quinta-feira, abril 25, 2024
Home Arte e Literatura A arte se despede do ator Paulo José

A arte se despede do ator Paulo José

Por Marcus Vinicius Peralva Santos

 

Nesta última semana, a arte cênica brasileira perdeu dois grandes atores do seu seleto casting, em decorrência de problemas respiratórios, foram eles, Paulo José e Tarcísio Meira.

A coluna de personalidades, aqui do Portal Som de Papo, desta semana fez uma homenagem ao ator Tarcísio Meira e sugerimos a você leitor dar uma passadinha lá, para conferir a matéria do nosso colunista Ramon Henrique, logo após ler a presente matéria. Portanto aqui na coluna de “Artes e Literatura”, vamos fazer uma singela homenagem ao ator Paulo José.

O inesquecível Paulo José faleceu na última quarta-feira, dia 11 de agosto, em plenos 84 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia, a qual ele já vinha tentando tratar a pouco mais de 15 dias, segundo seus familiares, ao ser internado no hospital CopaStar.

Paulo José encontrava-se afastado da TV desde 2014, quando interpretou seu último personagem, Benjamim na novela “Em Família”, o qual sofria com um mesmo problema que ele enfrentava a pouco mais de 12 anos na vida real, o Mal de Parkinson.

Intérprete de grandes personagens, o ator teve sua primeira chance na TV em 1969 na novela “Véu de Noiva”, sendo que três anos depois teve o seu primeiro personagem de grande sucesso, no caso se tratava de Shazan da novela “O Primeiro Amor”. Posteriormente realizou outros grandes personagens nas novelas Gabriela (1975), Tieta (1989), Vamp (1991), Explode Coração (1995), Por Amor (1998), dentre outras tantas.

Para quem era criança como eu, na década de 1990, o personagem mais marcante do ator que deve vir a sua cabeça, certamente será o personagem Orestes da Novela “Por Amor” de Manoel Carlos (a famosa novela onde ocorre a troca de bebês, protagonizada pelas atrizes Regina Duarte e Gabriela Duarte).

Na novela em questão, o ator contracenava bastante com a atriz Cecília Dassi, que interpretava a personagem Sandrinha, sua filha, a qual tentava ajudar o pai com o seu problema de alcoolismo, ao longo de todo o folhetim e sem dúvida comovia o país com suas grandes cenas.

Para quem não sabe, a pesar de Paulo José ser lembrado por seus personagens na TV, o mesmo também atuava como roteirista e diretor. O Portal Som de Papo registra aqui sua homenagem a este grande ator que sem dúvida marcou época!

Obrigado por tudo Paulo José!

@oprofessormarcusperalva

 

IMAGENS ADAPTADAS DE:

https://www.papodecinema.com.br/noticias/mostra-paulo-jose-comeca-no-proximo-dia-20-no-canal-brasil/

https://www.metropoles.com/celebridades/morre-o-ator-paulo-jose-aos-84-anos-no-rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...