Por Rony Cysney
João Gomes nasceu na cidade de Serrita, no interior de Pernambuco, filho da agricultora Kátia Gomes e do barbeiro Fábio Valério. Seu segundo nome, Fernando, é uma homenagem a um tio vaqueiro, como parte da tradição de repassar o nome de um vaqueiro a outro parente que nasce como forma de transmitir a coragem, a valentia e a destreza da pessoa que partiu.
Aos sete anos, o cantor se mudou para Petrolina, uma das principais cidades do estado, onde participava do coral da igreja. Estudou como técnico em agropecuária no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, local onde começou a gravar vídeos e divulgar na internet, alcançando certa popularidade.

O cantor possui seus principais ritmos cantados no ritmo do piseiro e no forró de vaquejada, apesar de ter Belchior e Cartola como as suas principais influências. Em 1 de julho de 2021, João Gomes conseguiu alcançar o topo das músicas mais tocadas no Brasil no Spotify, passando a ter suas músicas citadas e interpretadas por nomes conhecidos do grande público no Brasil, a exemplo do jogador Hulk, do Atlético Mineiro, ao mesmo tempo em que era convidado a dividir palco com cantores como Xand Avião e Os Barões da Pisadinha.
Em 21 de fevereiro de 2023, João Gomes foi uma das principais atrações do carnaval do Recife. O cantor se apresentou na Praça do Marco Zero, dividindo a programação com artistas tradicionais do carnaval recifense como Lenine, Alceu Valença e Elba Ramalho no dia de encerramento do festival, contando com grande participação do público.

PRÊMIO GRAMMY COM O DISCO “DOMINGUINHO”
O cantor pernambucano João Gomes venceu o primeiro Grammy Latino da carreira, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. O projeto “Dominguinho”, gravado em parceria com Mestrinho e Jota.pê, foi o premiado na terça-feira (13/11).
“E agora?”, perguntou o cantor emocionado ao receber o prêmio. “Só tenho a dizer muito obrigado a toda turma de onde sou e agradecer a todo mundo que fez a gente chegar até aqui, porque a gente tem uma galera que nos ajuda e a gente tem um sonho no nosso coração”.
Essa é a terceira vez consecutiva que João Gomes, de 23 anos, é indicado ao Grammy. Em 2023, João Gomes recebeu a primeira indicação ao Grammy com o disco “Raiz”, na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”. Em 2024, foi a vez de “De Norte a Sul”, com a mesma indicação. Parabéns ao jovem artista e gratidão por enriquecer nossa cultura.
Fonte de pesquisa e das fotos: correiobraziliense.com.br / wikipédia / Google
Rony Cysney – Formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Pessoas, Rony Cysney é Professor, Administrador, Comunicador, Apresentador, Editor, Compositor, Poeta e Escritor. Atualmente, é Produtor e editor dos Programas “Conversando Abobrinha”, “Pod ou Não” e “Na Roda Gigante com Rony Cysney”, todos na REDE SDP TV (Streaming). Está compondo músicas e escrevendo poesias. Também está executando o projeto “Conversando Abobrinha”, aprovado em junho deste ano, pela Secretaria de Cultura de Olinda-PE, através da Política Nacional Aldyr Blanc de incentivo à cultura.


