quinta-feira, maio 9, 2024
Home Destaques A infertilidade é uma doença reconhecida pela OMS

A infertilidade é uma doença reconhecida pela OMS

Por Redação

 

Todos os anos, no dia 4 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Fertilidade. A data tem como objetivo chamar a atenção para as pessoas com dificuldades em ter filhos biológicos, como também para os avanços da medicina que atualmente ajudam muitas mulheres e homens a realizarem o seu desejo de serem mães e pais. A infertilidade atinge em torno de 15% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em números, são entre 50 e 80 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que 8 milhões sofram com o problema. Ou seja, um a cada cinco casais tem dificuldade para engravidar e precisa de ajuda especializada. “Os índices são alarmantes e faz com que muita gente simplesmente desista do sonho ou imagine que ser infértil é algo comum. Mas é importante que se investigue o que está causando essa situação. Com o avanço da medicina reprodutiva e da tecnologia, muitos casos são possíveis de reverter ou tratar, de modo que o casal possa seguir com o tão sonhado crescimento da família”, explica a especialista em reprodução humana, Dra. Isa Rocha, médica da Cínica IVI Salvador.

É considerado infértil, o casal que já tenta engravidar sem o uso de métodos contraceptivos há mais de um ano, e não obtém sucesso. Mas não precisa entrar em pânico! Ao detectar dificuldade em engravidar, é importante procurar um médico especialista, pois os números crescentes de sucesso em tratamentos de reprodução assistida têm sido um alento aos pacientes. E nem sempre a gravidez não acontece por causa da mulher. As causas dessa doença estão distribuídas igualmente entre homens e mulheres (por volta de 35% cada), além de um percentual referente à infertilidade sem causa aparente. Com dados tão alarmantes, é bastante comum ver alguém comentar sobre um caso de infertilidade. Mas o problema não deve ser motivo para desistir do sonho de ter um filho. Por isso, o mês de junho é tão importante para a conscientização a respeito dessa doença, que em muitos casos tem cura, principalmente por meio dos avanços da medicina reprodutiva.

O avanço das técnicas na medicina reprodutiva tem trazido alívio a pessoas que sofrem com infertilidade. Um levantamento realizado no IVI Salvador mostra que entre 2018 e 2019, a eficácia de fertilizações com óvulo próprio foi de 40,29% no primeiro tratamento. No Segundo, sobe para 58,2%. Já no terceiro, o índice chega a 69,73%. A análise PGT, Teste Genético Pré-Implantacional é um dos fatores que colabora muito no sucesso da Fertilização In Vitro (FIV). É um processo que identifica os embriões com alto potencial de implantação através da análise dos genes e cromossomos.

As técnicas de reprodução assistida se mostram um alento não só a casais que detectam a infertilidade. É sempre bom lembrar que elas também são uma opção a casais homoafetivos e a mulheres ou homens que pretendem realizar uma maternidade/paternidade independente.

Frustared dark skinned woman cant get pregnant, try to solve infertility problem together with husband, sit together on bed. Man holds pregnancy test, isnt ready to become father. Family concept

Causas da Infertilidade

Quando olhamos o lado das mulheres, a causa mais comum de infertilidade é a endometriose. A doença, que tem sintomas bastante semelhantes às dores da menstruação, às vezes chega a demorar anos para ser identificada e quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil tende a ser o tratamento. “O que precisamos é que as mulheres se cuidem, se conheçam e tenham um acompanhamento correto. A endometriose não tem cura, mas pode ser controlada.”, ressalta Dra. Isa. O fator idade também precisa ser analisado. Mulheres, ao longo da vida, vão perdendo a capacidade reprodutiva. Recomenda-se, inclusive, às mulheres que estejam perto dos 35 anos que busquem congelar seus óvulos, para assim preservar sua fertilidade.

A infertilidade do casal pode também ser um problema do homem. A baixa contagem de espermatozoides ou a baixa qualidade do material é a principal causa masculina do problema. Ou até mesmo ambas combinadas. A idade do homem também interfere na qualidade do material genético. Acidentes na região peniana, como trauma, também podem gerar infertilidade. Ou ainda o uso de substancias anabolizantes. A varicocele, entretanto, costuma ser a causa mais comum de infertilidade masculina.

Para homem ou mulher, ter Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), também pode originar infertilidade. Outros fatores que podem vir a causar a doença estão ligados ao estilo de vida, consumo de bebidas alcoólicas, fumo, nível de estresse e qualidade da alimentação. “Se o casal vem tentando normalmente engravidar, sem sucesso, é interessante que procure logo um especialista que vai investigar a causa dessa infertilidade. Evitar desgastes na relação por causa desse insucesso momentâneo é fundamental”, conta Dra. Isa.

 

Sobre o IVI – RMANJ

IVI nasceu em 1990 como a primeira instituição médica em Espanha especializada inteiramente em reprodução humana. Desde então, ajudou a criar mais de 250.000 crianças, graças à aplicação das mais recentes tecnologias em Reprodução Assistida. No início de 2017, a IVI fundiu-se com a RMANJ, tornando-se o maior grupo de Reprodução Assistida do mundo. Atualmente são em torno de 80 clínicas em 9 países e 7 centros de pesquisa em todo o mundo, sendo líder em Medicina Reprodutiva. Em 2022, a unidade IVI Salvador completa 12 anos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

As Panteras

Por Teo Gelson  Ficaram notórias durante todo o período de filmagens as brigas e discussões ocorridas entre integrantes do elenco. A mais grave foi uma...

Sulamericana e Libertadores a todo vapor

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana o destaque do futebol é a Sul Americana e Libertadores e já começou nessa terça dia 07/05 na...

A Medicina do Futuro

Por Dr Guilherme Britto  Você já imaginou ser assistido por um único médico que consegue cuidar das suas deficiências hormonais, gerenciar seu sistema cardiovascular, fazer...

Atrizes Famosas que são mães de atrizes famosas

Por Nelsinho Toledo Na coluna desta semana, em homenagem ao Dia das Mães , comentarei sobre atrizes famosas que se tornaram mães de filhas que...