


Vídeo Show

Foi apresentador durante 15 anos. Sobre essa fase da vida, comentou: O Vídeo Show foi muito determinante na minha carreira, porque me deu intimidade com o público. Eu não era personagem, eu era o Falabella, conversava com as pessoas, me deu uma marca muito pessoal com o público.

Sai de Baixo
O primeiro programa foi ao ar em 1996, onde Miguel criou o personagem Caco Antibes, Sua frase “cala a boca, Magda” (vivida por Marisa Orth) ficou conhecida nacionalmente. Em 2013, Sai de Baixo ganhou uma temporada especial produzida pelo canal Viva.
Considero Miguel Falabella um dos maiores artistas do mundo, por sua inteligência, por suas várias áreas de atuação e por sua veia cômica, que poucos possuem com tanta naturalidade e sensibilidade. O Paulo Gustavo (in memoriam) seguia este mesmo caminho. Sempre gostei e gosto desses dois. Gratidão por tudo!!!
Por: Rony Cysney
Fonte de pesquisa e das fotos: www.ebiografia.com / tribuna do norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Uma reflexão: o que nos ensina a tragédia do Rio Grande do Sul?

Por Paula Furtado  Quantas vezes permitimos duvidar de nós mesmos, de nossa capacidade e valor e quantas vezes sentimos que não somos suficientes num mundo...

A Biodiversidade e o futuro do Planeta

Por Dôra Paiva A BIODIVERSIDADE, é um termo que vem sendo atualmente, muito veiculado nas Mídias e por todos os segmentos da sociedade. Diante de...

Investimentos de construtora sergipana no mercado imobiliário baiano

Por Redação  A Construtora Sergipana Stanza tem movimentado a cena da construção civil em Salvador e pretende ampliar as ações ao longo de 2024, com...

A Psicoterapia e os medicamentos não são inimigos: entenda como funciona o tratamento para Transtornos Mentais

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O nosso estilo e hábitos de vida ajudam a determinar a qualidade da nossa saúde. A todo instante somos exigidos...