segunda-feira, maio 20, 2024
Home Decoração e Paisagismo Arquitetando o Carnaval na Cidade

Arquitetando o Carnaval na Cidade

Por Angelica Schianta

Nas cidades já famosas pelo Carnaval, veja bem o que costuma acontecer. Logo depois da festa os representantes das entidades culturais, das prefeituras, das agremiações, dos blocos etc. já começam a pensar no evento do ano seguinte e neste ano inteiro é pensado o Carnaval, com seus ajustes para sempre oferecer o melhor. São diversas dinâmicas, disciplinas, envolvidas nos estudos, tem-se uma demanda alta do que deve ser planejado para fazer a festa acontecer com tudo que é necessário para a instalação das estruturas temporárias, quais serias as boas condições urbanísticas para viabilizar o fluxo de foliões, de trios elétricos e de carros de apoio, pelas avenidas, ruas e vielas, para oferecer aos participantes segurança e conforto.

Salvador – fotos aéreas do Carnaval no Farol da Barra (Valter Pontes/Secom Salvador)

Mesmo não sendo tão evidente, a Arquitetura e o Urbanismo estão nessas decisões de como reduzir ao máximo o descarte de materiais para o meio ambiente, de manter a acessibilidade universal, promover ações que protejam e destaque o patrimônio histórico-cultural, além do correta aplicação dos equipamentos e estruturas diversas, tais como camarotes, plataformas que ofereçam estabilidade e segurança para quem vai trabalhar e aos visitantes que vão para se divertir. Tudo isso para garantir o divertimento e a boa retomada da rotina das cidades após todas essas mudanças, que mesmo sendo temporárias, essa grande movimentação pode ser estressante para seus moradores que ali vivem e trabalham.

Vou te contar sobre algumas dicas de acústica, instalações temporárias, acessibilidade e segurança para você perceber o trabalho desses profissionais e curtir a sua festa e reconhecê-los em sua vida diária nos centros urbanos.
Nas grandes festas milhares de pessoas estão se locomovendo, então é necessário ter ações sustentáveis e eficientes para facilitar o livre trânsito.
Para a arquitetura, conforto tem um sentido vasto e quem pode bem oferecer isso é a disciplina de Conforto Ambiental, para alguns foliões camarote significa conforto, para isso acontecer com boa iluminação, conseguir curtir a passagem dos trios minimizando a interferência sonora, em um local bem ventilado e agradável, pode crer teve um estudo arquitetônico do espaço.
Reaproveitando materiais, usando placas solares no trio elétrico, esse palco ambulante teve a arquitetura propiciando um lugar de ligação entre o público e o cantor, nos lembramos com alegria dos vários formatos de palcos que já passaram na Avenida e continuarão a passar.
Todo mundo incluído, pois! O ambiente estará acessível com pavimentos antiderrapante e regularizados, acessos com larguras adequadas para a passagem de grande volume de pessoas, banheiros acessíveis, programação visual, sonora e tátil, rampas e escadas bem dimensionadas.
As tais instalações temporárias são os módulos policiais, os postos de saúde, camarotes, as arquibancadas, também são exemplos, e melhor ainda se estão fáceis para encontrá-los. Devem ser bem visíveis em sua localização, ter ruas bem iluminadas e perto de unidades de transporte, aí está tudo legal.
Cuidado especial perto de caixas de som, evite-os se possível, e alterne momentos de descanso para aliviar a audição, recarregar as baterias, se hidratando e descansando os pés.
Agora é aproveitar a festa e ser feliz! Até a próxima coluna, caro leitor do Portal Som de Papo.
Angelica Schianta é Artista Plástica, Arquiteta, Urbanista e Conservadora/Restauradora de Bens Culturais.

@angelica_schianta
@estudioturmalina

Legenda das imagens:
Capa: Campo Grande I Foto: Rio Carnival
01: Farol da Barra I Foto: Brasil de Fato
02: Casa do CarnavalI Foto: Fábio Marconi

Fontes de pesquisa:
https://www.cauba.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Investimentos de construtora sergipana no mercado imobiliário baiano

Por Redação  A Construtora Sergipana Stanza tem movimentado a cena da construção civil em Salvador e pretende ampliar as ações ao longo de 2024, com...

A Psicoterapia e os medicamentos não são inimigos: entenda como funciona o tratamento para Transtornos Mentais

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O nosso estilo e hábitos de vida ajudam a determinar a qualidade da nossa saúde. A todo instante somos exigidos...

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...