domingo, abril 28, 2024
Home Bastidores Trio AFROPUNK retorna ao Carnaval 2024

Trio AFROPUNK retorna ao Carnaval 2024

Por Gilberto Romano 

O desfile do Trio AFROPUNK no Carnaval de Salvador 2024 também promete ser marcado por um encontro inédito. A folia baiana – reconhecida mundialmente como uma manifestação cultural única e rica em tradições afro-brasileiras – irá receber, pela primeira vez, os elementos afro-caribenhos do Carnaval de Notting Hill, realizado no bairro de Londres, na Inglaterra. A região recebeu um grande número de imigrantes no início do século passado, com destaque para os jamaicanos e outros povos do Caribe, como Trinidad e Tobago, Bahamas e Punta Cana.

A participação do Carnaval de Notting Hill no desfile do Trio AFROFUNK irá celebrar as afinidades e semelhanças das duas festas, destacando a importância de manifestações afrodiaspóricas. O evento também abrirá caminho para uma série de iniciativas que buscarão promover colaborações culturais únicas e parcerias duradouras entre instituições e lideranças culturais no Brasil e no Reino Unido.

Esse grande encontro será orquestrado por meio da parceria entre o AFROPUNK e o British Council. Rafael Ferraz, Head de Artes Brasil da instituição britânica, ressalta a importância da parceria com o AFROPUNK Bahia no Carnaval de Salvador para marcar o início de um calendário de eventos que atingirá o seu auge no Ano da Cultura Reino Unido-Brasil 2025-26 – um calendário de grandes atividades culturais promovido pelo British Council, organização internacional britânica para relações culturais e oportunidades educacionais, em parceria com o governo federal. O objetivo é dar visibilidade às diversas formas e expressão cultural de ambos os países.

“Esse projeto inovador em parceria com o AFROPUNK nos permite promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Reino Unido da maneira mais representativa possível. A nossa expectativa é engajar brasileiros e britânicos em torno de uma série de ações que celebram a intensa conexão cultural entre os dois países. O AFROPUNK foi escolhido como parceiro devido à sua experiência em colaborações artísticas, sustentabilidade e diversidade”, disse Rafael Ferraz.

Com propósito de ser um manifesto em favor do respeito mútuo e contra o ódio, em todas as suas formas, o Trio AFROPUNK atraiu mais de 250 mil pessoas em sua estreia, que deixou uma grande expectativa do público para um reencontro. A marca global vem fortalecendo sua relação com a Bahia e contribuindo com a projeção internacional do estado e da cultura afro-brasileira, por conta da realização do próprio festival homônimo, que já soma três edições e acumula números impressionantes: em 2022 e 2023, contou com a participação de média de 50 mil pessoas, nos dois dias do evento, e registrou um aumento significativo de alcance, com mais de 19 milhões de espectadores no programa especial AFROPUNK Bahia transmitido pela Rede Globo.

Sobre o AFROPUNK

Antes de se tornar um festival, o Afropunk surgiu como um movimento cultural nos EUA, que tinha como propósito ser resistência dentro de uma comunidade punk rock dominada por pessoas brancas. O lançamento do documentário Afro-Punk (2003), dirigido por James Spooner, foi um pontapé inicial para o movimento. A produção audiovisual narra a história de quatro afro-americanos que viviam o ‘punk rock lifestyle’ no início dos anos 2000. Em 2005, o Afropunk ganhou o formato de festival internacional e multiartístico, no Brooklyn, em Nova York, expandiu as suas possibilidades para abranger novos gêneros musicais – sempre com um Line Up de artistas renomados da música negra e novos talentos.

Hoje, é uma plataforma de conteúdo, referência estética, e um portal de mobilização social presente em 4 continentes. Mas, muito além de um festival, o AFROPUNK é o público, é atitude, é mudança, é celebração. No Brasil, a parceira e investidora do AFROPUNK é a IDW, agência criativa de negócios focados em conteúdo e entretenimento, que realiza o festival em parceria com o time global da plataforma.

Sobre a IDW Company

Empresa criativa de negócios focados em conteúdo e entretenimento, a IDW Company é a agência full service do AFROPUNK no Brasil, planejando, coordenando e executando as vertentes da marca no país. Atua, também, nas áreas de Marketing de Influência, através do empresariamento de talentos, consultoria criativa e estratégica; e produção de projetos especiais de conteúdo e entretenimento para grandes marcas, priorizando conexões, verdade, diversidade, trazendo resultados diferenciados, pautados em consistência e propósito.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2022-23 atingimos 600 milhões de pessoas. Mais informações: www.britishcouncil.org.br.

Fonte:

DUO ESTRATÉGIAS EM COMUNICAÇÃO 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...