domingo, maio 12, 2024
Home Destaques Exercite a Autodisciplina

Exercite a Autodisciplina

Por Dôra Paiva

A nossa vida cotidiana, é um verdadeiro oceano, um mar repleto de situações e de inúmeras ocorrências, que na maioria das vezes, nos levam ao descontrole e à exaustão, por conta de uma sobrecarga de acontecimentos. Todos já passamos em algum nível, por esse tipo de estrutura, em que os objetivos e os planos não surtiram os efeitos e o dinamismo planejados, por nós.
É justamente nesse momento que precisamos, começar a desenvolver em nós, o mecanismo da AUTODISCIPLINA. Por ela entendemos, que é uma grande capacidade de agir, de impulsionar e de permanecer em motivação, independentemente do estado de saúde física ou emocional que nos rodeiam.
Diferentemente da Motivação e da Força de Vontade, a AUTODISCIPLINA possui um componente a mais, que a torna diferencial: a Persistência em levar em frente, as intenções e os esforços. É através dela que nos dedicaremos a realizar as atividades com qualidade e disciplina, mesmo quando a nossa vontade, seja contrária .
A AUTODISCIPLINA, tem uma grande semelhança com os músculos de uma estrutura corporal. Assim como eles, quanto mais ela é trabalhada e acionada, mais forte ela será. Para desenvolver, será necessário que tracemos algumas estruturas, para uma melhor vivência dela. Entre essas, citamos como exemplo:
a) O estabelecimento de metas- para a AUTODISCIPLINA, é fundamental a escolha de uma meta. Quem realiza muitas ações ao mesmo tempo, não possuirá as condições de se AUTODISCIPLINAR. Comece aos poucos. Escolha uma Meta Smart, que é uma técnica adotada para facilitar essa definição.

b) Motivação – ao escolher as metas, enumere todos os motivos, pelos quais desejamos alcançar. Com esses passos, o trabalho será mais fácil, pois através dessa conduta, teremos uma melhor visualização.

c) Obstáculos – esses precisam serem identificados e logo em seguida, elaborar as formas para a sua superação. Esses obstáculos são grandes desafios, que vão acionar em cada um de nós, a semente da superação.

d) Desfazer os maus hábitos – para trabalhar a AUTODISCIPLINA, esses hábitos precisam serem eliminados. É preciso trocar essa energia, que favorece à Procrastinação, que vai comprometer a produtividade.

e) Faça monitoramento do seu progresso – analise o seu comportamento e os efeitos do mesmo, à medida em que a AUTODISCIPLINA se desenvolve em nós.

Enfim, é de suma importância, desenvolver e exercitar a AUTODISCIPLINA, pois ela será sempre, a porta de abertura para a realização de um trabalho com qualidade, apesar dos percalços que a vida nos apresenta. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências
Texto:www.fm2s.com.br
Imagem:www.estoicoviver.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Brasileirão sem os times gaúchos

Por Fernando Francisco Nesse final de semana o Brasileirão tanto masculino como feminino tem mais uma rodada sem a participação das equipes gaúchas em virtude...

O Significado de Cross-dressing

Por Ramon Henrique  É um termo que se refere ao ato de alguém possuir uma expressão de género (roupas ou acessórios) associados ao género oposto,...

Jammil e Uma Noites confirmado na Virada Cultural de São Paulo

Por Gilberto Romano  A banda Jammil e Uma Noites desembarca em São Paulo no dia 19 de maio (domingo), para comandar um show na Virada...

MÃE: de Eva à Mulher Maravilha

Por Dôra Paiva “Ser Mãe é assumir de Deus, o dom da criação, da doação e do Amor incondicional. Ser Mãe é encarnar a divindade...