domingo, setembro 26, 2021
Home Destaques A Páscoa chegou!!! Conheça os benefícios e malefícios do chocolate

A Páscoa chegou!!! Conheça os benefícios e malefícios do chocolate

Por Ana Lucia Reis

Chocolate é muito bom e todo mundo gosta, resistir é praticamente impossível, porém mesmo sendo gostoso o chocolate deve ser consumido com moderação, principalmente no dia de hoje que estamos comemorando a Páscoa, o consumo torna-se exagerado pela grande demanda das trocas de ovos da Páscoa e chocolates.
Cuidado, pois ele é “viciante”, existem pessoas que não abrem mão, essa dependência ocorre por causa da composição a qual contém ingredientes que todo mundo gosta e deixa com um sabor especial, como açúcar, gordura e estimulantes igual a cafeína. Além disso seu consumo libera substâncias em nosso corpo que nos dá uma sensação de bem-estar, concentração e energia, pois o chocolate ajuda na liberação de serotonina, hormônio que dá a sensação desse bem-estar.
Por mais que o chocolate faça você se sentir bem, ele pode ser uma fuga para muitas pessoas que desejam desviar a atenção dos problemas, e até negligenciar situações pendentes. O indicado é consumir entre 25g a 35g diárias, equivalente a uma barra pequena, dê preferência aos chocolates amargos por possuírem maior teor em cacau e por serem benéfico a saúde.
O consumo abusivo de chocolate pode ocasionar aumento do colesterol ruim, gordura no fígado, estômago irritado, mudanças na pele e pode causar ou agravar a diabetes do tipo 2 e elevar a pressão arterial. A gordura hidrogenada, presente em quase todos os alimentos, também compõe os mais variados tipos de chocolates. Ela é responsável pelo crescimento de casos Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.
Apesar disso, o consumo do chocolate, rico em cacau, é funcional e está relacionado com alguns benefícios, pois a semente do cacau é rica em substâncias como os polifenóis e os flavonoides, que causam efeito antioxidante no organismo, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, de câncer, de estresse e depressão.
Porém devemos saber fazer as escolhas e ter atenção aos diversos tipos de chocolates expostos nas prateleiras dos supermercados, pois existem variados tipos.
Vamos entender um pouco dos benefícios e dos malefícios que cada tipo pode causar a nossa saúde.
O chocolate branco, em sua composição, contém somente 4% de cacau, composto de leite, gordura hidrogenada e aromatizante, que proporciona o sabor do cacau é muito açucarado, uma das opções mais calóricas, tem sabor agradável, mas não traz coisas boas para o organismo.
Já o chocolate ao leite, é produzido com cerca de 30% de cacau, contendo grandes quantidades de açucares, manteiga de cacau e leite. Para quem está fazendo dieta, não é a opção mais indicada, justamente por conta da quantidade de açúcar. O consumo sem moderação está relacionado ao excesso de peso, diabetes, hipertensão, dentre outras doenças.
O chocolate meio amargo possui, em média, de 40% a 60% de cacau na composição, enquanto que no amargo, o cacau é o principal ingrediente, e está presente em 70% da mistura. Sendo o chocolate indicado, porém o ideal é que ele tenha acima de 70% de cacau para ser funcional.
Para quem possuem algum tipo de restrição a açúcares e derivados, o chocolate diet pode ser a solução, apesar do açúcar ser retirado da receita, ele contém outros ingredientes artificiais os quais não oferecem tantas vantagens para o corpo.
Portanto, queridos leitores do Som de Papo, não esqueça a minha orientação, assim como tudo na vida, chocolate pode fazer muito bem a você, porém sabendo fazer as suas escolhas e se consumido moderadamente, então não exagere!

Desejo que o seu dia seja maravilhoso juntamente com a sua família. Feliz Páscoa!!!
Fontes da Pesquisa:
www.diarioregionaldigital.com.br
www.blog.novasafra.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Posso usar?

Por: Priscila Conti   Olá queridos leitores. Na coluna Plus Size de hoje, o assunto é: Posso usar? Quantas vezes nós mulheres Plus ficamos em dúvida do que usar...

P51 Rock Brasil – “Já não sei mais”

Por Juninho Ouro Preto A Capital paulistana é uma zona musical muito especial para o Brasil. São Paulo além de ser a maior metrópole brasileira...

Estilo Minimalista na Decoração

Por  Angelica Schianta No ano que passou de 2020, nunca passamos tanto tempo dentro de casa. Toda essa alteração trouxe novos modos de viver em...

MC G15 lança “Nunca Foi Amor” em parceria com Nattan, DG e Batidão Stronda

Por: Omar Silva   Single estreia o projeto “G de 15 em 15”, em que o artista lançará uma música a cada 15 dias. Nesta sexta-feira, 24...