segunda-feira, maio 13, 2024
Home Destaques A tradição é Papai Noel! E a Mamãe Noel?

A tradição é Papai Noel! E a Mamãe Noel?

Por Dôra Paiva

Quando falamos ou pensamos no Natal, logo vem em nossa cabeça a figura emblemática do Papai Noel. Todos amam a figura do velhinho gorducho, de barba branca, vestido de vermelho. O que poucos sabem é a sua origem, e a sua história. Nesta matéria, com brevidade iremos trazer alguns pontos interessantes, desse contexto.

É sabido que o Papai Noel, está intimamente relacionado com a figura de São Nicolau, que foi um bispo nascido na Turquia, onde ajudava as pessoas mais necessitadas, isso por volta do ano 280 d.C. Foi canonizado como São Nicolau, após comprovação de 3 milagres, na sua região territorial.

 Nicolau, por conta da sua generosidade, costumava deixar moedas, nas proximidades das chaminés, para os menos favorecidos. O seu dia de comemoração, é o 6 de dezembro, data essa em que a maioria das pessoas montam as suas árvores do Natal. E também é a data do seu falecimento.

Vocês sabiam que nem sempre a figura do Papai Noel, era gordinho e vestia vermelho? Pois bem, nas imagens e gravuras dos tempos remotos, ele aparecia como um homem magro, usando roupas nos tons verde e marrom. Quem primeiro desenhou a figura dele, foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1881. A roupa vermelha só foi inserida, após uma campanha publicitária da Coca Cola, em 1931.

Toda a tradição natalina, gira em torno do Bom Velhinho, porém ousamos em perguntar: ele tem uma esposa, uma companheira? Tem sim, reza a lenda que essa parceira é a Mamãe Noel, aquela que auxilia na embalagem dos presentes. Observem que até no universo lendário, colocaram a Mulher, como elemento coadjuvante. Para ela teria sido designado, os trabalhos de bastidores, sem a devida aparição pública. É incrível dizer isso, mas a discriminação às Mulheres , tem um passado muito remoto. Ninguém vê a Mamãe Noel, mas ela participa ativamente para o sucesso e o brilho do Papai Noel. Será que esse contexto em nossos dias, se transformou?

Qual é o papel da Mamãe Noel? Como já afirmamos, ela é uma figura coadjuvante, que é fundamental para a concretização dos feitos natalinos. É ela que durante o ano inteiro constrói os brinquedos, lê as cartas das crianças, seleciona os brinquedos por faixa etária e ainda prepara os biscoitos e tortas natalinas. Ela é a grande Rainha do Natal, que abdicou da linha de frente, em prol do seu lendário marido. Vocês viram semelhanças das ações dela, com as atitudes de algumas mulheres da atualidade?

Mesmo não tendo o protagonismo, hoje às milhares de Mamães Noel, que se encontram espalhadas no planeta, começam a levantar e derrubar as barreiras milenares. Alguns estabelecimentos já adotaram a sua presença na decoração. Elevando-a à categoria de ser a estrela do evento.

O Natal também é delas, mesmo não sendo uma figura mitológica ou folclórica, ela é a legítima representação da doçura, da serenidade e da dedicação. Ela começa a sair do papel secundário, para ser o elemento de destaque. É enriquecedor ver o Empoderamento das Mulheres, buscando o seu papel diferenciado , na sociedade. Levantando bandeiras, se organizando, atuando em diversos segmentos sociais. De Mãe Solo e até ser Presidenta de uma nação, é a prova da evolução dessas guerreiras. Que possamos nos próximos Natais, encontrarmos uma quantidade expressiva de Mamães Noel. Avante Mulheres. Abaixo a subordinação. Vá para a linhá de frente e mostre com inteligência, garra e destemor, o seu verdadeiro valor. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto: www.todamateria.com.br

Trechos de texto autoral, intitulado O Empoderamento da Mamãe Noel. Que será apresentado em palestra na Comunidade Quilombola do Quingoma- Lauro de Freitas – Bahia.

Imagem:www.vejasp.abril.com.br

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por Redação  Dia Nacional do Chef de Cozinha: saiba onde estão as vagas oferecidas em São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Econômico já ofereceu mais de mil...

Conhecendo as Leis do Desapego!

Por Dôra Paiva Quando falamos em DESAPEGO ou DESAPEGAR, algumas pessoas prontamente entendem como uma forma de desamor, de frieza e falta de sentimentos. Porém...

Os impactos na saúde mental das pessoas em situação de desastres naturais: como intervir?

Por Dr. Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Nos últimos dias temos acompanhado a tragédia das enchentes que acometeram a população do Rio Grande do Sul. As...

Brasileirão sem os times gaúchos

Por Fernando Francisco Nesse final de semana o Brasileirão tanto masculino como feminino tem mais uma rodada sem a participação das equipes gaúchas em virtude...