sábado, abril 27, 2024
Home Destaques Exercite a Autodisciplina

Exercite a Autodisciplina

Por Dôra Paiva

A nossa vida cotidiana, é um verdadeiro oceano, um mar repleto de situações e de inúmeras ocorrências, que na maioria das vezes, nos levam ao descontrole e à exaustão, por conta de uma sobrecarga de acontecimentos. Todos já passamos em algum nível, por esse tipo de estrutura, em que os objetivos e os planos não surtiram os efeitos e o dinamismo planejados, por nós.
É justamente nesse momento que precisamos, começar a desenvolver em nós, o mecanismo da AUTODISCIPLINA. Por ela entendemos, que é uma grande capacidade de agir, de impulsionar e de permanecer em motivação, independentemente do estado de saúde física ou emocional que nos rodeiam.
Diferentemente da Motivação e da Força de Vontade, a AUTODISCIPLINA possui um componente a mais, que a torna diferencial: a Persistência em levar em frente, as intenções e os esforços. É através dela que nos dedicaremos a realizar as atividades com qualidade e disciplina, mesmo quando a nossa vontade, seja contrária .
A AUTODISCIPLINA, tem uma grande semelhança com os músculos de uma estrutura corporal. Assim como eles, quanto mais ela é trabalhada e acionada, mais forte ela será. Para desenvolver, será necessário que tracemos algumas estruturas, para uma melhor vivência dela. Entre essas, citamos como exemplo:
a) O estabelecimento de metas- para a AUTODISCIPLINA, é fundamental a escolha de uma meta. Quem realiza muitas ações ao mesmo tempo, não possuirá as condições de se AUTODISCIPLINAR. Comece aos poucos. Escolha uma Meta Smart, que é uma técnica adotada para facilitar essa definição.

b) Motivação – ao escolher as metas, enumere todos os motivos, pelos quais desejamos alcançar. Com esses passos, o trabalho será mais fácil, pois através dessa conduta, teremos uma melhor visualização.

c) Obstáculos – esses precisam serem identificados e logo em seguida, elaborar as formas para a sua superação. Esses obstáculos são grandes desafios, que vão acionar em cada um de nós, a semente da superação.

d) Desfazer os maus hábitos – para trabalhar a AUTODISCIPLINA, esses hábitos precisam serem eliminados. É preciso trocar essa energia, que favorece à Procrastinação, que vai comprometer a produtividade.

e) Faça monitoramento do seu progresso – analise o seu comportamento e os efeitos do mesmo, à medida em que a AUTODISCIPLINA se desenvolve em nós.

Enfim, é de suma importância, desenvolver e exercitar a AUTODISCIPLINA, pois ela será sempre, a porta de abertura para a realização de um trabalho com qualidade, apesar dos percalços que a vida nos apresenta. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências
Texto:www.fm2s.com.br
Imagem:www.estoicoviver.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...