Por Gilberto Romano
O desfile do Trio AFROPUNK no Carnaval de Salvador 2024 também promete ser marcado por um encontro inédito. A folia baiana – reconhecida mundialmente como uma manifestação cultural única e rica em tradições afro-brasileiras – irá receber, pela primeira vez, os elementos afro-caribenhos do Carnaval de Notting Hill, realizado no bairro de Londres, na Inglaterra. A região recebeu um grande número de imigrantes no início do século passado, com destaque para os jamaicanos e outros povos do Caribe, como Trinidad e Tobago, Bahamas e Punta Cana.
A participação do Carnaval de Notting Hill no desfile do Trio AFROFUNK irá celebrar as afinidades e semelhanças das duas festas, destacando a importância de manifestações afrodiaspóricas. O evento também abrirá caminho para uma série de iniciativas que buscarão promover colaborações culturais únicas e parcerias duradouras entre instituições e lideranças culturais no Brasil e no Reino Unido.
Esse grande encontro será orquestrado por meio da parceria entre o AFROPUNK e o British Council. Rafael Ferraz, Head de Artes Brasil da instituição britânica, ressalta a importância da parceria com o AFROPUNK Bahia no Carnaval de Salvador para marcar o início de um calendário de eventos que atingirá o seu auge no Ano da Cultura Reino Unido-Brasil 2025-26 – um calendário de grandes atividades culturais promovido pelo British Council, organização internacional britânica para relações culturais e oportunidades educacionais, em parceria com o governo federal. O objetivo é dar visibilidade às diversas formas e expressão cultural de ambos os países.
“Esse projeto inovador em parceria com o AFROPUNK nos permite promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Reino Unido da maneira mais representativa possível. A nossa expectativa é engajar brasileiros e britânicos em torno de uma série de ações que celebram a intensa conexão cultural entre os dois países. O AFROPUNK foi escolhido como parceiro devido à sua experiência em colaborações artísticas, sustentabilidade e diversidade”, disse Rafael Ferraz.
Com propósito de ser um manifesto em favor do respeito mútuo e contra o ódio, em todas as suas formas, o Trio AFROPUNK atraiu mais de 250 mil pessoas em sua estreia, que deixou uma grande expectativa do público para um reencontro. A marca global vem fortalecendo sua relação com a Bahia e contribuindo com a projeção internacional do estado e da cultura afro-brasileira, por conta da realização do próprio festival homônimo, que já soma três edições e acumula números impressionantes: em 2022 e 2023, contou com a participação de média de 50 mil pessoas, nos dois dias do evento, e registrou um aumento significativo de alcance, com mais de 19 milhões de espectadores no programa especial AFROPUNK Bahia transmitido pela Rede Globo.
Sobre o AFROPUNK
Antes de se tornar um festival, o Afropunk surgiu como um movimento cultural nos EUA, que tinha como propósito ser resistência dentro de uma comunidade punk rock dominada por pessoas brancas. O lançamento do documentário Afro-Punk (2003), dirigido por James Spooner, foi um pontapé inicial para o movimento. A produção audiovisual narra a história de quatro afro-americanos que viviam o ‘punk rock lifestyle’ no início dos anos 2000. Em 2005, o Afropunk ganhou o formato de festival internacional e multiartístico, no Brooklyn, em Nova York, expandiu as suas possibilidades para abranger novos gêneros musicais – sempre com um Line Up de artistas renomados da música negra e novos talentos.
Hoje, é uma plataforma de conteúdo, referência estética, e um portal de mobilização social presente em 4 continentes. Mas, muito além de um festival, o AFROPUNK é o público, é atitude, é mudança, é celebração. No Brasil, a parceira e investidora do AFROPUNK é a IDW, agência criativa de negócios focados em conteúdo e entretenimento, que realiza o festival em parceria com o time global da plataforma.
Sobre a IDW Company
Empresa criativa de negócios focados em conteúdo e entretenimento, a IDW Company é a agência full service do AFROPUNK no Brasil, planejando, coordenando e executando as vertentes da marca no país. Atua, também, nas áreas de Marketing de Influência, através do empresariamento de talentos, consultoria criativa e estratégica; e produção de projetos especiais de conteúdo e entretenimento para grandes marcas, priorizando conexões, verdade, diversidade, trazendo resultados diferenciados, pautados em consistência e propósito.
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2022-23 atingimos 600 milhões de pessoas. Mais informações: www.britishcouncil.org.br.
Fonte:
DUO ESTRATÉGIAS EM COMUNICAÇÃO