sábado, maio 18, 2024
Home Destaques A história de Leonardo Mattos

A história de Leonardo Mattos

Por: Paulo Martinelli

Na coluna desta semana iremos falar desta pessoa incrível, Leonardo Mattos.
Atleta, Treinador, incentivador dos esportes e dos trabalhos sociais que desenvolve no meio esportivo.
Ao Seis (6) anos de idade iniciou sua carreira no Botafogo Futebol Clube, tendo conquistado alguns títulos em natação, logo em seguida foi contratado pelo Fluminense Futebol Clube, onde permaneceu até seus 13 anos de idade. Logo após, jogou ( Water Polo) Futebol na Água, pelos clubes: Guanabara, Tijuca Tênis Clube e Flamengo. Participou de alguns testes em clubes profissionais, onde se profissionalizou no futebol de campo.
Infelizmente um triste e infeliz acidente o afastou dos campos, mas o destino ainda providenciou mais uma provação em sua vida, sua saúde ficou debilitada após um terrível problema dentário em 1994, que lhe deixou em coma por 20 dias entre a via e a morte, mas felizmente esse não era seu destino, Leonardo Mattos ainda tinha muito o que fazer por ele e principalmente pelas crianças que cuida até hoje. Foi durante o coma que fez uma promessa a si mesmo que se escapasse daquela terrível situação se dedicaria ao trabalho social, e assim o fez. Leonardo Mattos, executa um lindo trabalho no esporte com crianças e adolescentes carentes. Este é o assunto que vamos falar agora.
Seu primeiro trabalho social foi na comunidade do Morro dos Macacos em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, onde permaneceu 8 anos como treinador, passando em seguida para SUDERJ (Superintendência de Desporto do Estado do Rio de Janeiro), Maracanã, realizou mais de 100 (cem) jogos, todos com êxito, sempre transmitindo seu conhecimento com muita dedicação e esperanças em mudar um pouco o destino e a maneira de ver o mundo das crianças carentes, sempre acreditando no poder transformador do esporte.
Após dedicar se a inúmeros projetos sociais em várias comunidades do Rio de Janeiro, em 2007 sentiu a necessidade de fundar seu próprio projeto social no Aterro do Flamengo, “ Futuros Craques” mesmo sem nenhuma condição financeira para comprar material como; bolas, coletes, e todos os materiais necessários para dar inicio ao projeto, tudo foi acontecendo de maneira natural, iniciou com 25 crianças e uma bola e aos poucos, a medida que o projeto caminhava as coisas iam acontecendo de maneira positiva, mas tudo com muito trabalho e dedicação.


Após três (3) anos, fundou o projeto SEVILHA que perdurou 11 anos no aterro do Flamengo, e teve como coordenador, diretor e vice-presidente Paulo Martinelli, sempre muito atuante e participativo nas causas sociais, ativo e atenciosos nas competições executadas. Paulo Martinelli foi uma peça-chave muito importante para o sucesso do projeto, não somente por sua importante ajuda financeira, mas também pelo apoio e por acreditar no meu trabalho, essa parceria foi incrível e sou muito grato ao Paulo Martinelli, relata o Leonardo.
Em 2019, encerrou sua atividade no Aterro do Flamengo, voltou com seu trabalho na escolinha de futsal, de onde tirava os recursos para ajudar os jovens do seu projeto.
Atualmente desenvolve um maravilhoso trabalho no Salgueiro que deu início em 2021, um trabalho social voltado a crianças e adolescentes, no momento atendendo 60 crianças, e sempre contando com o importante apoio de Paulo Martinelli, em diversos aspectos e dificuldades que o projeto apresenta, como: Transporte para a equipe, lanche, material esportivo, logística dos torneios.


Esse cara incrível, simples, e determinado, Leonardo Mattos colocou o esporte e o trabalho social em sua vida sempre com muita luta, nunca desistiu mesmo passando por muitas dificuldades, seguiu em frente sempre transformando vidas.
Considerado o melhor projeto Social da zona sul pela NIKE, IBM, IBX, organizaram um evento em homenagem ao excelente trabalho e execução do projeto.
Localizado na comunidade do Salgueiro na Tijuca, as terças, quartas e quintas, das 18:00h às 20:00h, faixa etária dos alunos de 13 a 18 anos. Léo conta com a visita de todos para conhecer os jovens, o espaço e a execução dos treinos. O Objetivo do projeto é preparar o jovem para enfrentar as dificuldades da vida, para que cresça com perspectiva de futuro, levar valores, educar e incentivar. Ele se sente realizado com a realização de cada um de seus alunos. Leonardo matos, um atleta completo que merece todo respeito e reconhecimento pelo trabalho dedicado a sociedade.
Contribua com nossos projetos sociais e ajude a nos ajudar!
Colunista Paulo Martinelli
@paulomartinellioficial
Assessoria Sandra Paz
Contatos: (21) 982186442
@sandrinhapaz
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...