terça-feira, maio 14, 2024
Home Arte e Literatura O Mestre do Desastre Irwin Allen

O Mestre do Desastre Irwin Allen

Por Nelsinho Toledo

   O cineasta norte-americano Irwin Allen , nascido em 1916 e falecido em 2 de novembro de 1991, aos 75 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco , destacou-se principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

   Na década de 1960, Irwin Allen marcou época criando e produzindo séries de TV que marcaram época : “Perdidos no Espaço”, “O Túnel de Tempo”, “Terra de Gigantes” e “Viagem ao Fundo do Mar” . Até os dias de hoje essas séries são reprisadas na TV e também foram lançadas em DVD aqui no Brasil.

   Na década de 1970, mais ousado, Irwin Allen produziu e às vezes dirigiu superproduções para o cinema. Ele deu início ao famoso ciclo de filmes que ficou conhecido como “Cinema Catástrofe”, ao produzir, em 1972, o grande sucesso “O Destino do Poseidon”. O filme conta a história de um luxuoso navio , com centenas de passageiros, que é atingido por uma onda gigantesca e vira de cabeça para baixo. Antes que ele afunde de vez, um grupo de passageiros tenta se salvar “escalando” o navio até o casco , por onde pretendem sair.

   Em 1974, Allen produziu e dirigiu as cenas de ação de outro enorme sucesso do cinema : “Inferno na Torre” , sobre o mais alto edifício de San Francisco que, na noite de sua inauguração, é vítima de um incêndio. Mais de uma centena de pessoas ficam presas no último andar do prédio, onde está ocorrendo uma festa.

   Graças a esses dois filmes, Irwin Allen ganhou o apelido de “ O Mestre do Desastre” . Ele continuou produzindo e às vezes dirigindo outros filmes catástrofe para o cinema e para a TV até 1980 , mas nunca mais conseguiu repetir o sucesso de “O Destino do Poseidon” e “Inferno na Torre” .

   Seu filme catástrofe “O Enxame” (The Swarm, 1978) , que já havia sido lançado em DVD aqui no Brasil há vários anos, pela Warner Home Vídeo, em versão com áudio em inglês e legendas em português, foi relançado em DVD em dezembro de 2023, pela distribuidora Star Vídeo, em versão que inclui dublagem em português. O filme fracassou nas bilheterias, mesmo tendo um elenco cheio de celebridades . Mas tornou-se um “cult-movie”.

   Em 1975, Irwin Allen casou-se com Sheila Matheus, atriz coadjuvante em várias produções de Allen para o cinema e para a TV. Ao casar-se, ela mudou seu nome artístico para Sheila Allen. Ela faleceu em 2013, aos 84 anos de idade.

   Meus amigos : peço a vocês que conheçam e se inscrevam em meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e acompanhem meu programa Falando de Cinema pela Rede SDP TV, toda sexta-feira às 23 horas, horário de Brasília. Sigam nas redes sociais @redesdptv , @portalsomdepapo e @nelsinhotoledo . Um abração a todos.

Créditos das fotos : 20Th-Century Fox e Warner Bros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por Redação  Dia Nacional do Chef de Cozinha: saiba onde estão as vagas oferecidas em São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Econômico já ofereceu mais de mil...

Conhecendo as Leis do Desapego!

Por Dôra Paiva Quando falamos em DESAPEGO ou DESAPEGAR, algumas pessoas prontamente entendem como uma forma de desamor, de frieza e falta de sentimentos. Porém...

Os impactos na saúde mental das pessoas em situação de desastres naturais: como intervir?

Por Dr. Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Nos últimos dias temos acompanhado a tragédia das enchentes que acometeram a população do Rio Grande do Sul. As...

Brasileirão sem os times gaúchos

Por Fernando Francisco Nesse final de semana o Brasileirão tanto masculino como feminino tem mais uma rodada sem a participação das equipes gaúchas em virtude...