Por: Claudimar Ferreira Nunes
Eu estive de férias por alguns dias na cidade de Viseu, em Portugal, e não acreditei quando soube que comer Bolas de Berlim na praia se trata de um hábito comum por lá. Então, fiquei curioso e me meti a pesquisar. Ora, pois! Não é que se trata mesmo de uma tradição portuguesa?!
Ah, é claro! Você não sabe o que são “Bolas de Berlim”. Eu também não sabia. São os nossos conhecidos “sonhos”, feitos de massa em forma de bola, fritos e tradicionalmente recheados, e envoltos em açúcar.
A curiosidade, então, me levou a pesquisar outros hábitos gastronômicos, diferentes do que experimentamos aqui no Brasil. Disso, estou a dizer de algumas curiosidades sobre o que os portugueses gostam de comer em algumas ocasiões ou lugares. Desculpem o sotaque, mas como ficar um tempo em Portugal investigando os seus hábitos sem adquirir um bocado de sotaque?
E, veja! Quando falamos de tradição gastronômica, creio que não seja possível associar certos hábitos alimentares ao clima do local, pois, temos o exemplo do Acre que, embora esteja uma região que faz demasiado calor o ano todo, os acreanos costumam comer rabada no tucupi, feijoada e o tacacá com jambu; pratos que, aqui no sul, seriam comidas admitidas só no inverno.
Outros hábitos alimentares exóticos para nós, brasileiros, é comer o bolo rei (feito com frutas desidratadas) ou rainha (feito com nozes) no Natal, e sardinha assada nas festas juninas, quando o cheiro do peixe toma o ar da cidade. Mas, o nosso quentão de vinho é transferido para o Natal português, como “vinho quente”.
Nas feirinhas, enquanto no Brasil encontramos algodão doce, crepes e churros, lá são vendidas as bifanas (sanduíche de pão com bife bem fino de porco, grelhado), as farturas (como churros grandes e sem recheio), as tripas (como os crepes parisienses recheados de creme de avelã) e os sandes de presunto serrano com queijo de cabra.
Curioso? Que tal experimentar tudo isso lá em Portugal? Ou, quem sabe fazer a experiência de comer Bolas de Berlim na praia, aqui mesmo no Brasil? Pois o sonho também é um doce tradicional no Brasil, só não na praia (ainda).
Faça a melhor receita, da sommelier Andrea Bastos Alves de Souza. @andrea.bastos.716
Bora fazer!
Bolas de Berlim com recheio de goiabada (sonho)
Ingredientes:
(rendimento: 35 bolas médias)
5 ovos
5 colheres de sopa de margarina (cheia)
8 colheres de açúcar
1 pitada de sal
1 copo de leite morno
1 copo de água morna
2 tabletes fermento biológico fresco ou 2 de saquinhos desidratados
300 g de goiabada (de preferência, cascão)
farinha de trigo q.b.
1 litro de óleo
Modo de Preparo:
Quebre os ovos em uma tigela, adicione a margarina (ou manteiga), o açúcar e o sal e mexa bem com a colher. Em outra panela, junte o leite com a água e leve ao fogo até atingir a temperatura de um pouco mais de morno. Junte o fermento no leite e dissolva bem. Então, acrescente essa mistura na tigela e mexa até ficar uniforme. Acrescente farinha de trigo aos poucos, mexendo, até desgrudar das mãos. Sove bastante até chegar a uma massa homogênea, e faça bolinhas com cubos de goiabada no recheio.
Deixe crescer sobre uma toalha e cubra com uma manta leve.
Quando as bolinhas estiverem com o dobro do tamanho, ou que a massa esteja bem leve, junte 1 litro de óleo em uma panela em fogo alto até aquecer, e abaixe o fogo. Coloque uns 4 a 5 sonhos para fritar.
Frite em óleo não muito quente, em fogo baixo. Vire com cuidado quando dourar um lado, e assim do outro lado.
Passe no açúcar
Se preferir, no lugar da goiabada, podem ser recheados, depois de fritos, com creme de confeiteiro.
@claudimar_f_nunes



