quarta-feira, maio 15, 2024
Home Arte e Literatura Mazzaropi no Carnaval

Mazzaropi no Carnaval

Por Nelsinho Toledo

Minha coluna desta terça-feira de Carnaval presta uma homenagem a um dos maiores comediantes do cinema nacional : Mazzaropi.
E o destaque da coluna é o filme UM CAIPIRA EM BARILOCHE, de 1973, o mais ambicioso filme estrelado e produzido por Mazzaropi. Ele e Pio Zamuner são os responsáveis pela direção dessa comédia deliciosa, ambientada em grande parte durante o Carnaval.
Mazzaropi geralmente estrelava um filme por ano, mas UM CAPIPIRA EM BARILOCHE foi rodado durante dois anos, com locações na cidade do Rio de Janeiro e em Bariloche , na Argentina. O filme fugiu do cenário típico da maior parte dos filmes de Mazzaropi, que era uma fazenda no interior do Estado de São Paulo.
Mazzaropi aparece inicialmente numa fazenda em Taubaté, São Paulo. Ele interpreta um rico fazendeiro chamado Polidoro . Mesmo rico, o personagem de Mazzaropi continua mantendo as características de um caipira. Ele cai na conversa do genro trapaceiro e vende suas terras para um vigarista . Depois, muda-se para o Rio de Janeiro, na época do Carnaval.
UM CAPIPIRA EM BARILOCHE já começa em alto astral. Nos créditos de abertura temos a famosa cantora Elza Soares interpretando o samba “Rio, Carnaval do Carnavais”, no Cristo Redentor.
Meu momento favorito do filme é aquele onde Polidoro e o genro enganam as esposas e vão a um baile de Carnaval . Mas as esposas descobrem tudo e também vão ao baile, disfarçadas. Geny Prado , habitual parceira de Mazzaropi, interpreta a esposa de Polidoro. No baile de Carnaval, Polidoro envolve-se em situações hilariantes. Nesse baile, temos a participação de um grande ídolo da época, o cantor Paulo Sérgio , interpretando a canção “Todo Mundo Cantando”.
Outro momento mágico e extremamente divertido do filme é aquele onde Polidoro viaja para Bariloche, na Argentina, e tenta esquiar na neve.
Mazzaropi também canta em UM CAIPIRA EM BARILOCHE. Logo no começo, ele interpreta a emocionante canção “Guacyra” . Mazzaropi fez pouquíssimas aparições na TV brasileira . Sua última participação na TV foi no programa da Hebe Camargo, gravado no Teatro Bandeirantes em 1979 . E ele entra em cena cantando “Guacyra” . Trechos desse inesquecível momento estão disponíveis no YouTube.
Meus amigos , peço a vocês que conheçam e se inscrevam no meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e sigam nas redes sociais @redesdptv

Acompanhem também meu programa Falando de Cinema , toda sexta-feira , às 23h , horário de Brasília , pela Rede SDP TV MULT . Um abração a todos.
Crédito da foto : PAM Filmes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A Fantástica atriz Ellen Burstyn

Por Nelsinho Toledo    Na coluna desta semana presto uma homenagem à fantástica atriz norte-americana Ellen Burstyn , hoje com 91 anos de idade ....

Solidariedade

SOLIDARIEDADE: “Uma palavra pequena, mas um gesto que representa um grande sentido para a humanidade” Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Em um mundo onde as preocupações individuais...

Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por Redação  Dia Nacional do Chef de Cozinha: saiba onde estão as vagas oferecidas em São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Econômico já ofereceu mais de mil...

Conhecendo as Leis do Desapego!

Por Dôra Paiva Quando falamos em DESAPEGO ou DESAPEGAR, algumas pessoas prontamente entendem como uma forma de desamor, de frieza e falta de sentimentos. Porém...