Por Jéssica Monteiro Lima
@psicologa_jessicamonteirolima
WhatsApp: (11) 91169-1479
Talvez hoje você tenha sentido que não fez o suficiente.
Que perdeu a paciência.
Que não conseguiu dar conta de tudo.
Que poderia ter sido mais leve, mais suficiente, mais presente.
Neste Dia das Mães, quero fazer um convite diferente para você que chegou até aqui. Quero te convidar a reconhecer as conquistas que, muitas vezes, passam despercebidas na rotina do seu dia a dia.
Talvez você esteja olhando apenas para o que faltou fazer, para os dias em que perdeu a paciência, para o cansaço acumulado ou para tudo aquilo que acredita que poderia ter feito melhor. Mas talvez você esteja fazendo mais do que imagina.
Existe conquista em continuar mesmo cansada.
Em acordar várias vezes durante a noite e ainda assim seguir cuidando.
Em tentar equilibrar maternidade, trabalho, casa e vida emocional.
Em recomeçar depois de um dia difícil.
Em permanecer presente mesmo nos momentos em que você também precisava de colo.
Muitas mães vivem tentando alcançar um ideal impossível de perfeição. Se cobram para dar conta de tudo, para serem pacientes o tempo inteiro, para nunca falharem. E, no meio dessa cobrança constante, acabam não percebendo tudo o que sustentam diariamente física e emocionalmente.
A maternidade transforma a vida, a rotina e também a forma como a mulher passa a olhar para si mesma. Em alguns momentos, pode surgir a sensação de que nunca é suficiente. Mas talvez seja importante lembrar que ser uma boa mãe não significa acertar o tempo todo. Significa construir vínculo, cuidado, presença e afeto dentro das possibilidades reais da vida.
Essa reflexão também pode alcançar você está vivendo a maternidade de uma forma diferente. Você pode estar no momento de estar sonhando com o dia de ser mãe, ou com o seu bebê na barriga imaginando como será após a sua chegada, ou ainda vivendo esse dia das mães com o colo vazio. Existem diversos caminhos na maternidade e todos maternam no coração, no cuidado e nos vínculos construídos todos os dias.
Cada trajetória carrega desafios silenciosos que nem sempre são vistos por quem está de fora. Por isso, olhar para si mesma com mais gentileza também pode ser uma forma de cuidado.
Neste Dia das Mães, espero de coração que você possa ser gentil consigo mesma e se parabenizar por tudo o que fez até aqui. Se permita se reconhecer na mulher que você tem sido até aqui, inclusive nos dias difíceis.
____
Sobre a autora
Jéssica Samanta Monteiro Miranda Lima é Psicóloga Perinatal, com atuação voltada à saúde mental da mulher. Acompanha mulheres em diferentes fases da vida, desde a jornada da fertilidade até os desafios emocionais da gestação, parto, pós-parto, e busca por uma maternidade mais leve oferecendo escuta sensível e embasamento técnico e científico.
Formação acadêmica
Bacharel em Psicologia – Universidade do Grande ABC
MBA em Gestão estratégica do Capital Humano – FMU
Pós-graduação Psicopedagogia – Universidade Metodista
Pós-graduação Aperfeiçoamento em Psicologia Perinatal e da Parentalidade – Instituto MaterOnline



