domingo, setembro 26, 2021
Home Destaques A importância da Nutrição para saúde do seu coração

A importância da Nutrição para saúde do seu coração

Por Ana Lucia Reis.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia as doenças do coração são as principais causas de mortes no mundo, embora na maioria das vezes afetar mais as pessoas idosas e com histórico familiar, os jovens também podem ser atingidos por problemas cardíacos.
A consulta com o cardiologista para a busca de informação é essencial, é a melhor maneira de saber como se prevenir, como se tratar e identificar os sintomas para evitar maiores agravamentos. O tratamento depende do tipo de enfermidade e gravidade do problema, em alguns casos são indicados os medicamentos específicos e acompanhamento periódico, nos casos mais graves, com grande comprometimento no funcionamento do órgão, pode ser indicada uma cirurgia ou até mesmo um transplante.
Várias enfermidades fazem parte do grupo de doenças cardiovasculares, porém as principais doenças do coração que mais afetam a população, responsáveis pela maioria dos casos fatais, são:
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, ele ocorre pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, provocada pelo entupimento da artéria coronária, levando a um quadro de dor no peito, falta de ar, muito suor e mal-estar generalizado.
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL, as placas de gordura depositadas nos vasos sanguíneos cerebrais podem causar o entupimento de um vaso, provocando tontura, dor de cabeça e paralisia de um braço, perna e face.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, é uma alteração no coração que diminui a sua capacidade de bombear sangue com oxigênio para os diversos órgãos e tecidos do corpo de forma adequada e suficiente, causando uma redução do fluxo sanguíneo, acúmulo de sangue nas veias, nos pulmões e nas pernas. Seus principais sinais e sintomas é a falta de ar, inchaço dos pés, pernas, abdômen, falta de energia e cansaço, dificuldade de dormir à noite devido à dificuldade de respirar, tosse, tontura e perda de apetite.
HIPERTENSÃO ARTERIAL, A pressão sanguínea é a força exercida pelo sangue, bombeado pelo coração contra as paredes das artérias é o principal fator de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares, sendo conhecida como um ‘inimigo silencioso’, por destruir o organismo sem provocar sintomas aparentes.
A versão atualizada da cartilha de Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) traz como principal mensagem a manutenção de um estilo de vida saudável como fator decisivo para evitar o aumento dos casos de doenças cardíacas, como realizar atividades de relaxamento, desenvolver a espiritualidade, praticar atividades físicas, adotar uma alimentação saudável, manter o peso ideal, observar as vacinações, manter acompanhamento médico, monitorizar a pressão arterial, evitar o tabagismo e as bebidas alcóolicas.
Portanto através da alimentação saudável e balanceada conseguimos evitar o aparecimento de doenças e até mesmo tratá-las com eficiência para que tenhamos um organismo saudável em qualquer idade, confira as dicas da nutrição para a saúde do seu coração:
Evitar o consumo de alimentos com alto teor de gorduras saturada como as carnes gordurosas, leite gorduroso e seus derivados, colesterol, gorduras tras-saturada ou hidrogenada, frituras em geral, os carboidratos refinados presentes em bolos, doces, assim como o consumo de bebida alcoólica. Prefira as carnes magras cozidas, assadas ou grelhadas.
Evitar os produtos industrializados a exemplo dos embutidos, enlatados, produtos em conserva, salgadinhos de pacote, guloseimas, sucos de caixa, refrigerantes, molhos, catchup, maionese, sorvetes, caldos concentrados (sazon, knnor). Prefira os leites desnatados, os iogurtes naturais/desnatados e os queijos brancos (ricota, minas frescal).
Há também os alimentos protetores devido à ação antioxidante e anti-inflamatória que devem ser incluídos nas refeições diárias. São eles: azeite de oliva extravirgem, abacate, romã e outras frutas vermelhas, peixes como sardinha, atum, salmão (ricas fontes de ômega 3), cereais integrais, hortaliças, legumes, verduras e frutas (ricas em fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais), sementes ricas em gorduras de boa qualidade (castanhas, nozes, linhaça, sementes chia, sementes de girassol e de abóbora), gengibre, pimenta vermelha, açafrão, colorau e ervas em geral.
Reduza o consumo de sal. O sódio natural dos alimentos é suficiente para manter as necessidades do organismo, use alho, cebola pimenta, limão, cheiro verde, ervas, as especiarias como manjericão, salsa, hortelã, noz moscada, açafrão.
Dica importante: Quando for beber água mineral leia o rótulo, devido a presença do sódio.
Vamos queridos leitores do Som de Papo cuidar da saúde coração adotando em nosso dia-a-dia uma alimentação super saudável e balanceada, abraços e até a próxima coluna.

Fontes da pesquisa:
www.conteudo.omronbrasil.com
www.saude.novartis.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Artigo anteriorMarilia Mendonça
Artigo seguinteArtistas Solidários Convida

Mais Lidas

Posso usar?

Por: Priscila Conti   Olá queridos leitores. Na coluna Plus Size de hoje, o assunto é: Posso usar? Quantas vezes nós mulheres Plus ficamos em dúvida do que usar...

P51 Rock Brasil – “Já não sei mais”

Por Juninho Ouro Preto A Capital paulistana é uma zona musical muito especial para o Brasil. São Paulo além de ser a maior metrópole brasileira...

Estilo Minimalista na Decoração

Por  Angelica Schianta No ano que passou de 2020, nunca passamos tanto tempo dentro de casa. Toda essa alteração trouxe novos modos de viver em...

MC G15 lança “Nunca Foi Amor” em parceria com Nattan, DG e Batidão Stronda

Por: Omar Silva   Single estreia o projeto “G de 15 em 15”, em que o artista lançará uma música a cada 15 dias. Nesta sexta-feira, 24...