• Quem Somos
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Contato
quarta-feira, 15 julho, 2026
  • Conecte-se
Som de Papo
  • Home
  • Notícias
  • O Programa
  • Quem Somos
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • O Programa
  • Quem Somos
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Som de Papo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

A Síndrome do Ninho Vazio

admin por admin
6 janeiro , 2020
em Destaques, Notícias, Positividade, Últimas Notícias
0

Por Auxiliadora Paiva

Muitos me perguntam o que isso significa? Uns se arrepiam só em pensar nela. Outros se recusam veementemente a tocar no assunto. Afinal o que é essa tão comentada “ Síndrome do Ninho Vazio? É uma doença? É uma crise familiar? É algo contagioso? Bem amigos, nesse texto traremos algumas informações sobre esse distúrbio. Ele não é atual, porém agora tomou força no ambiente terapêutico, devido aos trabalhos divulgados por alguns especialistas nesta area, entre eles encontramos Roberto Shinyashiki e Augusto Cury, entre outros. Essa síndrome é uma sensação psicológica, que alguns pais sentem, quando os seus filhos saem de casa e vão morar sozinhos ou partem para construir a sua própria família, seja ela através de um casamento ( podendo ser homo ou héterossexual), ou um acordo de União Estável.Essa saida vai despertar, em alguns pais,sejam eles jovens ou idosos, uma sensação de solidão e de pesar.
Como lidar com a saudade, quando os filhos saem de casa? Sempre há um sentimento de tristeza, um vazio deixado com a saída dos filhos da “casa mater”. Muitos pais educam os seus filhos para o mundo. Dão a eles as armas necessárias para que eles possam alçar vôos mais altos e encontrarem os seus caminhos. Enquanto outros insistem na manutenção de seus filhos debaixo das suas asas, sem vida própria e sem alcançarem os seu objetivos. Criando assim filhos dependentes, amargurados e sem vida própria.
Esse processo eu conheço plenamente, pois sou mãe de filho único, onde durante todo o período educativo, eu fui PÃE, ou seja um misto de ser Pai e Mãe ao mesmo tempo. Automaticamente fui trabalhando em mim, a minha estrutura psicológica para o momento do “corte do cordão umbilical”, para o “ desmame total”. Se eu afirmar que foi um trabalho tranquilo, que foi fácil, estarei cometendo um sacrilégio com a mentira e a enganação. Desde muito cedo que “ a minha cria” expressava o desejo de ir morar em Sampa, logo após a sua graduação acadêmica. Foi a partir desse start que comecei com o meu processo de desapego e desgarramento do meu filhote. Hoje ele é um Comunicologo,pois graduou- se em Comunicação Social, em ênfase em Publicidade e Propaganda. Mora em São Paulo, mais precisamente na Vila Matilde, é pai de 03 lindos filhos, que são os meus amores. E essa mudança para outro Estado,já ultrapassa mais de uma década.
Como superei a Síndrome do Ninho Vazio? Dei uma guinada em minha vida. Percebi que eu havia completado um ciclo e me preparei para descobrir novos papéis e novas possibilidades. Não tive medo, encarei a situação de frente e venci a falta do meu eterno bebê, da minha cria, do meu filhote. Concluí que eu havia completado o meu ciclo e que agora era o momento de ver o fruto do meu trabalho, caminhando pelas suas próprias pernas, com os seus próprios pés, com a segurança que eu lhe havia introjetado, durante toda a sua vida.
Quais são os sintomas que invadem a vida dos pais( principalmente das mães) durante essa saída? Como os estudos ainda são recentes, a SNV ( Síndrome do Ninho Vazio), ainda é difícil de ser diagnosticada. Ela pode começar com períodos longos de choro ( muitas das vezes às escondidas), com melancolia, desânimo, falta de apetite e falta de coragem para buscar novos rumos, novos horizontes. No meu caso em particular, busquei preencher essa lacuna, através dos estudos e da capacitação em novos cursos. Passei a ser uma terapeuta holística, buscando passar a minha experiência para aqueles que estavam convivendo com essa situação. Mudei o meu foco, centralizei em mim a possibilidade e a capacidade de ajudar pessoas com esse distúrbio. Hoje faço exposição e palestras sobre o tema, mostrando a minha experiência. E quando a saudade aperta demais, o meu remédio, a minha terapia é voar para São Paulo e passar alguns dias com ele. Quando retorno estou plena, refeita, restabelecida e orgulhosa de mim mesma.
A SNV, traz consequências preocupantes, pois os principais sintomas são também: os distúrbios alimentares, a diminuição da libido, os distúrbios do sono e a depressão. A tristeza já aqui citada ao se fazer presente, se não for imediatamente bem conduzida por um terapeuta, pode ser a mola mestra para o aparecimento um longo período de estado depressivo, que poderá a depender do quadro, culminar com a morte e em algumas vezes com o suicídio.
Por isso aos pais deixo um recado, preparem-se para essa situação, busquem conhecer novos horizontes, trabalhar em novos objetivos. Procurem viajar, conhecer novos lugares, rever os antigos amigos, namorar bastante. Isto por que a tarefa de vocês, de educar, capacitar e entregar a sua cria para o mundo foi vitoriosa e promissora. Se estiver difícil superar, peça ajuda, pois com certeza, um bom profissional dará todo o respaldo e acompanhamento. Os nossos filhos sua iguais a um Diamante e a nossa missão é buscar a lapidação da pedra e fazê-la brilhar aos olhos do mundo, sem tristezas e melancolia.
Namastê.

Fonte da imagem:www.setelagoas.com.br
Fonte de pesquisa:www.blog.psicologiaviva.com.br
Partes extraídas de texto autoral apresentado em exposição sobre o tema.

admin

admin

POSTS RELACIONADOS

Descobri que meu ex colocou todo o patrimônio no nome da mãe dele. E agora?
Destaques

Descobri que meu ex colocou todo o patrimônio no nome da mãe dele. E agora?

15 julho , 2026
Por que saber bater um bolo vai te ajudar a ter resultados na musculação?
Destaques

Por que saber bater um bolo vai te ajudar a ter resultados na musculação?

15 julho , 2026
A engenharia secreta da natureza
Destaques

A engenharia secreta da natureza

15 julho , 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

CATEGORIAS

  • A voz da defesa
  • Advocacia Exponencial
  • Alimentação Saudável
  • Ansiedade
  • Arquitetura
  • Arte e Literatura
  • Arteterapia
  • Asé
  • Atenção Psicossocial
  • Autoconhecimento
  • Autonomia Afetiva
  • Bastidores
  • Bem Estar & Comportamento
  • Cidadania
  • Cinema
  • Coaching
  • Comportamento Humano
  • Consultoria de Negócios
  • Contabilidade
  • Controladoria
  • Cultura
  • Dança & Teatro
  • Decoração
  • Decoração e Paisagismo
  • Desenvolvimento Humano
  • Destaques
  • DIREITO & ONCOLOGIA
  • Direito Administrativo
  • Direito Ambiental e Agrário
  • Direito da Mulher
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho
  • Direito e Oncologia
  • Direito Eleitoral
  • Direito Médico
  • Direito Previdenciário
  • Direitos e Deveres
  • Direitos Sociais
  • Economia
  • Educação
  • EDUCAÇÃO & DESENVOLVIMENTO
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Encontro com Selfie
  • Entrevistas
  • Equilíbrio Emocional
  • Esporte & Bem Estar
  • Esportes
  • Estética
  • Estratégia Patrimonial
  • Eventos
  • Família & Sucessões
  • Familia e Sucessões
  • Finanças
  • Fisioterapia
  • Fitness
  • Fonoaudiologia
  • Fotos
  • Gastronomia
  • Genética e Metabolismo
  • Geral
  • Gestão de Carreira
  • Gestão de Risco
  • Gestão de Tempo
  • Gestão de Vendas
  • Gestão do Tempo
  • Gestão Financeira
  • Hipnoterapia
  • História
  • Inclusão Social
  • Inglês
  • LGBTQIA+
  • Liderança
  • Literatura
  • Marcas & Patentes
  • Marketing
  • Medicina Veterinária
  • Mediunidade
  • Megastral
  • Meio Ambiente
  • Mentoria
  • Mercado de Trabalho
  • Mercado de trabalho
  • Moda
  • Moda de Rua
  • Moda e Estilo
  • Moda e Estilo
  • Mulher
  • Música
  • Naturismo
  • Negócios
  • Neurociência
  • Neuropsicopedagogia
  • Notícias
  • Nutrição
  • O Programa
  • Paisagismo
  • Perícia Médica
  • Perícia Medica
  • Personalidades
  • Pesca
  • Pet
  • Pet
  • Planejamento Patrimonial
  • Plus Size
  • Poemas & Reflexões
  • Positividade
  • Previdência e Seguridade Social
  • Psicologia
  • Psicologia do Coração
  • Psicologia Infanto Juvenil
  • Psicologia Perinatal
  • Qualidade de vida
  • Radar Global
  • Reconexão Psicanalítica
  • Reconstrução Feminina
  • Redes Sociais
  • Relacionamento Interpessoal
  • Relações Feridas
  • Relações Trabalhistas
  • Religiosidade
  • Reprocessamento de Emoções
  • Reprogramação Emocional
  • Reprogramação Mental
  • Responsabilidade Social
  • Saúde
  • Saúde da Mulher
  • Serviço Social
  • Sexologia
  • Sextou Músical
  • Sustentabilidade
  • TBT
  • Teatro
  • Tecnologia
  • Terapia Holística
  • Terapias
  • Trabalho em Foco
  • Transformação Vital
  • Tributação
  • Tricologia
  • Turismo
  • Últimas Notícias
  • Vagas de Emprego
  • Variedades
  • Versos e Prosas
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2024 Som de Papo - Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Quem Somos
  • Ansiedade
  • Arquitetura
  • Arte e Literatura
  • Asé
  • Atenção Psicossocial
  • Autonomia Afetiva
  • Bastidores
  • Cidadania
  • Coaching
  • Contabilidade
  • Controladoria
  • Cultura
  • Dança & Teatro
  • Decoração e Paisagismo
  • Destaques
  • Direito Administrativo
  • Direito Ambiental e Agrário
  • Direito da Mulher
  • Direito do Consumidor
  • Direito e Oncologia
  • Direito Eleitoral
  • Direito Médico
  • Direito Previdenciário
  • Direitos Sociais
  • Direito do Trabalho
  • Economia
  • Educação
  • EDUCAÇÃO & DESENVOLVIMENTO
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Entrevistas
  • Equilíbrio Emocional
  • Esportes
  • Estética
  • Estilo de Vida
  • Estratégia Patrimonial
  • Eventos
  • Fitness
  • Fotos
  • Gastronomia
  • Genética e Metabolismo
  • Geral
  • Gestão de Carreira
  • Gestão de Risco
  • Gestão de Tempo
  • Gestão de Vendas
  • Gestão Financeira
  • Hipnoterapia
  • História
  • Inclusão Social
  • Inglês
  • LGBTQIA+
  • Literatura
  • Marketing
  • Medicina Veterinária
  • Mediunidade
  • Meio Ambiente
  • Mercado de trabalho
  • Moda e Estilo
  • Mulher
  • Música
  • Naturismo
  • Negócios
  • Neurociência
  • Notícias
  • Nutrição
  • O Programa
  • Paisagismo
  • Perícia Medica
  • Personalidades
  • Pesca
  • Pet
  • Planejamento Patrimonial
  • Plus Size
  • Poemas & Reflexões
  • Positividade
  • Previdência e Seguridade Social
  • Previdência Social
  • Psicologia Infanto Juvenil
  • Psicologia Perinatal
  • Reconexão Psicanalítica
  • Redes Sociais
  • Relacionamento Interpessoal
  • Reprogramação Emocional
  • Saúde
  • Serviço Social
  • Sexologia
  • Sextou Músical
  • Sustentabilidade
  • TBT
  • Teatro
  • Tecnologia
  • Terapias
  • Terapia Holística
  • Transformação Vital
  • Tributação
  • Tricologia
  • Turismo
  • Últimas Notícias
  • Vagas de Emprego
  • Variedades
  • Viagem
  • Vídeos

© 2024 Som de Papo - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Adicionar nova lista de reprodução

Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.